http://br.jooble.org/
Siga-me no Twitter
Me leve com você!
Postagens populares
-
1. DANDO CONSELHOS AJUDA MÚTUA. para o tipo não direcional. Para quantas pessoas: Para grupos gra...
-
Com a tecnologia avançando a cada dia, o mundo está em constante mudança, o que era moda a um ano atrás, hoje em dia já está obsoleto. Temo...
-
A maioia das pessoas buscam sucesso profissional e pessoal, mas nem todas conseguem ou desistem no meio do caminho, pois não tem autoestim...
-
Os testes psicológico s ou avaliações especificas estão sendo usado pelas empresas como uma ferramenta à mais no processo de seleção, p...
-
Recentemente fiz um post sobre "Como perder o medo da dinãmica de grupo" , por isso estou trazendo para vocês uma dinâmica q...
PageRank
SOS NATUREZA
Seguidores
Quem sou eu
- Mari Costa
- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
"Pessoas bem sucedidas"
Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
Pesquisar neste Blog
Pages
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
A influência dos Pais na Aprendizagem dos Filhos na Escola
08:43 |
Postado por
Mari Costa |
Editar postagem
A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente, eles tem que ter consciência da sua importância e saber seu papel e que podem ajudar e influenciar no processo de aprendizagem dos filhos na escola. A educação tem um papel fundamental na produção e reprodução cultural e social e começa no lar/família, lugar da reprodução física e psíquica cotidiana, e a família (principalmente os pais) compreende o espaço das estratégias educativas que impulsionam o aluno seja através da transmissão do capital cultural, seja do incentivo dos hábitos de estudo ou do estimulo e da manutenção da expectativa educacional, sendo que os pais não percebem é que seu papel muitas vezes é fundamental nesse processo.
Os pais tem que quebrar esse paradigma ,da idéia de que a educação formal se dá somente na escola, eles tem que fazer parceria escola–família e ter uma participação maior na educação, como estratégia de promoção do sucesso do aprendizado escolar. O envolvimento dos pais na aprendizagem escolar é desejável apenas na medida em que estes puderem se envolver com assuntos curriculares, ocorre que esse envolvimento seja limitado à obrigação materna, no contexto de uma divisão sexual do trabalho educacional que persiste e é tomada como natural pela própria escola e por seus profissionais do sexo feminino.
A colaboração dos pais pode ser um fator determinante no auxilio da aprendizagem do aluno, pois a colaboração família-escola tem sido bastante enfatizada, como uma das metas para a educação no milênio que se inicia, (Delors, 2000,pag.24). Estudos recentes têm sido desenvolvidos nessa direção, mostrando as vantagens dessa parceria para a escola e para os alunos ( Bhering & Siraj- Blatchford, 1999; McBride, 1999). Porém, antes da entrada da criança para a escola, a família se coloca como a principal mediadora das aprendizagens infantis e uma das variáveis, que têm sido estudadas diz respeito a como se dá essa mediação e no que ela pode ampliar o potencial de aprendizagem dos alunos, facilitando o trabalho futuro de professores .
O envolvimento de pais na vida escolar do filho pode mostrar o quanto pode ser produtiva a parceria escola- família, para que isso ocorra os pais teriam que acompanhar tarefas e trabalhos escolares, ver caderno com as lições da escola, verificar se o filho fez as tarefas, estabelecer horário de estudo, informar- se sobre matérias e provas, quando não saber do assunto procurar aprender ou pesquisar para poder ajudar-lo nas tarefas e sempre procurando saber como o filho esta indo na escola, mesmo se não detectar nenhum problema.
Os pais agindo dessa forma com certeza vão formar excelentes cidadãos e profissionais de sucesso.
Referências :Bhering. E. & Siraj-Blatchford, I. (1999). A relação escolapais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, 106,191-216.
Delors, Jacques (org.). Educação. Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/UNESCO/ MEC, 2000.
Marcadores:
Comportamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Me leve com você!
Parceiros
>> Sucesso
Conteúdo - Agência de Criação de sites em Recife
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
E-book
COMPRAR E-BOOK
Recomended
Marcadores
Comportamento
empregos
profissionais de sucesso
dicas
Carreira
vagas
auto ajuda
Responsabilidade Social
aniversariantes do mês
Dinâmicas
redes sociais
cursos
curriculo
entrevistas de emprego
trainee
empreendedorismo
facho
liderança
profissão
Melhores estágios
entrevistas
Cursos grátis
historia de sucesso
melhores empresas para trabalhar
natal
profissional de sucesso
temporários
Bullying
Inclusão Social
Roupa para entrevista
empresas
feedback
namoro trabalho
promoção
qualidade de vida
vestibular
voluntários
AIEC
Consultorias RH
Criatividade
Datas comemorativas
Marketing pessoal
Planejamento
Resiliencia
Roupa para trabalhar
Workaholic
as diferencas entre recursos humanos e gestao de pessoas
bandtec
fazer o bem
mito
podcast
profissao TI
profissionais
profissionais satisfeitos
simpatias
sustentabilidade
Tradutor
Translator |
16 comentários:
Mary,
A educação dos filhos, e de qualquer criança começa com os pais, dentro das suas casas. Se os pais não estimularem seus filhos a leitura, e não passarem à eles uma boa imagem da escola, da educação e dos professores, com certeza, essas crianças não terão gosto e prazer pelos estudos.
Parabéns pela excelente postagem.
Bjs.
Ro.
Alguem anda te inspirando nessas postagens.
será o desejo da maternidade aflorando por aí?
ahahahah
bjs
Olá, Mary!
Vc tem toda razão!
Temos que conscientizar que a educação vem do berço e não deixar nas mãos de professores cujo alguns poderiam ser até mau exemplos de educadores.
bjs! Ótima postagem!
Saudações!
Amiga MARY, mais um magnífico texto que você nos apresenta, e concordo com você...penso que o grande passe se inicia em casa e os pais precisam se pegar com todos os santos para que o filho realmente eleja o hábito da boa leitura, do gostar espontaneamente de estudar, senão vai tudo de águas abaixo.
Parabenizo-a pela excelente formatação do seu texto!
Ótimo Post!
Abraços,
LISON.
Saudações!
Amiga MARY, mais um magnífico texto que você nos apresenta, e concordo com você...penso que o grande passe se inicia em casa e os pais precisam se pegar com todos os santos para que o filho realmente eleja o hábito da boa leitura, do gostar espontaneamente de estudar, senão vai tudo de águas abaixo.
Parabenizo-a pela excelente formatação do seu texto!
Ótimo Post!
Abraços,
LISON.
Mary
Parabens pelo post .com certeza isso que realmente precisa na familia ajudar os filhos na educação escolar sempre faço isso com meu filho ele sente muito motivado...pois a familia é a sempre a base de tudo.!
Vc sempre nos orientando em tudo tudo de bom bjs
Olá minha querida amiga!
Maravilha de post! Acredito na amizade, no diálogo, no respeito mútuo...Acho que os pais ensinam valores aos seus filhos que se refletirão não apenas na escola mas em todos os ambientes. Meus filhos questionam tudo! E acho ótimo que aprendam e desenvolvam as suas próprias visões. Os exemplos, sem dúvida alguma, começam em casa!
Grande beijo, minha linda flor do nordeste!
Jackie
obrigada pelo artigo de opinião, me ajudou muito em meu pre projeto. Fique com Deus!!!!!
Excelente texto!
Concordo plenamente, e pratico isso e acredito em uma educação na escola o mais tarde possível.
Parabéns e obrigado pelo texto.
Tenho notado que cada vez mais os pais tem se omitido de seu papel enquanto educadores e depositado na escola toda a confiança e responsabilidade de formar seus filhos.
Como o texto bem demonstra, as coisas não podem ser feitas dessa forma, uma vez que eles (os pais) possuem um papel ativo nesse processo.
Certos estavam nossos avós que diziam que "educação vem de casa". Belo post, Maria.
Ótimo texto, certamente o acompanhamento da educação infantil é muito importante para o desenvolvimento intelectual das crianças. Quanto mais incentivos elas recebem, mais longe elas podem ir. O papel dos pais é de extrema necessidade nesse sentido.
@FragaExcelente Matéria e concordo plenamente com o texto, inclusive pratico isso, e ainda acredito numa educação na escola mais
Sou mãe de um menino de 11 anos, e concordo plenamente que esta participação dos pais leva ao sucesso.
Mercia Camargo
@AnônimoOii Mercia
Legal que voce tenha essa consciência e que sempre esteja ao lado do seu filho nessa parte importante da vida.
Bjs
Muito bom essa matéria...
http://www.corujinharn.com
@Rosana Madjarof é issu ai deve ser gostosa em
Postar um comentário