http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Qual a Diferença entre Timidez e Fobia Social?

o

A partir do momento do nosso nascimento, já somos inserido em um contexto social, nosso primeiro contato é com a mãe, chegando a criar uma relação do apego, depois vem o restante da familia, a escola, sendo que para muitas pessoas é uma tortura ter um convivio social, principamente na escola e com os estranhos. Quem já não sentiu ansiedade ao falar em público, ao iniciar uma conversa com alguém, ao chegar sozinho em numa festa onde se conhece poucas pessoas, ou ao ter que falar com o seu superior no trabalho? Com certeza, a maioria de nós em determinadas situações, sente um certo grau de ansiedade, mas a questão é: quando esta ansiedade é considerada normal e quando passa a ser algo patológico? Desde que esta ansiedade não interfira na capacidade de alguém para funcionar adequadamente, podemos dizer que é normal. No entanto, quando esta ansiedade se torna tão intensa a ponto de limitar o indivíduo em suas atividades profissionais e sociais se torna imprescindível procurar ajuda de um profissional.


Então, qual é a diferença entre timidez e fobia social?

Timidez é um processo psicológico inibidor de ações em um indivíduo, os tímidos ficam retraídos quando se deparam com situações novas, as pessoas que sofrem de timidez desejam se relacionar com outras pessoas, porém não sabem como fazer.

A fobia social é um transtorno de ansiedade que se caracteriza por “um temor pronunciado e persistente diante de uma ou mais situações sociais ou de atuação em público, nas quais a pessoa se vê exposta a desconhecidos ou ao possível escrutínio por parte dos demais. O sujeito teme agir de alguma maneira (ou mostrar sintomas de ansiedade) que possa ser humilhante ou embaraçosa” (APA< 1994, p 416). Podemos notar que a característica principal dos sujeitos com fobia social é o medo exagerado da avaliação por parte dos demais. Outra característica importante da fobia social é o fato do indivíduo reconhecer que o seu temor é excessivo ou pouco razoável.

Para ser mais clara na timidez a pessoa sente dificuldade para realizar uma tarefa e não impossibilidade, já na fobia social a pessoa se sente realmente impossibilitada de realizar uma tarefa.

As situações sociais mais freqüentes temidas pelo fóbico social são:

- Iniciar e/ou manter conversações

- Marcar um encontro com alguém

- Ir a uma festa

- Telefonar (principalmente pra quem não tem intimidade)

- Devolver um produto a loja onde comprou

- Fazer e receber elogios

- Participar de reuniões ou congressos

- Falar em público

-Expressar desacordo ou rejeitar um pedido

- Ser o centro das atenções (ex. entrar em uma sala quando as outras pessoas já estão sentadas)

- Comer beber em público

- Escrever/trabalhar enquanto está sendo observado e etc.

A maioria dos indivíduos com fobia social apresenta baixa auto-estima, e intenso medo de críticas. Em alguns casos considerados extremos, a pessoa pode até mesmo isolar-se completamente do convívio social. Se você tem fobia social, saiba a hora de procurar ajuda, pois uma simples fobia, pode transformar em um grande transtorno e  desencadear varias patologias.

Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/user/870/blog/timidez-fobia-social-entenda-diferenca

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic