http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Reflexão sobre " Como você lida com o Stress"





Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:

-"Qual o peso deste copo d'água? "

As respostas variaram de 250g a 700g.

O palestrante, então, disse:

- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."
"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu mantenho ele levantado por uma hora, eu vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."

E ele continuou:
- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega tua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."
"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."

Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:

1 *  Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.

2 *   Mantenha sempre tuas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.

3 *   Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.

4 *   Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.

5 *   Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.

6 *   Se você emprestar $200 para alguém e nunca mais ver essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dessa má pessoa.

7 *   Pode ser que o único propósito da tua vida seja servir de exemplo para os outros.

8 *   Nunca compre um carro que você não possa manter.

9 *   Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.

10 *   Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.

11 *   Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.

12 *   Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.

13 *   Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.

14 *   Quando tudo parece estar vindo na tua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.

15 *  Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive.

16 *  Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.

17 *   Podemos aprender muito com uma caixa de  lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.

18 *  Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.

19 * Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".

20 *  Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.

"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."




quarta-feira, 12 de setembro de 2012

5 abacaxis de entrevista de emprego e como descascá-los



Por mais preparo que um candidato tenha, algumas situações são verdadeiros “abacaxis” em uma entrevista de emprego. E, para descascá-los, mais do que uma trajetória profissional e um currículo impecável, é preciso ter jogo de cintura e uma boa dose de franqueza.
A revitsa EXAME.com conversou com Caio de Mase, gerente da divisão de Finanças e Contabilidade da Robert Half, para listar as principais dificuldades que podem pintar e quais são as melhores maneiras de se sair bem em situações desse tipo. Confira:
1 Não saber responder uma pergunta do recrutador
Você ouve a pergunta e alguns segundos se passam. Em silêncio, você até pode ouvir seus batimentos cardíacos acelerando - pouco a pouco - enquanto a resposta não vem à mente. O entrevistador está esperando. O que fazer?
Diga a verdade. “O candidato deve ser claro, dizer que não se preparou para responder aquela determinada pergunta”, diz de Mase. A pior atitude, de acordo com o especialista, é tentar enrolar o entrevistador. “É muito ruim e isso será levado em conta na hora de montar o perfil do candidato”, diz.
Se a embromação é um ponto negativo, a franqueza, ao contrário, conta a favor. “Mostra que o candidato vai sempre optar por falar a verdade, e isso é muito bom”, diz de Mase.
2 O entrevistador está desinteressado
Não é preciso ser expert em analisar expressões corporais e gestos para notar quando uma pessoa parece estar desinteressada na conversa. Em uma entrevista de emprego, perceber que o recrutador simplesmente não está interessado no que você tem a dizer é, com certeza, um duro golpe.
Mas, nem tudo está perdido. De acordo com de Mase esta também pode ser uma estratégia. “Às vezes, eu uso isso para perceber o quanto o candidato está interessado em chamar a atenção para si”, diz.
Para ele, sai na frente o candidato que demonstre habilidades de comunicação. “Falar de um assunto diferente chama o recrutador para a união, quebra o protocolo de pergunta e reposta”, diz.
Na opinião dele, respostas vagas e não objetivas também são aspectos que desmotivam qualquer entrevistador. Para quem se perdeu em um assunto e pecou na clareza das ideias, a dica, segundo de Mase, é assumir o erro.
“Ele pode dizer que se equivocou e perdeu a objetividade, mas que está disposto a tirar qualquer dúvida que tenha ficado a respeito e tentar melhorar as próximas respostas”, diz.
3 O nervosismo está atrapalhando
Mãos suadas, voz trêmula e coração em ritmo acelerado são sinais de que o nível de adrenalina está alto. Quem já exibiu estes sintomas em uma entrevista de emprego sabe que o nervosismo é um grande vilão dos candidatos a uma oportunidade de emprego.
A dica do especialista é tentar sair, mais uma vez, do modelo engessado de apenas responder as perguntas do entrevistador. “Pedir para o recrutador falar um pouco sobre a empresa e descrição da função, fazendo perguntas abertas, ou seja, aquelas em que a resposta não é apenas um sim ou um não, é um jeito de driblar o nervosismo ouvindo o que o recrutador tem a dizer”, diz ele. Assim, enquanto ele fala, você tem um tempo para respirar fundo e encarar as próximas perguntas.
Ser franco também é um diferencial, segundo de Mase. “Muita gente não faz isso, mas é bom comentar que está nervoso e pedir que o entrevistador compreenda”, diz.
4 Você está atrasado
Os minutos andam mais rápido do que o trânsito e o atraso para a entrevista de emprego já é inevitável. Você está bem preparado para a conversa com o recrutador, no entanto, sabe que chegar depois do horário combinado vai minar boa parte das suas chances de conseguir a oportunidade pela qual tanto esperou.
“O risco de chegar atrasado é sempre grande”, diz o especialista. Por isso, segundo ele, a regra de ouro é avisar antes, caso algum imprevisto o impeça de ser pontual. “Deixar um recrutador esperando 30 minutos e não falar nada já vai fazer com que a entrevista comece mal”, diz.
Ele conta já ter visto casos de candidatos que não compareceram e ligaram depois de uma semana querendo remarcar a entrevista. “Isso é muito mal visto”, explica.
Ligar do caminho avisando sobre o eventual atraso além de educado, vai demonstrar que você se preparou de alguma forma. “Mostra que o candidato teve o cuidado de anotar o nome e o telefone do recrutador, que pegou algumas informações”, diz.
Outro aspecto que aponta para a importância de comunicar atrasos antecipadamente é o fato que aquele tempo de espera pode ser aproveitado. “O recrutador pode se programar para fazer outras coisas enquanto o candidato não chega e não fica com aquela sensação de que perdeu tempo”, diz.
5 Você não informou no currículo que ainda está fazendo pós-graduação
O curso de pós de graduação já figura no currículo, mas o diploma só chega dentro de alguns (muitos) meses de dedicação. Não haveria “abacaxi” algum se o seu currículo contasse com este detalhe importante: a previsão de término e horário das aulas. Por isso, é importante deixar claro para o recrutador que ainda está estudando.
De acordo com de Mase, muita gente enxerga isso como um ponto negativo e opta por não especificar que a pós graduação está em curso. “Isto está acontecendo muito e os gestores das empresas acabam ficando frustrados depois, ao descobrirem que o novo colaborador vai precisar sair em horários determinados para terminar um curso que não foi informado previamente”, diz.
Para evitar se queimar com o recrutador e fugir de uma dor de cabeça logo nos primeiros dias de trabalho, deixe claro na entrevista quais horários são de aula e precisam ser respeitados, e corrija a informação no currículo.
domingo, 9 de setembro de 2012

Qual foi sua pior dinâmica de grupo?





A dinâmica de grupo ainda é uma das etapas mais temidas para o candidato que está participando de um processo seletivo.Quem é que não tem receio de participar de uma dinâmica de grupo? Mesmo as pessoas mais experientes sentem um pouco de frio da barriga, pois nunca sabem o que vão encontrar. Realmente existem alguns tipos de dinâmicas que constrangem o candidato, deixa ele mais nervoso e as vezes o objetivo da dinâmica não condiz com o perfil da vaga a ser selecionada.


Antes de fazer psicologia, eu não entendia muito bem os significados das dinâmicas de grupo e já tinha participado de algumas dinâmicas que não tinha nada haver, sem nenhuma coerência. Eu achava um absurdo, pois as empresas não tinha nenhum respeito com o candidato, já participei de dinâmicas de vender um sapato com salto quebrado, um palito de fósforo riscado, sendo que a vaga que eu participava não tinha nada haver com vendas, outra vez já pediram para eu fazer um jingle e ficar dançando e cantando na frente de todo mundo, e a vaga não tinha nada haver com artes cênicas ou canto.


Tem empresas que passam do limite, acho que tem que ter um bom senso e principalmente ter respeito ao candidato e não expor ele ao ridículo, pois o objetivo da dinâmica de grupo é observar o comportamento na situação de grupo e na maneira de ser do indivíduo.


E você já foi exposto ao ridículo em alguma dinâmica, qual foi a pior dinâmica que você já participou em um processo seletivo?

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic