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Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

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domingo, 24 de março de 2013

A origem da palavra FEEDBACK




Quero compartilhar  uma metáfora bacana para que vocês  entendam a origem da palavra Feedback.

“Quando o primeiro foguete  foi enviado à lua, na realidade não haviam tripulantes , eram apenas o foguete, a base aqui na terra, que acompanhava todo o processo  e a lua. Depois de muito preparo e testes , chega o dia da partida. A viagem levaria horas ,e era preciso garantir que o foguete cumpriria com sua missão, que era pousar na lua, pois , se algo ocorresse, milhares de dólares seriam desperdiçados.
Cientes de tal responsabilidades, os engenheiros responsáveis pelo projeto previram a necessidade de colocar no foguete um equipamento transmissor que emitiria um sinal a base de controle das coordenadas do foguete. Com isso apenas não era suficiente, planejaram que o foguete precisaria receber um sinal de confirmação de sua rota.
Assim, de tempos em tempos, o foguete emitia um sinal para a base de suas coordenadas. A base tinha a responsabilidade de interpretar esse sinal e de enviar uma confirmação para o foguete, indicando que estava no caminho correto e , se não estivesse, o sinal emitido pela base continha instrução de correção, passando, de forma precisa, em quantos graus eram necessários corrigir sua rota e em qual direção.
O foguete, ao receber esse sinal, interpretava-o e, com isso, era capaz de acionar seus mecanismos de ajustes da direção, colocando o foguete na direção correta. O interessante é que o foguete ficava no aguardo da informação vinda da torre e, enquanto a informação não vinha, independente de ser positiva, no sentido que estava no caminho correto ou da informação que era precisa a correção da rota, o foguete continuava emitindo o sinal.
Com a viagem era longa, vários sinais eram emitidos pelo foguete, interpretados pela base e reenviados para o foguete, durante toda a trajetória, até o momentos que o foguete pousasse na Lua.
A esse processo de transmissão de informação entre foguete, a base e a correção da rota foi chamado de Feedback. E foi assim que se concretizou a visão de enviar um foguete não tripulado para a Lua”.
Trazendo o Feedback para o mundo corporativo, segundo a Wikipedia,  Feedback (retorno de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.

No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Processualmente, é oriundo de uma avaliação de monitoria.
Fonte: http://zona8.com.br/rh/?p=996
domingo, 17 de março de 2013

Atendimento online de Recursos Humanos



Se você não sabe fazer um currículo atrativo,  não sabe como se comportar numa dinâmica de grupo, tem dúvidas no que dizer numa entrevista de emprego. Posso lhe ajudar a resolver esses problemas.

Faço atendimento online através de skype sobre Recrutamento & Seleção, dinâmicas de grupo, como elaborar um currículo, como perder medo de falar em público, mapeamento das principais profissões que estão em alta no mercado.

Os atendimentos são de 50 minutos, valor informado no primeiro contato, os horários de atendimento são durante a semana no turno da noite, e nos finais de semana manha e tarde.
Quem tiver interesse, enviar Email para mcosta-tradicao@hotmail.com

Perfil: Psicóloga,Blogueira,sou Analista de DHO (Desenvolvimento humano organizacional) numa empresa de mineração.  Cinco anos de experiência em empresas da área de Varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal.
sábado, 16 de março de 2013

10 vantagens do processo de seleção interna





É utopia imaginar que todos os profissionais que atuam numa organização, principalmente aqueles que fazem o diferencial para o negócio nunca deixarão a empresa. Afinal, sempre haverá uma razão para o desligamento: motivos pessoais, uma proposta tentadora feita pelo concorrente, aposentadoria ou até mesmo porque a organização identificou que por alguma razão aquele funcionário já não mais apresenta o mesmo desempenho ou se mostra desmotivado. Quando isso ocorre, chegou o momento de contratar outra pessoa para substituir quem já não mais faz parte do quadro. E nesse caso, existem dois caminhos a serem escolhidos: realizar um processo de seleção, recorrendo ao mercado, ou, então, promover o processo de seleção interna. Muitas organizações escolhem a segunda alternativa e isso não é por acaso. Confira abaixo dez vantagens de se valorizar a chamada Prata da Casa, através da realização do processo de seleção interna.
1 - Redução de custo e de tempo na realização o processo seletivo, uma vez que a própria área de Recursos Humanos já tem em "mãos" as informações do profissional que concorrerá à vaga.
2 - A realização do processo seletivo interno traz ainda a vantagem do profissional que concorre à vaga estar familiarizado com a cultura e os valores organizacionais.
3 - Ao assumir suas novas atividades, o profissional que mudou de função traz consigo um benefício: não se sentirá um peixe fora d'água, porque na maioria dos casos já conhece as pessoas com quem passará a conviver e até mesmo tem ideia do que o espera, no que se refere à sua nova realidade no ambiente de trabalho.
4 - Estímulo para ascensão de carreira tanto para quem recebe a oportunidade quanto para os demais profissionais, pois eles podem ver nessa contratação uma motivação para continuar na empresa e conquistarem seus objetivos profissionais.
5 - Melhoria significativa no comprometimento e no desempenho do profissional que recebe uma nova oportunidade. Isso ocorre, porque ele encontra um novo desafio a ser vencido e com mais segurança, uma vez que conhece a empresa em atua.
6 - A contratação através da seleção interna gera um diferencial significativo para a gestão, pois os próprios líderes e a área de RH já conhecem as competências técnicas e comportamentais do profissional que passará a atuar na nova função, o que aumenta significativamente as chances de ter contratado o profissional adequado para a vaga que surgiu.
7 - Eleva o nível de empregabilidade dos funcionários, uma vez que eles se preparam para novos desafios.
8 - Possibilita o desenvolvimento de atividades adequadas ao perfil do profissional que viverá uma nova realidade no ambiente de trabalho.
9 - Diminuição da perda de talentos para a concorrência.
10 - Uma vez que a empresa valoriza seus funcionários, sua imagem no mercado também é valorizada. Isso faz com que outros talentos sintam-se atraído para fazer parte desse time.
domingo, 10 de março de 2013

Vagas na Votorantim Agregados em Jaboatão- PE








VOTORANTIM AGREGADOS, no segmento de mineração, está selecionando alguns profissionais para sua unidade em Jaboatão- PE. Os interessados enviar CV para dhoagregados@gmail.com com o titulo da vaga e a pretensão salarial.


·         MECÂNICO II (SOLDA): Soldar equipamentos, peças e máquina com solda elétrica, baseado em desenhos e especificações. Preparar o material a ser soldado e equipamento de solda, trocar e adequar a bitola e tipo do eletrodo, quando necessário, conforme a peça / equipamento a soldar. Cortar chapas, cantoneiras e vigas, conforme necessidade / orientação. Atender chamados via ordem de serviços e disponibilizar os dados referentes ao serviço executado, a fim de alimentar histórico dos equipamentos.

Pré- requisitos: 2° Grau completo, experiência na função. Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, Curso de Solda, Curso de Maçarico, Noções básicas de mecânica e 5 S  

·         OPERADOR DE MÁQUINAS MÓVEIS III (Motorista): Conduzir veículos, como caminhão rodoviário ou fora-de-estrada, a fim de transportar materiais entre as áreas de produção, conforme instruções preestabelecidas.  Prestar suporte na manutenção de estradas de acesso. Pré- requisitos: 2° grau completo, Operação de veículos industriais,  Carteira Nacional de Habilitação - categoria D, mecânica básica.

·         AJUDANTE DE MANUTENÇÃO: Auxiliar nas atividades de manutenção mecânica corretiva e preventiva de máquinas e equipamentos industriais, mediante procedimentos preestabelecidos, sob orientação. Zelar pela limpeza e conservação da propriedade, mediante execução de serviços de manutenção dos jardins, poda, capina, plantio / reflorestamento, entre outros.  Realizar análise preliminar de risco ao trabalho a ser executado, seguindo normas e procedimentos de segurança estabelecidos. 
Pré- requisitos: 2° Grau completo, experiência na função. Manutenção mecânica e  preventiva 

·         MECÂNICO (CALDEREIRO):Preparar partes de máquinas e equipamentos, mediante traçamento da chapa, corte com maçarico, montagem de tubulações e encaminhamento para soldagem, baseando-se em desenho técnico e especificações.
 Atender chamados via ordem de serviços e disponibilizar os dados referentes ao serviço executado, a fim de alimentar histórico dos equipamentos.

Pré-requisitos: Experiência na função, ensino médio completo, desejável curso em mecânica. Traçagem e desenvolvimento em caldeiraria e metragem


sábado, 9 de março de 2013

"C" de Lider


Trouxe um excelente texto da Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel sobre Liderança, na minha opinião "Os grandes lideres são aqueles que formam outros lideres”, as empresas mudaram a forma de gerenciamento, os cargos de chefe já estão sendo instintos, dando lugar aos gestores, pois ninguém mais chefia e sim gerencia as pessoas".

1- Um líder tem que ter e mostrar Curiosidade. Deve ouvir pessoas que estejam fora do círculo do “Sim, senhor”. Se ele não testa suas crenças e opiniões, como sabe que está certo? A falta de habilidade em ouvir é uma forma de arrogância. Isso pode parecer que ou você acha que sabe tudo, ou que, simplesmente, não se importa.


2- Um líder deve ser Criativo, fazer algo que ninguém imaginaria, algo realmente diferente. O famoso pensar fora da caixa. Liderar é administrar mudanças – não importa se você lidera uma empresa , um país ou sua própria vida.


3- Um líder deve Comunicar. Eu não estou falando de fazer fofoca ou de soltar grunhidos. Estou falando sobre encarar a realidade e falar a verdade. E fazer isto de forma a não ferir ninguém. É uma competência que pode ser desenvolvida.


4- Um líder deve ser uma pessoa de Caráter. Isso significa saber a diferença entre certo e errado e ter coragem de fazer a coisa certa. Abraham Lincoln disse uma vez, “Se você quer testar o caráter de um homem, dê poder a ele”.


5- Um líder precisa ter Coragem. Presunção não é coragem. Falar alto também não é coragem. Coragem é o comprometimento de sentar numa mesa de negociação e falar.Ou, como disse Aristóteles: Coragem é a disposição de fazer o que é certo em qualquer circunstância.


6- Para ser um líder você precisa ter Convicção – um fogo, uma chama dentro de você. Você tem que ter paixão; tem que real e profundamente querer fazer algo até o fim.

 
7- Um líder deve ter Carisma. Carisma é a qualidade que faz com que pessoas queiram ser suas seguidoras. É a habilidade de inspirar. Pessoas se inspiram e seguem um líder porque elas confiam nele.Em sua origem a palavra carisma significa dom sagrado. Não vejo porque não traduzí-la hoje como competência, ou seja , aquilo que está entranhado profundamente em você ; que o diferencia dos demais.

 
8- Um líder deve ser Competente. Você tem que saber o que está fazendo. Mais importante que isso, você precisa se cercar de pessoas que saibam o que estão fazendo.Ou deve poder ajudá-las a descobrir.


9- Você não consegue ser um líder sem ter senso comum (common sense).

O maior C é de Crise. Líderes não nascem líderes, são criados. A liderança é lapidada em tempos de crise. Se alguns de seus Cs estão em baixa, não se desespere. Sempre existe uma solução. A excelência está exatamente em descobrir qual e como.

Fonte: Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel - analucia@orioncomunicacao.com.br

www.orioncomunicacao.com.br - http://orioncomunicacao.blogspot.com/
sexta-feira, 1 de março de 2013

Que Tipo De Inteligência Você Tem?


Existem vários tipos de inteligências e então na verdade não existem pessoas burras e sim algumas pessoas que não foram estimulados em nenhuma dessas inteligências e assim ficou reduzida sua capacidade de aprendizado.Se você acha que ser inteligente é aquela pessoa que sempre tira dez nas provas, é o CDF, ler um livro por semana, sabe de todos os acontecimentos da atualidade, codifica os teoremas de Pitagoras e Tales miletos, sabe a teoria da relatividade, não se subestime, pois a inteligência transcede tudo isso, saibam agora que tipo de inteligência você tem de acordo com Howard Gardner:


1. Lógico-matemática - É a inteligência que determina a habilidade para raciocínio dedutivo,em sistemas matemáticos, em noções de quantidade, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos

• facilidade para detalhes e análises;

• sistemáticas no pensamento e no comportamento;

• prefere abordar os problemas por etapas (passo a

passo);

• discernimento de padrões e relações entre objetos e

números.

2. Lingüística - Manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras nos diferentes níveis da linguagem (semântica, sintaxe). Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores,jornalistas, publicitários e vendedores, por exemplo. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.

• habilidade de expressão;

• facilidade para se comunicar;

• aprecia a leitura;

• possui amplo vocabulário;

• competência para debates;

• transmite informações complexas com facilidade;

• absorve informações verbais rapidamente.

3. Inteligência musical - Esta inteligência se manifesta habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma discriminação de sons, habilidade para perceber sensibilidade para ritmos, timbre, e habilidade reproduzir música. É a inteligência que permite a alguém de maneira criativa, a partir da discriminação de timbres e temas

• bom senso de ritmo;

• identificação com sons e instrumentos musicais;

• a música evoca emoções e imagens;

• boa memória musical.


4. Inteligência espacial - É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa, de manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções, criar e compor uma representação visual ou espacial.

• sua percepção do mundo é multi-dimensional;

• facilidade para distinguir objetos no espaço;

• bom senso de orientação;

• prefere a linguagem visual à verbal.


5. Inteligência cinestésica ou corporal-cinestésica - Se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza

• boa mobilidade física;

• prefere aprender “fazendo”;

• prefere trabalhos manuais;

• facilidade para atividades como dança e esportes corporais.


6. Inteligência interpessoal – Pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. É a capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais.

• facilidade para comunicação;

• aprecia a companhia de outras pessoas;

• prefere esportes em equipe.


7. Inteligência intrapessoal - É a competência de uma pessoa para conhecer-se e estar bem consigo mesma. Administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Enfim,

é a capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos indivíduos "bem resolvidos", como se diz na linguagem popular.

• reflexiva e introspectiva;

• capaz de pensamentos independentes;

• autodesenvolvimento e auto-realização

 8.Inteligencia Naturalista: É capaz de identificar e classificar padrões na natureza. Essa inteligência – como todas as outras – tem sua origem no instinto de sobrevivência. Se realmente o homem fosse segundo a teoria da evolução, o homem pré-histórico dependia de desse tipo de percpeção para identificar a flora e a fauna que podia ou não ser comida.


PS!Pena que quando o Gardner elaborou essas inteligências nao incluiu a Inteligência emocional, que é muito importante nos  dias atuais, pois não importa só ter um quociente intelectual alto, se a pessoa nao souber lhe dar e ter o controle das  emoções.

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