http://br.jooble.org/
Siga-me no Twitter
Me leve com você!
Postagens populares
-
1. DANDO CONSELHOS AJUDA MÚTUA. para o tipo não direcional. Para quantas pessoas: Para grupos gra...
-
Com a tecnologia avançando a cada dia, o mundo está em constante mudança, o que era moda a um ano atrás, hoje em dia já está obsoleto. Temo...
-
A maioia das pessoas buscam sucesso profissional e pessoal, mas nem todas conseguem ou desistem no meio do caminho, pois não tem autoestim...
-
Os testes psicológico s ou avaliações especificas estão sendo usado pelas empresas como uma ferramenta à mais no processo de seleção, p...
-
Recentemente fiz um post sobre "Como perder o medo da dinãmica de grupo" , por isso estou trazendo para vocês uma dinâmica q...
PageRank
SOS NATUREZA
Seguidores
Quem sou eu
- Mari Costa
- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
"Pessoas bem sucedidas"
Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
Pesquisar neste Blog
Pages
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Você é Insubstituível
07:16 |
Postado por
Mari Costa |
Editar postagem
Recebi esse texto por email, nao tinha autoria, mas resolvi compartilhar com vocês, pois trás um grande ensinamento e é bom para refletir.
Na sala de reunião de uma empresa multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" .
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
-E Beethoven ?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Renato Russo? Pelé? Albert Einstein? Picasso? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar.
E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' ..
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível"
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito”
PS! Na vida cada um tem sua identidade, ninguem é igual, por mais que as semelhanças prevaleçam, o EU de cada um é singular, por isso que temos que nos valorizar, mostrar nossa potencial e habilidades para mostrar que somos insubistituiveis. Numa empresa onde trabalhei, na nossa confraternização de fim de ano, eu fiquei muito feliz pois um dos presentes que ganhei do meu diretor de RH, foi o livro que se chama o titulo desse post "VOCÊ É INSUBSTITUIVEL".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Me leve com você!
Parceiros
>> Sucesso
Conteúdo - Agência de Criação de sites em Recife
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
E-book
COMPRAR E-BOOK
Recomended
Marcadores
Comportamento
empregos
profissionais de sucesso
dicas
Carreira
vagas
auto ajuda
Responsabilidade Social
aniversariantes do mês
Dinâmicas
redes sociais
cursos
curriculo
entrevistas de emprego
trainee
empreendedorismo
facho
liderança
profissão
Melhores estágios
entrevistas
Cursos grátis
historia de sucesso
melhores empresas para trabalhar
natal
profissional de sucesso
temporários
Bullying
Inclusão Social
Roupa para entrevista
empresas
feedback
namoro trabalho
promoção
qualidade de vida
vestibular
voluntários
AIEC
Consultorias RH
Criatividade
Datas comemorativas
Marketing pessoal
Planejamento
Resiliencia
Roupa para trabalhar
Workaholic
as diferencas entre recursos humanos e gestao de pessoas
bandtec
fazer o bem
mito
podcast
profissao TI
profissionais
profissionais satisfeitos
simpatias
sustentabilidade
Tradutor
Translator |
14 comentários:
Muito bom mesmo, por sermos indivíduos temos mesmo essa característica de nunca sermos substituídos, todos os demais sempre serão outros.
Abraços forte
Muito bacana esse texto, eu tambem recebi esses dias.
bjao
Florzinha,todos somos únicos,jóias raras,podem aparecer algumas "imitações",mas ninguém que vai embora pode ser substituido,por que se esse mesmo alguém parte deixa um vácuo,no lugar que era dele.Cada um de nós tem a sua identidade,seu potencial e suas limitações,e é disto que as corporações precisam de pessoas únicas que se encaixam,assim como nosso corpo,que é repleto de orgãos distintos que trabalham em conjunto para o bom funcionamento do organismo.
Bjos
Mary
Cada pessoa tem o seu "Eu"...e é insubistituivel...mas se deixar um vazio,esse vazio é substiuivel por outro:melhor ou pior,não interessa ,mas sempre será substituivel.
bjs joana
Gostei muito do texto, principalmente desse item:Na vida cada um tem sua identidade, ninguem é igual, por mais que as semelhanças prevaleçam, o EU de cada um é singular, por isso que temos que nos valorizar e mostrar nossa potencial e habilidades para mostrar que somos insubistituiveis Um abraço.
Olá Maria querida!
Este texto é muito bacana mesmo. Eu já tinha lido a algum tempo e é muito inspirador.
Todos somos únicos. Basta acreditar nisso e trabalhar para se destacar. ;-)
Beijos, Fê.
Parabéns
material muito rico ,temos que acreditar que cada um tem seu talento é só descobrir .
Abraços
PERFEITO, MARIA! É por isso q gosto tanto de tu! Visionária essa futura psicóloga!
Beijao,
Gabi
Um ótimo texto, com certeza.
Também acredito que ninguém é substituível, pois cada ser é único e exclusivo.
Até podemos colocar outra pessoa para ocupar o mesmo cargo que o anterior, mas nunca um será igual ao outro, o que prova que eles são insubstituíveis.
Bjs.
Olá Mari,
Eu recebi um e-mail com o mesmo texto, achei a mensagem fantástica, os argumentos são incriveis, reforça a tese de que, independente do que tu seja, é insubstituivel..
Abraço
Mari,
Gostaria de indicar meu post sobre este mesmo texto, acho que compartilhamos alguns conceitos básicos.
http://jgagliardi.blogspot.com/search/label/Comportamento
obrigado.
Já uso este texto a mais de 5 anos em palestras e treinamentos. Ele é um texto adaptado do Livro "Os ensinamentos de um Monge".
Com base no texto postado, eu gostaria de fazer dois comentários. Primeiro, um diretor com o perfil citado no texto é a projeção de uma empresa cujo traço cultural marcante é a de caçar culpados e, por conseguinte, não se ocupa com o levantamento das causas-raiz dos problemas e com a implementação de ações para evitar a sua recorrência. Segundo, dentro de um ambiente organizacional, considerar-se insubstituível é um erro grave, porque, na prática, o indivíduo ficará impedido de alcançar uma promoção, porque o seu líder reterá o indivíduo com todo o empenho possível; ou seja, ser é insubstituível é ter a certeza de ficar estagnado no cargo que ocupa. Assim, para evitar o surgimento de situações desta natureza, a empresa deve implantar um plano estruturado de carreira (cargos e salário) e garantir a lisura do processo, embora isto seja muito difícil de ser alcançado, já que a manifestação de poder se dá forma que não reflete o senso de justiça.
Legal isso, mas no fim da estória o cara que falou isso continuou no emprego? rsrsrsr
Postar um comentário