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- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
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Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
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sexta-feira, 2 de julho de 2010
O Que Todo Chefe Deveria Saber Para Virar Um Lider
17:25 |
Postado por
Mari Costa |
Editar postagem
Meus caros amigos leitores, venho compartilhar mais um guest post, escrito pelo renomeado executivo de sucesso e grande lider chamado Gabriel Eigner.Nesse texto ele fala do como um chefe pode vir à torna-se um grande lider, pois é justamente, esse tipo de profissional que as empresas buscam no mercado de trabalho, pois já era o tempo dos chefes autoritáros e que queriam brilhar sozinho, agora, o que está em alta são grandes lideres que saibam conduzir e brilhar com toda a equipe, espero que aproveitem o máximo com essa leitura.
Comandar funcionários numa empresa exige o domínio de uma série de assuntos técnicos relacionados com a área, somados a profundos conhecimentos sobre “gestão de pessoas”.
Encontramos nas empresas, com muita facilidade, quem são os “chefes” e quem são os “líderes”, independentemente do título ou cargo que possuem como Diretor, Gerente, Supervisor, Encarregado e até mesmo Chefe e Líder.
As principais características de um “chefe” são percebidas pela forma autoritária que dirige seus comandados, normalmente com baixo envolvimento emocional e muito foco em austeridade, limites de tolerância apertados e a exploração contínua do poder que possuem em “demitir pessoas”. Sim, esta é a principal arma. Se você não desempenhar todas as suas atribuições da forma como seu chefe quer ou determina, paira no ar o medo de perder o emprego.
Normalmente os “chefes” nem são tão especialistas nos assuntos que chefiam. Sempre possuem um guardião, uma pessoa de confiança, que “segura as pontas” e resolve muitas coisas que são de competência do “chefe”, ganhando assim certa proteção mas seguramente sem muita admiração.
Os “chefes” não são admirados pelos seus subordinados. São respeitados, são temidos, são aceitos ainda que com controvérsias íntimas. Mas não são convidados para festas de aniversário, almoço com a equipe ou mesmo para atividades não vinculadas ao trabalho. São pessoas que são percebidas e toleradas com certo grau de amargura pela sua equipe.
Agora o “líder” é bem diferente. Geralmente defende de tal forma os interesses da sua equipe, que passa a ser admirado, respeitado e conquistando fiéis liderados.
O “líder” domina com facilidade as características técnicas da área e entende muito bem de “gestão de pessoas”. Coordena a equipe de forma amigável, com metas e objetivos, buscando entender os resultados que não foram alcançados. Sabe elogiar e destacar os funcionários que realizaram um bom trabalho promove o espírito de equipe.
Todos têm satisfação de trabalhar com o “líder”, pessoas querem ser transferidas para a sua área e, geralmente, é uma pessoa bem popular com portas abertas em “happy hours” e outras atividades sociais não vinculadas ao trabalho.
O “líder” sabe cobrar sem ofender. Sabe conquistar a equipe para que dêem o máximo de si para se manterem bem na empresa, sem utilizar ameaças ou outros atributos negativos do seu poder.
O “líder” é o “chefe” moderno. É o verdadeiro gestor de pessoas e negócios que todo mundo gostaria de ter.
Então, você é “chefe” ou “líder”?
Gabriel Eigner – Diretor da Engenharia das Vendas
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8 comentários:
Saudações!
Amiga MARY:
Visitar o seu Site é ter a certeza de aprender sempre um pouco mais, e esse é mais um artigo rico em informações tão importantes que no amanha pode fazer a grande diferença. Todas as vezes que eu passo aqui aprendo um pouco. Hoje, por exemplo, já passei a ter noções entre o que é ser um chefe e um líder.
Parabéns por mais uma excelente matéria!
Abraços,
LISON.
Olá Maria querida!
Com certeza hoje todas as empresas buscam líderes. Pois eles dão maior sinergia as equipes que comandam. O ganho quando encontramos estes profissionais é incrível.
E, muitas vezes, eles já se encontram na empresa, mas são abafados por "chefes" que querem impor sua "autoridade". O que é ruim para as empresas.
Toda empresa deveria, periodicamente, procurar os seus líderes internos. :-)
Forte abraço, Fê.
Florzinha,adorei o artigo de Gabriel Eigner.A liderança na atualidade é muito importante pois os liderados quando tem confiança em seu líder,se tornam mais comprometidos com a e empresa e em decorrência desse fato,são obtidos melhores resultados pois os mesmos se sentem motivados, e teem em quem se espelhar.
Bjos
sinceramente,
Não sirvo para ser chefe, nem lider de nada. Mas tambem nao curto seguir rebanhos.
quem me conhece sabe, se um dia eu surtar, vou vender amendoim na praia de Cuba.
ahahaha
Ja diz o ditado, quem tem chefe é indio ... mas, as vezes os caciques são melhores lideres do que muitos obtusos revestidos de sargentos ...
Olá Mari, minha flor do nordeste!
Querida, sem dúvida alguma o mundo precisa de novas concepções, inclusive de liderança. Alguns ainda acham que ser líder é apenas uma remodelada na versão do chefe e ainda continua seguindo os passos antiquados de comando.
Adorei o post, querida! Como sempre, você e Gabriel mandaram super bem!
Grande beijo,
Jackie
Quando fala sobre o chefe o texto retrata bem o que a gente vê nos ambientes corporativos.
Tenho alguns textos bons sobre o assunto., pois trabalhei muitos anos como instrutora e consultora em RH. Se você quiser é só me pedir através de e-mail que terei gosto em enviar.
iamatena@gmail.com
abçs
Atena
Eu nao sirvo pra lider... porque ja tentei todas as dicas, tratei bem, elogiei na hora certa, tentei ser amigo.... Mas parece que o funcionario já odeia o chefe por natureza, igual gato e cachorro. Vai entender.
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