http://br.jooble.org/
Siga-me no Twitter
Me leve com você!
Postagens populares
-
1. DANDO CONSELHOS AJUDA MÚTUA. para o tipo não direcional. Para quantas pessoas: Para grupos gra...
-
Com a tecnologia avançando a cada dia, o mundo está em constante mudança, o que era moda a um ano atrás, hoje em dia já está obsoleto. Temo...
-
A maioia das pessoas buscam sucesso profissional e pessoal, mas nem todas conseguem ou desistem no meio do caminho, pois não tem autoestim...
-
Os testes psicológico s ou avaliações especificas estão sendo usado pelas empresas como uma ferramenta à mais no processo de seleção, p...
-
Recentemente fiz um post sobre "Como perder o medo da dinãmica de grupo" , por isso estou trazendo para vocês uma dinâmica q...
PageRank
SOS NATUREZA
Seguidores
Quem sou eu
- Mari Costa
- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
"Pessoas bem sucedidas"
Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
Pesquisar neste Blog
Pages
sábado, 19 de outubro de 2013
As pessoas que Sofrem Preconceito no Ambiente de Trabalho
15:01 |
Postado por
Mari Costa |
Editar postagem
Mesmo o Brasil sendo um país com uma diversidade racial e cultural muito grande, ainda, mesmo que implicitamente, o preconceito está dentro da cabeça de muita gente, é uma coisa lamentável, em pleno século XXI, a população ainda descrimina, julga, insulta as pessoas pela sua raça, cor, classe social, religião e pela opção sexual.
No mundo corporativo o preconceito é muito grande, principalmente no que diz respeito a alguns cargos e diferenças salariais. Tem alguns cargos de executivos, por exemplo, que não se contratam mulheres ou negros, por achar que eles não são capazes de assumir determinado cargo de gestão e as vezes quando contratam o salário esta bem abaixo da média, que os brancos masculinos ganham.Também a um preconceito muito grande em relação a idade, pois pessoas acima dos 40 anos que estão fora do mercado de trabalho, já são considerado pela maioria como velhos e que não servem mais para nada, é muito triste essa realidade, pois essas pessoas tem muita experiência e sabedoria que poderiam agregar com os jovens.
Os gays também sofrem muito preconceito, pois são estereotipados e rotulados, deixando de trabalhar em determinadas áreas, pois algumas empresas dizem que esse perfil não condiz com o cargo, isso é um grande erro, pois a opção sexual de alguém, não é critério para estabelecer e definir quem deve ou não ser respeitado ou contratado.
Um dia eu estava fazendo seleção para uma empresa e tinha selecionado 8 candidatos para participarem de uma dinâmica, a maioria deles sairam-se muito bem por sinal, sendo que depois que fui me reunir com o cliente (muito preconceituoso e arrogante), que estava contratando, para debater e escolher os candidatos para a etapa final tive que escutar dele que nenhum candidato prestavam e todos eram uma M***, tive que respirar fundo, para não falar bobagem, respondi muito educadamente, que ali não tinha pessoas daquele nível que ele estava achando, e sim profissionais competentes que se dispuseram de participar daquela seleção e que não mereciam que ser tratado daquela forma e se ele quisesse contratar pessoas daquele tipo que ele estava procurando, ele estava no lugar errado e teria que procurar outra consultoria, pois independente se as pessoas tinham ou não o perfil para a vaga, todas eram tratados da mesma forma.
O preconceito é uma das piores maneiras que existem de se reagir às diferenças entre as pessoas. É crime e repugnante, ninguém pode ser desclassificado de uma vaga de emprego devido a sua cor, religião, idade, raça, opção sexual, as empresas tem que ter essa consciência, de que estão selecionando pessoas e que quando forem contratar os candidatos, escolherem por seu talento, competência e seus méritos.
Marcadores:
Comportamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Me leve com você!
Parceiros
>> Sucesso
Conteúdo - Agência de Criação de sites em Recife
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
E-book
COMPRAR E-BOOK
Recomended
Marcadores
Comportamento
empregos
profissionais de sucesso
dicas
Carreira
vagas
auto ajuda
Responsabilidade Social
aniversariantes do mês
Dinâmicas
redes sociais
cursos
curriculo
entrevistas de emprego
trainee
empreendedorismo
facho
liderança
profissão
Melhores estágios
entrevistas
Cursos grátis
historia de sucesso
melhores empresas para trabalhar
natal
profissional de sucesso
temporários
Bullying
Inclusão Social
Roupa para entrevista
empresas
feedback
namoro trabalho
promoção
qualidade de vida
vestibular
voluntários
AIEC
Consultorias RH
Criatividade
Datas comemorativas
Marketing pessoal
Planejamento
Resiliencia
Roupa para trabalhar
Workaholic
as diferencas entre recursos humanos e gestao de pessoas
bandtec
fazer o bem
mito
podcast
profissao TI
profissionais
profissionais satisfeitos
simpatias
sustentabilidade
Tradutor
Translator |
23 comentários:
Excelente!
Eu odiava fazer seleção por causa disso.Tive de aturar cada coisa que nem te digo...
Numa empresa em que trabalhei eu não podia selecionar moças "feias" para o cargo de secretária. Pode?
Acho que este assunto dá pra mais posts. Invista!
beijão
Atena
Olá Mari,
Já sofri muito com o preconceito da idade, por ser considerado velho demais..
Mas acabei é decidindo criar meu próprio espaço como autonomo para exercer com plenitude minha atividade.
Abraço
Mari, minha flor do nordeste!!!
Querida, infelizmente o preconceito está em todos os lugares e no mundo corporativo, mesmo que mascarado, está presente. Eu lutei muito tempo contra o preconceito, pois meu pai é baiano e nunca gostei do termo "baiano" para classificar uma pessoa como brega... Trabalhei em uma empresa alemã e trabalhava um cara comigo que idolatrava Hittler! E na época eu era casada com um judeu e minha sogra era sobrevivente da 2ª Guerra, com sérios danos de saúde, enfim...
Não preciso te dizer as brigas que tínhamos, né? Eu sofria preconceito por isso: ser casada com um judeu!!! Horrível!!!
Mas, a vida é assim, cheia de pessoas que se limitam ao seu próprio mundo de razões.
Grande beijo, miga!
Jackie
Olá minha amiguinha!
Com certeza uma seleção deve observar apenas o talento e competência dos candidatos. Infelizmente ainda temos exemplos ruins no mercado, mas com o tempo isto vai reduzindo.
Gostei da postagem. :-)
Beijo no coração, Fê.
Olá querida,
Todo e qualquer preconceito é inaceitavel. Pena que ainda se mantenha.
Meu carinho
Podemos avaliar uma pessoa pela quantidade de preconceitos que cada um tem, e é inversamente proporcional a de inteligência que possui.
Abraços forte
Mari,minha flor.O preconceito como disse a Jackie,esta em todos os ambientes.Infelizmente é ridículo ter que deparar com certas "piadinhas",sobre algum colega.Espero que com o tempo esse tipo de atitude de alguns "profissionais" seja coibida,pois ela pode refletir na qualidade do trabalho daquele que sofre essa tipo de situação.
Bjos
Saudações!
Amiga Mary:
O seu fascinante texto emoldura com maestria a realidade vivenciada pela grande maioria dos profissionais. O correto e a empresa eleger competência e idoneidade. Penso que essa política de sentenciamento por parte de dirigentes de empresas está com os dias contados.
Parabéns por mais uma excelente matéria!
Abraços,
LISON
Eu nunca vi pessoas sofrerem preconceito ao meu lado, mas eu sei que um dos piores é quanto a idade. Ainda existe. Se temos que sustentar uma familia até forma-la, se somos capazes para nos mantermos até a idade estipulada pela Lei a fim de que entremos no período de aposentadoria, é necessário que seja valorizada a idade com a vivencia e experincia. Tais ferramentas importantes para solidez das empresas. Eu fico sim assustada com a questão da idade e mercado de trabalho.
Preconceito existe em todos os lugares, não importa a raça, sexo, idade etc.
Todos somos preconceituosos, inclusive os que sofrem disto tambem. É +- como uma defesa psicologica inicial.
Quer acabar com isso, educação, e muita. Mas mesmo assim, alguns não conseguem ligar A com B.
esses trouxas vão tomar no c. bem grande....ñ aceita pessoas no que se diz indirentes à eles e q ñ tem a minima capacidade....
Sou 100% ariano, mas tenho a pele morena.
Posso dizer que já passei por maus bocados inúmeras vezes devido a minha cor. Imaginem se eu fosse pardo ou negro. Por isso o que tenho a dizer é ABAIXO O PRECONCEITO!
O pior é que a area que eu concorro é masculina, mesmo eu sendo melhor que muitos caras. Eles não levam em consideração isso e sim se eu tenho um pênis ou não.
Eu cansei de ser discriminado por ser gordo0. É uma vergonha! Sou formado com mais de dez anos de experiência na minha área,l mas por diversas vezes isso não conta em nada. É triste!
Oi Mary sofri preconceito em meu último emprego, foi tão humilhante que tive que sair às pressas direto para o hospital. Hoje quem me fez passar por isso, não usufrui mais do seu dito poder. De qualquer forma minha saúde ficou prejudicada. Contudo recuperei minha auto- estima a qual considero muito importante.
Dani Sans
Mary
Aqui no Japão já sofri muitos preconceitos por ser estrangeira, mas quando passei a não ligar mais para esse detalhe. Isso simplesmente desapareceu da minha vida e acho transito tranquilamente em ambiente japonês, em fábricas, escolas, lojas me aceitando como sou. Claro que vivendo aqui aproximadamente sete anos também fui me adaptando, passei a ter um comportamento mais discreto e muitos osutros detalhes que assimilei com a convivência com os japoneses. Aprendi muito
Eu já trabalhei, com filipinos, africanos, tailandezes, peruanos, argentinos, chineses e outras raças e soube respeitar os costumes e tradições deles. Tenho amigos em diversos lugares do mundo.
No momento da escolha aqui para trabalho é importante que saiba falar um pouco do idioma e também a idade, se for descendente de japoneses é mais fácil.
Eu já não faço parte dos requisitos exigidos, mas mesmo assim já trabalhei bastante em fábricas atualmente prefiro ficar nos bastidores cuidado do meu filho e realizando outros projetos
beijos.ROSE NAKAMURA
@CecíliaOii querida Ceci
Esse tipo de atitudes de preconceito com os colegas de trabalho, são coisas de tipos de pessoas antieticas e totalmente sem nenhum tipo de profissionalismo.As empresas tem que prezar pelo respeito ao proximo e contratar as pessoas pelo seu profisisonalismo.
Bjs
@LISON COSTAOii Lison Querido
Obrigada como sempre pela visita e seu esplenderoso comentario.Espero que com certeza que os dias estejam contados para essas empresas que tem preconceito com os candidatos, pois o que tem mesmo de prevalecer é a competencia e as habilidades das pessoas.
Bjs no coração
olá pessoas ja sofri varios tipo de preconceito mas hoje graças adeus pude soperar isso !!! temos que ser humanos e não deixar que isso possa constranger nossos filhos pk o presente dee hoje será o futuro de amanha até bjãoooo que tds nos pensamos nisso até fuiiiii
estou desempregada desde março de 2011. e tá difícil conseguir uma recolocação no mercado. além de ser mulher, sou obesa e já passei dos 40 anos. por mais que digam q não, percebe-se o preconceito.
Vai sonhando, vai sonhando... O preconceito não vai acabar! ]
As empresas não querem saber de negros, gays, gordos e muitos outros mesmo que tenhamos um curriculum bom.
É melhor ser uma pessoa preconceituosa, como as empresas, do que uma pessoa diferente do padrão.
Ótima matéria
sofro preconceito por ser negra e pobre.
Minha coordenadora mim trata com diferencia e ironias ela pode-se ela mim despedia mas pra tristeza dela sou concursada.
Postar um comentário