http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A influência dos Pais na Aprendizagem dos Filhos na Escola


A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente, eles tem que ter consciência da sua  importância e saber seu papel e que podem ajudar e influenciar no processo de aprendizagem dos filhos na escola. A educação tem um papel fundamental na produção e reprodução cultural e social e começa no lar/família, lugar da reprodução física e psíquica cotidiana, e a família (principalmente os pais) compreende o espaço das estratégias educativas que impulsionam o aluno seja através da transmissão do capital cultural, seja do incentivo dos hábitos de estudo ou do estimulo e da manutenção da expectativa educacional, sendo que os pais não percebem é que seu papel muitas vezes é fundamental nesse processo.


Os pais tem que quebrar esse paradigma ,da idéia de que a educação formal se dá somente na escola, eles tem que fazer  parceria escola–família e ter uma participação maior  na educação, como estratégia de promoção do sucesso do aprendizado escolar. O envolvimento dos pais na aprendizagem escolar é desejável apenas na medida em que estes puderem se envolver com assuntos curriculares, ocorre que esse envolvimento seja limitado à obrigação materna, no contexto de uma divisão sexual do trabalho educacional que persiste e é tomada como natural pela própria escola e por seus profissionais do sexo feminino.


A colaboração dos pais pode ser um fator determinante no auxilio da aprendizagem do aluno, pois a colaboração família-escola tem sido bastante enfatizada, como uma das metas para a educação no milênio que se inicia, (Delors, 2000,pag.24). Estudos recentes têm sido desenvolvidos nessa direção, mostrando as vantagens dessa parceria para a escola e para os alunos ( Bhering & Siraj- Blatchford, 1999; McBride, 1999). Porém, antes da entrada da criança para a escola, a família se coloca como a principal mediadora das aprendizagens infantis e uma das variáveis, que têm sido estudadas diz respeito a como se dá essa mediação e no que ela pode ampliar o potencial de aprendizagem dos alunos, facilitando o trabalho futuro de professores .


O envolvimento de pais na vida escolar do filho pode mostrar o quanto pode ser produtiva a parceria escola- família, para que isso ocorra os pais teriam que acompanhar tarefas e trabalhos escolares, ver caderno com as lições da escola, verificar se o filho fez as tarefas, estabelecer horário de estudo, informar- se sobre matérias e provas, quando não saber do assunto procurar aprender ou pesquisar para poder ajudar-lo nas tarefas e sempre procurando saber como o filho esta indo na escola, mesmo se não detectar nenhum problema.


Os pais agindo dessa forma com certeza vão formar excelentes cidadãos e profissionais de sucesso.


Referências :Bhering. E. & Siraj-Blatchford, I. (1999). A relação escolapais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, 106,191-216.
 Delors, Jacques (org.). Educação. Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/UNESCO/ MEC, 2000. 

16 comentários:

Rosana Madjarof disse... [Responder comentário]

Mary,

A educação dos filhos, e de qualquer criança começa com os pais, dentro das suas casas. Se os pais não estimularem seus filhos a leitura, e não passarem à eles uma boa imagem da escola, da educação e dos professores, com certeza, essas crianças não terão gosto e prazer pelos estudos.

Parabéns pela excelente postagem.

Bjs.

Ro.

Mr.Jones disse... [Responder comentário]

Alguem anda te inspirando nessas postagens.
será o desejo da maternidade aflorando por aí?
ahahahah
bjs

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá, Mary!
Vc tem toda razão!
Temos que conscientizar que a educação vem do berço e não deixar nas mãos de professores cujo alguns poderiam ser até mau exemplos de educadores.
bjs! Ótima postagem!

LISON COSTA disse... [Responder comentário]

Saudações!
Amiga MARY, mais um magnífico texto que você nos apresenta, e concordo com você...penso que o grande passe se inicia em casa e os pais precisam se pegar com todos os santos para que o filho realmente eleja o hábito da boa leitura, do gostar espontaneamente de estudar, senão vai tudo de águas abaixo.
Parabenizo-a pela excelente formatação do seu texto!
Ótimo Post!
Abraços,
LISON.

LISON COSTA disse... [Responder comentário]

Saudações!
Amiga MARY, mais um magnífico texto que você nos apresenta, e concordo com você...penso que o grande passe se inicia em casa e os pais precisam se pegar com todos os santos para que o filho realmente eleja o hábito da boa leitura, do gostar espontaneamente de estudar, senão vai tudo de águas abaixo.
Parabenizo-a pela excelente formatação do seu texto!
Ótimo Post!
Abraços,
LISON.

Adail disse... [Responder comentário]

Mary
Parabens pelo post .com certeza isso que realmente precisa na familia ajudar os filhos na educação escolar sempre faço isso com meu filho ele sente muito motivado...pois a familia é a sempre a base de tudo.!
Vc sempre nos orientando em tudo tudo de bom bjs

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Olá minha querida amiga!
Maravilha de post! Acredito na amizade, no diálogo, no respeito mútuo...Acho que os pais ensinam valores aos seus filhos que se refletirão não apenas na escola mas em todos os ambientes. Meus filhos questionam tudo! E acho ótimo que aprendam e desenvolvam as suas próprias visões. Os exemplos, sem dúvida alguma, começam em casa!
Grande beijo, minha linda flor do nordeste!
Jackie

Anônimo disse... [Responder comentário]

obrigada pelo artigo de opinião, me ajudou muito em meu pre projeto. Fique com Deus!!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Excelente texto!
Concordo plenamente, e pratico isso e acredito em uma educação na escola o mais tarde possível.
Parabéns e obrigado pelo texto.

Thiago Dantas disse... [Responder comentário]

Tenho notado que cada vez mais os pais tem se omitido de seu papel enquanto educadores e depositado na escola toda a confiança e responsabilidade de formar seus filhos.

Como o texto bem demonstra, as coisas não podem ser feitas dessa forma, uma vez que eles (os pais) possuem um papel ativo nesse processo.

Certos estavam nossos avós que diziam que "educação vem de casa". Belo post, Maria.

Camila Oliveira disse... [Responder comentário]

Ótimo texto, certamente o acompanhamento da educação infantil é muito importante para o desenvolvimento intelectual das crianças. Quanto mais incentivos elas recebem, mais longe elas podem ir. O papel dos pais é de extrema necessidade nesse sentido.

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@FragaExcelente Matéria e concordo plenamente com o texto, inclusive pratico isso, e ainda acredito numa educação na escola mais

Anônimo disse... [Responder comentário]

Sou mãe de um menino de 11 anos, e concordo plenamente que esta participação dos pais leva ao sucesso.
Mercia Camargo

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@AnônimoOii Mercia

Legal que voce tenha essa consciência e que sempre esteja ao lado do seu filho nessa parte importante da vida.

Bjs

CorujinhaRN disse... [Responder comentário]

Muito bom essa matéria...

http://www.corujinharn.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

@Rosana Madjarof é issu ai deve ser gostosa em

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic