http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Qual a Diferença entre Timidez e Fobia Social?

o

A partir do momento do nosso nascimento, já somos inserido em um contexto social, nosso primeiro contato é com a mãe, chegando a criar uma relação do apego, depois vem o restante da familia, a escola, sendo que para muitas pessoas é uma tortura ter um convivio social, principamente na escola e com os estranhos. Quem já não sentiu ansiedade ao falar em público, ao iniciar uma conversa com alguém, ao chegar sozinho em numa festa onde se conhece poucas pessoas, ou ao ter que falar com o seu superior no trabalho? Com certeza, a maioria de nós em determinadas situações, sente um certo grau de ansiedade, mas a questão é: quando esta ansiedade é considerada normal e quando passa a ser algo patológico? Desde que esta ansiedade não interfira na capacidade de alguém para funcionar adequadamente, podemos dizer que é normal. No entanto, quando esta ansiedade se torna tão intensa a ponto de limitar o indivíduo em suas atividades profissionais e sociais se torna imprescindível procurar ajuda de um profissional.


Então, qual é a diferença entre timidez e fobia social?

Timidez é um processo psicológico inibidor de ações em um indivíduo, os tímidos ficam retraídos quando se deparam com situações novas, as pessoas que sofrem de timidez desejam se relacionar com outras pessoas, porém não sabem como fazer.

A fobia social é um transtorno de ansiedade que se caracteriza por “um temor pronunciado e persistente diante de uma ou mais situações sociais ou de atuação em público, nas quais a pessoa se vê exposta a desconhecidos ou ao possível escrutínio por parte dos demais. O sujeito teme agir de alguma maneira (ou mostrar sintomas de ansiedade) que possa ser humilhante ou embaraçosa” (APA< 1994, p 416). Podemos notar que a característica principal dos sujeitos com fobia social é o medo exagerado da avaliação por parte dos demais. Outra característica importante da fobia social é o fato do indivíduo reconhecer que o seu temor é excessivo ou pouco razoável.

Para ser mais clara na timidez a pessoa sente dificuldade para realizar uma tarefa e não impossibilidade, já na fobia social a pessoa se sente realmente impossibilitada de realizar uma tarefa.

As situações sociais mais freqüentes temidas pelo fóbico social são:

- Iniciar e/ou manter conversações

- Marcar um encontro com alguém

- Ir a uma festa

- Telefonar (principalmente pra quem não tem intimidade)

- Devolver um produto a loja onde comprou

- Fazer e receber elogios

- Participar de reuniões ou congressos

- Falar em público

-Expressar desacordo ou rejeitar um pedido

- Ser o centro das atenções (ex. entrar em uma sala quando as outras pessoas já estão sentadas)

- Comer beber em público

- Escrever/trabalhar enquanto está sendo observado e etc.

A maioria dos indivíduos com fobia social apresenta baixa auto-estima, e intenso medo de críticas. Em alguns casos considerados extremos, a pessoa pode até mesmo isolar-se completamente do convívio social. Se você tem fobia social, saiba a hora de procurar ajuda, pois uma simples fobia, pode transformar em um grande transtorno e  desencadear varias patologias.

Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/user/870/blog/timidez-fobia-social-entenda-diferenca

12 comentários:

Sissym disse... [Responder comentário]

Adorei ler seu texto, muita gente tem Fobia Social, ao menos, lendo, é o que me vem a cabeça ao lembrar de algumas pessoas que conheço.

Rosana Madjarof disse... [Responder comentário]

Mary,

Parabéns pela excelente matéria.

A fobia social é um transtorno muito grande, pois as pessoas que sofrem desse mal, sentem-se muito mal, pois não era isso que elas gostariam.

Eu tenho muita dificuldade em falar em público, mas não é uma fobia social não, mas, principalmente nos tempos de faculdade, isso sempre acontecia quando tinha que falar para a sala, e daí a boca secava e eu ficava com muito medo de errar, mas sempre conseguia chegar ao final, e sempre no final, quando o medo já havia passado, e que eu estava empolgada com o assunto, acabava... rssss

Adorei!

Bjs.

Ro.

Joselito disse... [Responder comentário]

Sei lá, para a maioria dos mortais, sempre antes destes contatos, reuniões, entrevistas, existe um certo receio, para alguns mais e para outros menos, entretanto a maioria consegue superar essa barreira inicial, entretanto para os fóbicos, esta barreira não é transponivel.

Fernandez disse... [Responder comentário]

Olá minha querida amiga!
Não conhecia o termo "Fobia Social". Foi bom aprender o conceito e a diferença de timidez.
Gostei da matéria.
Beijos, Fernandez.

Principe Encantado disse... [Responder comentário]

Amiga sensacional matéria, gostei muito parabéns pela partilha.
Abraços forte

arte-e-manhas-arte disse... [Responder comentário]

Mary,

Excelente artigo! Os fóbicos têm muita dificuldade em superar os seus medos, já a timidez é diferente.

Beijinhos
Luísa

Lady Sixties disse... [Responder comentário]

Olá, Mari! Em primeiro lugar: Não sabia que a ansiedade era normal até certo ponto. Obrigada por fazer esse post... Pois me ajudou bastante e me deu uma grande má notícia: Sou fóbica social, snif! Dos sintomas ditos... Eu sou todos eles. Mas tenho uma boa notícia: Meio que de uma hora para outra estou me livrando um pouco disso (estou começando)... Pode não acreditar, mas aí vai a razão: O meu blog. Quando fiz o blog e comecei a expressar minhas idéias e hoje em dia estou tão falante que me mandam calar a boca, acredita? Acho que você terá de fazer um post para quem fala demais, rs! Porque essa situação é nova para mim.
bjs e obrigada por ajudar nós fóbicos sociais.

norcelio disse... [Responder comentário]

Excelente artigo
Parabéns

Larissa disse... [Responder comentário]

Ola adorei seu post muito bem cirativo, estou lhe seguindo suas noticias aki e no dihitt,
lhe desejo um parabens pelo blogger e sucessos...
meu blogger e ...
Jogos Para Celular
da uma olhadinha ou até mesmo curti no faceboobk... bjinhos

Junior disse... [Responder comentário]

-Sempre me achei tímido mas acredito que tenho mesmo é fobia social,pois é doentio.O problema não é em todos os casos, pois quando se trata de defender minha opinião não deixo nem a outra pessoa
falar,não só defendo como tento impor meu pensamento. Agora quando se trata de fazer amigos e abordar mulheres,principalmente as bonitas,eu entro em panico.Me isolo, não saio por medo de me expor.
-Vou tomar coragem e procurar um psiquiatra, para ver se preciso de alguma medicação para controlar a ansiedade,sofro muito com isso.

Sandra Portugal disse... [Responder comentário]

Maria querida, desejo um Natal Iluminado e um 2014 de Muitas Projeções!
bj carinhoso
Sandra Portugal
www.projetandopessoas.com.br
@Projetapessas
www.facebook.com/Projetandopessoas

Anônimo disse... [Responder comentário]

nao me sinto avontade quando tem muitas pessoas reunidas ex:numa igreja.tenho sempre a sensaçao que estao olhando pra mim.fico muito travada e nao apraveito o momento por causa disso gostaria muito de mudar esse meu jeito,pois atrapalha muito minha convivencia c/as pessoas e as vezes quando tenho que fazer entrevistas de emprego.

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Google+ Badge

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

Adicione seu Email

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic