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- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
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Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
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domingo, 19 de maio de 2013
Método Target de Entrevista
09:17 |
Postado por
Mari Costa |
Editar postagem
O método Target de
Entrevista, Entrevista Comportamental ou Entrevista por Competência é um
meio de investigação com concentração em aspectos comportamentais, levando o
candidato a descrever situações vividas (específicas), onde o entrevistador irá
averiguar a existência ou não das competências necessárias para o cargo.
O propósito da entrevista é determinar se o candidato possui as aptidões e
características pessoais, qualificações, peculiaridades e motivação que possibilite
desempenhar efetivamente um certo cargo ou uma certa função. Para atingir este
objetivo, nós precisamos encontrar evidências claras de que a pessoa foi capaz
de demonstrar essas aptidões e características em situações similares no
passado.
Ambos, pesquisa e experiência comum nos dizem que o melhor prognóstico de como
uma pessoa vai se comportar no futuro é como ela se comportou em igual situação
no passado. Tal entrevista faz com que o candidato focalize o passado,
reportando-se a pontos altos e baixos de sua experiência, nos ajuda a obter uma
boa imagem das competências da pessoa e dos tipos de situações que vão
provavelmente encorajar ou desencorajar a demonstração dessas competências em
situações futuras.
A entrevista baseada em competências constitui-se na ferramenta que mais se
aproxima de uma observação direta: ela permite que o candidato registre com
detalhes o que ele fez e disse em situações muito importantes, como se ele as
estivesse revivendo no momento. A entrevista acaba sendo melhor do que a
observação direta, pelo simples fato de que lhe permite reviver o que a pessoa
estava pensando e sentindo durante a própria situação.
Histórico: foi criada na década de 70 por psicólogos organizacionais e
popularizada pelo Dr. Paul Green da empresa Behaviral Technology, em Mephis,
Tennesse, EUA.
Dentre as vantagens encontram-se:
- Redução da subjetividade na avaliação e decisão final;
- Controla impressões pessoais e esteriótipos de entrevistador;
- Concentra-se nos aspectos comportamentais ligando-os ao perfil do cargo.
Para
planejar uma boa entrevista é necessário que se tenha a devida compreensão a
respeito do perfil profissional solicitado. Para tanto, é importante que, de
posse de uma Requisição de Pessoal tenha-se dois momentos:
- Comparação com a descrição e análise do cargo que existe na empresa;
- Definição operacional dos indicadores (competências comportamentais) que o
solicitante exige para o cargo. É de fundamental importância que este ponto
esteja claro e que os conceitos estejam bem definidos.
Fonte: Ana Claudia Pereira
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