http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

terça-feira, 15 de maio de 2012

Os Testes e avaliações mais Usados em Recrutamento e Seleção


Os testes psicológicos ou avaliações especificas estão sendo usado pelas empresas como uma ferramenta à mais no processo de seleção, pois ajudam a avaliar os aspectos intelectuais, cognitivos, de personalidade e técnicos do candidato. Sendo que alguns testes ainda não são reconhecidos pelo CRP(Conselho Regional de Psicologia), pois para eles, alguns testes não tem validade nenhuma, e são muito tendencioso, e não podem interferir na escolha do candidato. Os testes mais utilizados no processo de recrutamento e seleção são:


Palográfico: É uma técnica expressiva de avaliação da personalidade, onde perfil da personalidade é obtido através da análise dos traçados.


AC(Atenção Concentrada): Teste que objetiva mensuração da atenção, concentração, rapidez e exatidão, pode ser aplicado individualmente ou coletivamente. Indicado para seleção de pessoal, principalmente aos cargos de digitadores, datilógrafos, programadores, telefonistas, redatores, etc.


QUATI: Instrumento investigativo baseado na teoria Junguiana e em sua tipologia que objetiva avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz. É uma tentativa de definir estilos cognitivos e de comportamento individual, classificando semelhanças e diferenças em determinados grupos, auxiliando na organização de grupos de trabalho, na detecção e solução de conflito nas Organizações, no treinamento empresarial e remanejamento de pessoal, na criação de programas de ensino-aprendizagem, na orientação de pais e professores, na orientação vocacional e aconselhamento familiar.


Grafológico: É um teste que avalia a personalidade por meio da escrita. É possível, através deste teste, conhecer as características pessoais do escritor, bem como, a evolução de sua personalidade, sendo necessário para tanto possuir amostras de grafias em diversos momentos de sua vida.


Testes de QI: É um teste que mensura o nível de sua inteligência intelectual


Testes de Conhecimentos Específicos: São testes que avaliam os conhecimentos de português, matemáticas e atualidades.



IFP(Inventário Fatorial de Pesonalidade: É um teste de pesronaldiade de objetivo, de natureza verbal, e visa avaliar o indivíduo de natureza normal em 15 necessidades ou motivos psicologicos.

PI (Predictive Index): É um teste de previsibilidade, desenvolvido pela americana Praendex. Traça o perfil das pessoas, de suas competências, potencialidades e talentos.

   


Albert Einstein criou este teste de QI(raciocínio lógico) no século passado e afirmou que 98% da população mundial não é capaz de resolvê-lo.Quem quiser tentar é só acessar o link
http://rachacuca.com.br/teste-de-einstein/, quem conseguir é só postar um comentário e quem não conseguir pode informar também. Boa sorte!



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

45 comentários:

concentrado disse... [Responder comentário]

As empresas estão cada dia mais rigorosas. Adorei seu artigo.



um grande abraço.

Ivan Ferreira disse... [Responder comentário]

Seu post me agradou muito, estou no 5 ano de Psicologia e ja vi muitos testes, um deles visto em sua matéria, o QUATI.

Grande Abraço!

João Poeta disse... [Responder comentário]

Gostei muito de conhecer estes tipos de testes psicológicos.
Um abraço
João

J.R. Fernandez disse... [Responder comentário]

Post bem legal amiguinha.
No teste... não acredito que só 2% resolvam isso. Pois não é difícil (ou eu estou bem na foto... risos).
Beijos, Fernandez.

Dicas Como disse... [Responder comentário]

Realmente é uma lista bem detalhada, bem hoje passei por uma maratona de testes de avaliação de desenpenho profissional na empresa onde trabalho para fins de exercer um cargo de gestor e logo pude identificar os diversos testes que foram aplicados em todos os candidatos aspirantes a vaga, cujo estão presentes nesse post, haja neurônios... rsrsrs

Abraços!

Carlos

Derleit disse... [Responder comentário]

é bom lebrar também que algumas empresas dão atenção ao QE Inteligência emocional.

Abraço!

claudine ribeiro disse... [Responder comentário]

Olá amiga Maria, acho certo as empresas fazrem estes textes para saberem quem estão contratando, principalmente o grafológico.
Excelente matéria abordada.

Bjão.

Anônimo disse... [Responder comentário]

muito bom esse artigo, apesar se tivesse lido antes a entrevista seria melhor, abraços..

Anônimo disse... [Responder comentário]

kkkkkkkkkkkkkkkk eu conseguir.
fui ver a resposta noo google !
pra ter uma ajuda. xD

Anônimo disse... [Responder comentário]

o teste de qi do einstein na minha opiniao nao e dificil.e se 98% das pessoas realmente nao conseguem resolve-lo vivemos num mundo sem inteligencia.huhauaha pois eu consegui resolve- lo em 5 minutos tomando um suquinho

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bom dia!

Gostaria de lhes pedir uma ajuda. Seria sobre alguns testes que eu gostaria de fazer para alguns funcionários dos quais sou encarregado. Tais testes seriam de: Teste AC, Teste I.F.P. e o Teste de I.H.S. Peço-lhes se possível me informar como eu consigos esses testes gratuitamente pela internete.

Meu e-mail: j.copeli@hotmail.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá. Bom artigo!
Observo que muitas empresas usam a Grafologia, no entanto, devemos ter clareza que esse não é um teste válido cientificamente. Assim, há dúvidas quanto aos resultados do mesmo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá!bom dia
Nos usamos estes testes são sempre muito eficaz

Anônimo disse... [Responder comentário]

adorei conhercer esses tipos de teste

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ja fiz um teste que o avaliador apresenta várias figuras com desenhos sem sentido, para você identificar o que você vê em cada uma delas,qual o nome deste teste e o que está avaliando ?

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Anônimo Oiii

Preciso primeiro saber como foi esses desenhos, foi em várias laminas em formado de manchas? Se foi o nome O teste de Rorschach , e o que ele avalia é sua personalidade, mas nao posso entrar em mais detalhes.

Abraços

Anônimo disse... [Responder comentário]

Gostei de ler seu artigo, achei muito interessante e pude compará-lo a outros que estou vendo na disciplina de "comportamento organizacional" vai me ajudar muito.Faço administração.Valeu!

Deolindo Alves disse... [Responder comentário]

interessante seu curriculo

GOSTARIA DE SABER SE SÃO EFICIENTES NO AMBIENTE FAMILIAR ? COM ESPOSO E FILHOS SE HOUVER?

GRATO

Anônimo disse... [Responder comentário]

MUITO INTERESSANTE E DE GRANDE APRENDIZADO !!!
MUITO OBRIGADA!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Faltou dizer quais são esses "alguns" que o CRP não reconhece.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Vale ressaltar que o teste grafológico não é reconhecido como instrumento válido pelo Conselho Federal de Psicologia. E diante disso não deveria ser utilizado pelas empresas por falta de validade.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Alguém poderia me informar se existe alguma empresa de venda de software desses testes para serem instalados na empresa?

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Anônimo

Boa noite

O teste IFP voce pode comprar o material na http://www.casadopsicologo.net , mas a correção é online e o PI é um teste totalmente online voce entra em contato pelo http://www.arquiteturahumana.com.br .

Boa sorte
Bjs
Maria

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu faço parte dos 2% que resolvem o teste de http://rachacuca.com.br/teste-de-einstein/
Levei 24minutos...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Fernandez , e elementar você observar apenas isso, está muito ale da sua compreensão.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Meu nome é Silvana e sou Psicólga graduada em 1983 e estive fora da área desde 1989. Agora com 52 anos, estou disposta a voltar para a área e como minha especialização é Psicologia Organizacional, preciso saber mais sobre os testes mais utilizados hoje. Como pode me ajudar rapidamente neste sentido? Desde já agradeço. Meu email: sil.fabi@hotmail.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

Fiz um teste em uma empresa, e pessoa que aplicou este, que não é uma psicóloga me mostrou seu resultado, e pelo menos 80% dos apontamentos que lá mostravam, eram contraditórios ao meu perfil, como por ex: timidez, falta de iniciativa. Sempre desempenhei funções organizacionais que exigiam comunicação internas e externas, inclusive à docência.
Quando a questionei sobre o resultado, discordando dos pontos evidentemente contraditórios, a pessoa simplesmente me disse: que maior dificuldade das pessoas é não aceitarem o que são. Mesmo assim fui contratada. Porém, são inúmeros os comentários indignados sobre suas análises de perfil nos processos seletivos, na empresa anterior onde ela trabalhou, foi demitida por falta de ética. Esta pessoa não é formada em RH e nem psicólogia e coage as pessoas para impor o que deseja, inclusive com criticas destrutivas e ainda se auto- rotulando de coache. Onde isso pode ser denunciado?

Leo J. disse... [Responder comentário]

Só tem um detalhe: Testes específicos são eles: PRÁTICOS, SITUACIONAIS E TEXTUAIS, caráter eliminatório e tem a função de merdir e comparar o nível de conhecimento do candidato.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Prezada, infelizmente muitas empresas não utilizam os serviços de um profissional de psicologia por achá-lo desnecessário. Daí, colocam pessoas leigas, sem o menor conhecimento dessas ferramentas que são de uso exclusivo dos psicólogos e que fazem uma "lambança" na vida de pessoas. Quem sentir-se lesado por uma dessas pessoas devem procurar o Conselho Regional de Psicologia e denunciar.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Parabéns você conseguiu terminar o Teste de Einstein.
Você agora faz parte do seleto grupo de pessoas que conseguiu resolver esse teste.

Quanto ao facto de haver recrutadores que fazem um trabalho bem feito e psicologos organizacioneis que nem sempre trabalham bem é como em tudo há profissionais e profissionais. :/ denunciar? a quem :D sinceramente? não vale a pena, procure outro emprego, e boa sorte. Lembre quem contratou esse profissional contratou alguém para a "sua" equipe, à sua semelhança. Siga em frente e sorte na próxima porta.

Valor Investe disse... [Responder comentário]

Consegui, o que lamento foi não ter marcado o tempo.
Abraço

Anônimo disse... [Responder comentário]

eu já consegui fazer esse teste, fiquei uma tarde inteira tentando.

eliana disse... [Responder comentário]

Achei bastante interessante, mas pensei que fosse ver outros testes como mais usados, tais como: BMF-1 e 4 todos os G-1, 36, 38. DTO e AC-15 e o PMK

Anônimo disse... [Responder comentário]

como passar no teste PI

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bom acho que a pessoa que fala que resolveu este teste em 5 minutos e tão mentirosa quanto, pois o mesmo é bem complexo, pode ser resolvido pois consegui, mais não em 5 minutos....

Anônimo disse... [Responder comentário]

a realidade não é essa é muito importante e legal os testes psicológicos só que existe uma deslealdade e corrupção nesses testes onde muitas empresas não pagam psicologas para aplicar esses testes e onde quando pagam muitas brincam com os candidatos nas entrevistas passam quem elas querem não respeitam a veracidade dos testes e exigem tanta coisa de vc para entrar numa companhia e no final da situação vc muitas veses vai trabalhar com analfabetos e pessoas despreparadas na função é um balbúrdio esse tipo de situação um desrespéito com o trabalhador e com o estudo dedicado onde nesse país não vale nada.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nunca fui Mandado Embora de Uma Empresa, Sempre Pedi Para Sair.
Hoje Estou Desempregado e Fui Fazer Um Teste Desses Na GD9 RH de Curitiba e Fui Reprovado! Em Um Dos Testes Tinha Umas Que Era De Umas Setas < > Que Tinha Que Ir Riscando Conforme o Gabarito, E A Moça do Rh Deu 5 Minutos Para Preencher e Fui Reprovado!! Ela me Chamou Para Conversar e Falou Que Tinha Reprovado No Teste Por Que Não Tinha Atenção,Agilidade e Outra Coisa Que Não Recordo! Como Que Em Um Simples Teste Desse De Merd.. Pode Reprovar Alguém Sem Ter O Conhecimentos Da Qualidade do Dia a Dia de Um Trabalhador!!! Se eu Não tivesse Atenção eu Já Teria Sido Mandado Embora Das Empresas Antigas À Muito Tempo/Bateria o Carro Todos Os Dias E Outras Coisas... Fica ai Registrado Minha Indignação....

Denilson Claro disse... [Responder comentário]

Cara Mari,
Finalizado um processo, e não sendo o candidato escolhido, posso ter acesso aos resultados obtidos em um exame Grafológico?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Artigo contém muitos erros ortográficos, utiliza de cópia de informações, não avalia a funcionalidade dos testes de maneira profissional.
Um teste que avalia o nível de "inteligência intelectual"? Explique isso.
Qualquer profissional da área sabe a falta de ética na divulgação de informações online.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Na ultima entrevista que fiz tive que resolver um problema de logica desse tipo https://www.geniol.com.br/logica/desafios/meninas-na-escola/ vcs poderiam escrever explicando como resolve, vai ser util para muita gente procurando sobre problemas de logica de concursos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Se um psicólogo lhe dar duas folhas e manda desenhe um menino atrás da árvore . Desenha cada um em uma folha na mesma direção ou só desenha a árvore. . Me ajude quem souber

Unknown disse... [Responder comentário]

Terminei o teste em menos de 10 minutos. Faz pensar um pouco, mas é por tentativa e erro no final... Dei sorte que minhas escolhas já foram as corretas de primeira.

Unknown disse... [Responder comentário]

preciso do teste palografico, e htp aguem tem ?
11 999089496

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi, boa noite

Anônimo disse... [Responder comentário]

Não sou psicologa e trabalho com recrutamento e seleção. Quais são os testes que posso aplicar num processo?

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog