http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

domingo, 4 de julho de 2010

O que é Falso Moralismo?


Para falar sobre falso moralismo, que está cada vez mais presente em nossa sociedade, vamos primeiro ao significado de moral que tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana. Cada cultura tem seus preceitos morais e seus próprios valores, o que pode ser moral para um pode não ser para outro.


Já o falso moralista é exatamente uma pessoa que prega a moral e os bons costumes, porem no seu dia-a-dia não pratica a moral que ele defende, ou julga correta.Eles condenam os outros, por algo que também fazem.A falsos moralistas por todos os lados, principalmente nas empresas, pois muitas delas afirmam que os clientes vem sempre em primeiro lugar, mas muito se sabem, que o que vem em primeiro lugar realmente é o lucro, onde o capitalismo ainda impera.

Trabalhei numa empresa onde minha chefe pregava que para sermos bons profissionais, temos que trabalhar muito e seguir as regras da empresa, o mais engraçado que uma das regras da empresa era a proibição do uso de internet no ambiente de trabalho, sendo que a própria gerente passava horas no MSN e jogando colheita feliz, era o cumulo, deixava as vezes de atender um funcionário para ficar de bate papo no MSN.Não aguentei de ver aquela situação, como tinha liberdade para falar com ela, contei toda a situação e muito educadamente disse que ela estava desvirtuando os procedimentos da empresa e não dando exemplo nenhum aos funcionários, ao contrario estava sendo falsa moralista, falava uma coisa e agia totalmente diferente, mas infelizmente ela não soube digerir essa critica construtiva e continuou agindo de forma errônea, sendo que perdeu o respeito de todos os funcionário.Fiquei tranquila porque fiz minha parte, espero que ela um dia tenha essa consciência e colocar em pratica o que realmente prega.

Também somos falsos moralistas quando vamos contra as nossas vontades e crenças, mas temendo a reprovação da sociedade, agimos de acordo com seus padrões e opiniões pré-estabelecidos.Muitas pessoas tem medo de ser rejeitadas, excluídas e então preferem seguir um padrão, só para agradar a maioria.Por isso eu prefiro seguir minhas próprias convicções, meus valores, mesmo sendo taxada de diferente, porque eu sei que muitas pessoas queriam ter essa coragem de agir conforme seus valores, mas não tem coragem .

8 comentários:

Mr.Jones disse... [Responder comentário]

Sabe essa parte "Também somos falsos moralistas quando vamos contra as nossas vontades e crenças" Pois é, sou considerado infantil, e mimado. E porque, não vai ter ninguem que vá me fazer mudar meu jeito, meu pensamento, e meu modo de enxergar a vida. Eu odeio falsos moralistas. Que pregam algo e fazem o contrario.

adorei o texto.
bjaoooooo na boca

LISON COSTA disse... [Responder comentário]

Saudações!
Amiga Mary:
Mais um artigo de grande relevância que você nos presenteia!
Nessa parte em que você escreveu: (...)Também somos falsos moralistas quando vamos contra as nossas vontades e crenças, mas temendo a reprovação da sociedade, agimos de acordo com seus padrões e opiniões pré-estabelecidos... É bem notório tais procedimentos em nossa sociedade. Razão pela qual dificilmente eu acerto o meu relógio pelos dos outros. Eu sou 8 ou 88, tenho as minhas próprias convicções e faço de tudo para não ficar a reboques de indivíduos que falam uma coisa de manhã e de tarde a colocam em prática de forma totalmente diferente. Assim, para mim, eu prefiro continuar ouvindo o meu mestre interior, a minha consciência, que é o que até hoje tem dado muito certo.
Parabéns pela excelente matéria!
Abraços,
LISON.

Principe Encantado disse... [Responder comentário]

“O moralista não vê que suas opiniões são produtos do egoísmo de outras pessoas; hereditariamente, os homens morais, por sentirem-se bem com a situação sob a qual vivem egoistamente, impõem sua arrogância aos outros e depredam a si próprios”.
Henrique de Shivas

Abraços forte

Cecília disse... [Responder comentário]

Florzinha,para mim o falso moralista é aquela pessoa, que fala uma coisa mas faz outra.Gente do tipo:"Faça o que eu digo,mas não faça o que eu faço".
Bjos

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Mari, minha linda flor do nordeste!!!
Amiga, que texto é esse??? Que inspiração divina foi essa para escrever essa maravilha???
Você é uma pessoa íntegra, de caráter e isso incomoda mesmo! O mundo em si, querida, é feito por falsos moralismos... Além da inversão de valores, o que mais vemos são atitudes que não correspondem ao "imposto" como ético, correto e humano...Hummm...por todos os lados que olhamos, enxergamos pessoas carregando máscaras (aliás, essa imagem ilustrando o texto ficou um show!). E essas máscaras são usadas para a conveniência e conforto de cada um... Mas, assim como as pessoas, as máscaras envelhecem e um dia o rosto desfigurado da moral surge... e contradiz, desmoraliza, desmente...
Prefiro mostrar a minha face mesmo...
Grande beijo, querida!
Parabéns, parabéns, parabéns!!! Bravo!!! Excelente!!!
Jackie

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi,

poxa, comentário legal que me fez rever algumas atitudes minhas tb:-)))

Poxa, agir sem pensar no que os outros pensam é sinal de muita integridade, parabéns

eu tento fazer isso também, mas levo muita patada e rejeição quando tento se reu mesma, uma coisa que me ajuda nisso é não cutucar os outros e suas crenças, até expor o que a gente pensa, mas se retrucam, deixem retrucar, provavelmente vc n vai conseguir mudar a opinião dos outros e só vai gastar saliva, aprendi isso a pouco tempo e tento colocar em prática

é isso:3

ELOISA disse... [Responder comentário]

Amei!!!Parabéns.

Karla disse... [Responder comentário]

Realmente, temos que ter os nosso próprios valores e sim ser taxados de diferentes. Melhor ser diferente do que um "falso moralista".

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic