http://br.jooble.org/
Siga-me no Twitter
Me leve com você!
Postagens populares
-
1. DANDO CONSELHOS AJUDA MÚTUA. para o tipo não direcional. Para quantas pessoas: Para grupos gra...
-
Com a tecnologia avançando a cada dia, o mundo está em constante mudança, o que era moda a um ano atrás, hoje em dia já está obsoleto. Temo...
-
A maioia das pessoas buscam sucesso profissional e pessoal, mas nem todas conseguem ou desistem no meio do caminho, pois não tem autoestim...
-
Os testes psicológico s ou avaliações especificas estão sendo usado pelas empresas como uma ferramenta à mais no processo de seleção, p...
-
Recentemente fiz um post sobre "Como perder o medo da dinãmica de grupo" , por isso estou trazendo para vocês uma dinâmica q...
PageRank
SOS NATUREZA
Seguidores
Quem sou eu
- Mari Costa
- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
"Pessoas bem sucedidas"
Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
Pesquisar neste Blog
Pages
domingo, 9 de setembro de 2012
Qual foi sua pior dinâmica de grupo?
09:29 |
Postado por
Mari Costa |
Editar postagem
A dinâmica de grupo ainda é uma das etapas mais temidas para o candidato que está participando de um processo seletivo.Quem é que não tem receio de participar de uma dinâmica de grupo? Mesmo as pessoas mais experientes sentem um pouco de frio da barriga, pois nunca sabem o que vão encontrar. Realmente existem alguns tipos de dinâmicas que constrangem o candidato, deixa ele mais nervoso e as vezes o objetivo da dinâmica não condiz com o perfil da vaga a ser selecionada.
Antes de fazer psicologia, eu não entendia muito bem os significados das dinâmicas de grupo e já tinha participado de algumas dinâmicas que não tinha nada haver, sem nenhuma coerência. Eu achava um absurdo, pois as empresas não tinha nenhum respeito com o candidato, já participei de dinâmicas de vender um sapato com salto quebrado, um palito de fósforo riscado, sendo que a vaga que eu participava não tinha nada haver com vendas, outra vez já pediram para eu fazer um jingle e ficar dançando e cantando na frente de todo mundo, e a vaga não tinha nada haver com artes cênicas ou canto.
Tem empresas que passam do limite, acho que tem que ter um bom senso e principalmente ter respeito ao candidato e não expor ele ao ridículo, pois o objetivo da dinâmica de grupo é observar o comportamento na situação de grupo e na maneira de ser do indivíduo.
E você já foi exposto ao ridículo em alguma dinâmica, qual foi a pior dinâmica que você já participou em um processo seletivo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Me leve com você!
Parceiros
>> Sucesso
Conteúdo - Agência de Criação de sites em Recife
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
E-book
COMPRAR E-BOOK
Recomended
Marcadores
Comportamento
empregos
profissionais de sucesso
dicas
Carreira
vagas
auto ajuda
Responsabilidade Social
aniversariantes do mês
Dinâmicas
redes sociais
cursos
curriculo
entrevistas de emprego
trainee
empreendedorismo
facho
liderança
profissão
Melhores estágios
entrevistas
Cursos grátis
historia de sucesso
melhores empresas para trabalhar
natal
profissional de sucesso
temporários
Bullying
Inclusão Social
Roupa para entrevista
empresas
feedback
namoro trabalho
promoção
qualidade de vida
vestibular
voluntários
AIEC
Consultorias RH
Criatividade
Datas comemorativas
Marketing pessoal
Planejamento
Resiliencia
Roupa para trabalhar
Workaholic
as diferencas entre recursos humanos e gestao de pessoas
bandtec
fazer o bem
mito
podcast
profissao TI
profissionais
profissionais satisfeitos
simpatias
sustentabilidade
Tradutor
Translator |
10 comentários:
Mary,é incrível como certas empresas tentam expor o candidato ao ridículo...Comigo nunca aconteceu não,mas uma amiga minha em uma entrevista de emprego, teve que dançar na frente de todos...Detalhe: A vaga não era pra dançarino!kkkk
Olá queridíssima !!
Excelente o tema abordado !!
Até mesmo um leigo sabe quando a dinâmica é séria e leva a alguma observação importante a respeito do comportamento dos participantes ou quando é puro sadismo... Infelizmente algumas empresas extrapolam os limites do bom senso e do profissionalismo, como uma vez que participei de uma em que era preciso falar a cor da sua roupa íntima no meio do grupo... Me diga que relevância tem isso para o cargo em questão ?
Mesmo se a justificativa fosse algo como medir o nível de timidez ou algo assim, nada justifica esta invasão de privacidade ou constragimento. Virei as costas e saí.
Mas felizmente também existem empresas corretas que nos brindam com dinâmicas incríveis onde aprendemos muito, eu mesma perdi muito do meu medo de interagir e falar em público assim !!
Adorei a postagem !!
um beijããooo e boa semana !
Oii minha amiga Sam
Primeiro desculpe a ausencia e falta de tempo. Minha vida está uma correria só, uma loucura, loucura, mas graças a Deus não tenho do que reclamar.Só sinto falta de não poder dar atenção aos meus queridos amigos internautas e leitores.
Mas voltando para postagem kkk não puder rir dessa excentricidade, caraca falar sobre a roupa intima, já é demais, isso é constrangimento ao quadrado, eu também faria o que você fez e ainda por cima denunciava a empresa, que ela tem que tratar o candidato com respeito, pois ninguém estar ali para expor sua intimidade e sim suas habilidades e competências individuais e em grupo.
Mas como realmente existem empresas serias e idôneas,que nos fazem a gente aprender e ver que realmente a dinâmica pode ajudar esse medo de falar em publico. Fico feliz de você ter conseguido superar isso, parabéns.
bjs no
Oii Aline
Com certeza tem empresas que realmente expõe o candidato ao ridículo, mas ainda bem que muitas estão tendo essa consciência de respeito ao candidato e está eliminando esses tipos de dinamica, como por exemplo dançar na frente de todo mundo, pois ali não é a dança dos famosos.
Bjs amiga
Saudações,
Quando começam as dinâmicas de grupo, mesmo as saudáveis, eu viro e saio também. Se quiserem, me demitam. Tenho sobrevivido, mesmo agindo dessa forma pouco política.
Abraços.
Parabéns pelo tema abordado. Nunca passei por esses constrangimentos, mas sei de muitos exemplos de profissionais despreparados, que tanto desrespeita o candidato, como também As técnicas de Dinâmica de Grupo que são instrumentos para serem utilizados com objetivos definidos. Muitos nem sequer sabem o porque estão utilizando, mas como é processo seletivo aplicam as técnicas sem nenhuma estruturação.Outros até pedem por e-mail ou telefones como se fosse uma receita de bolo.
Importante: "O facilitador deve ter o cuidado básico de ser familiarizado com o exercício, não apenas no caráter puramente técnico, mas ainda em termos de suas potencialidades e riscos".(Paulo Fernandes de Oliveira,Psicólogo CRP-17/0097) Comentário de:Sueli Vitorino de Lima Psicóloga, Epecialista em dinâmica de Grupo e Gestão de Equipe. CRP-02/10.824
Globalnetwork diz:
A Global Network realiza dinâmicas de grupo personalizadas, de acordo com o perfil do cargo a ser preenchido e da empresa. Com base nestas informações é elaborada uma dinâmica específica, que atenda a todos os pré-requisitos. A dinâmica tem como objetivo principal conhecer os candidatos e fazer uma seleção prévia, a fim de chamar para entrevista individual somente os profissionais mais adequados para a vaga.
Olá Maria do Carmo,
Ixxxxxe... agora estou me lembrando de uma dinâmica de grupo ridícula que participei, não foi num processo seletivo, mas foi na faculdade de RH, e foi proposta por uma colega minha... tínhamos que sentar em roda e ficar jogando escravos de Jó!!! Pode??? Ainda bem que isso não aconteceu numa empresa, senão...
Já publiquei um artigo falando sobre as mancadas dos gestores de RH no meu blog, e as dinâmicas de grupo inúteis são uma das coisas que mencionei. Uma dinâmica só deve ser aplicada num processo seletivo se for para destacar o que um candidato tem de melhor (capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, boa comunicação, etc.). E concordo com você, dinâmicas tem que servir para expor competências e habilidades, e não para desrespeitar e constranger os participantes.
Parabéns!
Lili
Olá amiga Mari, sempre exelentes matérias e de muita utilidade, gostei muito desse tema abordado.
Beijo.
Oi, Mari!
A pior dinâmica que participei resumidamente foram todas! Infelizmente, nunca vi lógica nesse tipo de coisa... Uma das piores foi quando um gerente de uma central de call center percebeu que eu era tímida e se aproveitou de mim me expondo ao ridículo na frente de todos... Lembro-me que tremi muito e não conseguia falar nada!
As empresas deviam mudar os conceitos e fazer as coisas com mais coerência na hora de testar um candidato! Você sendo psicóloga, achei grave seu comentário no texto... Caramba! Tá ruim mesmo o negócio...
bjs
Postar um comentário