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Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

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quinta-feira, 14 de maio de 2015

Como Administrar os Conflitos?


O conflito é a manifestação de insatisfação ou de divergencias de idéias, percepções e opiniões.é a forma de comunicação disfuncional na busca de satisfação de necessidades, de ser ouvido, de ser reconhecido e acolhido.



Possíveis causas do conflito: Para a correta administração do conflito é importante que sejam conhecidas as possíveis causas que levaram ao seu surgimento. Dentre elas,é possível citar:
Experiência de frustração de uma ou ambas as partes:Incapacidade de atingir uma ou mais metas e/ou de realizar e satisfazer os seus desejos,por algum tipo de interferência ou limitação pessoal,técnica ou comportamental;
Diferenças de personalidade: São invocadas como explicação para as desavenças tanto no ambiente familiar como no ambiente de trabalho, e reveladas no relacionamento diário através de algumas características indesejáveis na outra parte envolvida.

Como Lidar com os Conflitos:

          Evitar o Conflito:Procurando compor grupos mais homogêneos, com maior afinidades de ponto de vista, valores, metas e metódos.
           Reprimir o Conflito:Mantendo as diferenças sobre controles, encobertas, portanto , pela enfase continuada a lealdade, cooperação, trabalho em equipe, conduzindo a um clima contrario a situações de discordâncias.
          Aguçar as divergências em conflito: Reconhecer e aceitar as divergências, procurando criar uma situação para a expressão aberta do conflito, para que possa ser visto como tal.Essa abordagem é vantajosa quando permite esclarecimento e aprendizagem.
          Transformar as diferenças em resolução de problemas:Se as divergências forem percebidas como enriquecedoras ao invés de competição,as situações conflitivas passarão a ser problemas que poderão ser resolvidos cooperativamente e criativamente

Como administrar os conflitos:

          Criar uma atmosfera afetiva;
          Esclarecer as percepções;
          Focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;
          Construir um poder positivo e compartilhado;
          Olhar para o futuro e, em seguida, aprender com o passado;
          Gerar opções de ganhos mútuos;
          Desenvolver passos para a ação a ser efetivada;
          Estabelecer acordos de benefícios mútuos.

As pessoas  são distintas, pois diferem na maneira de agir, pensar, perceber e sentir.As diferenças individuais, são, portanto inevitáveis com suas consequentes influências nas dinâmicas interpessoais.Mas essas diferenças não podem ser consideradas inerentes boas ou más.Pois algumas vezes trazem benefícios ao grupo e outras vezes trazem prejuízos, reduzindo-lhe a eficiência.O manejo de situações de conflito é essencial para as pessoas e as organizações como fonte geradora de mudanças, pois das tensões conflitivas,dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de criatividade, novas idéias e de  crescimento mútuo.

5 comentários:

Geraldo disse... [Responder comentário]

Olá Mari,

Este é um grande diferencial para o gestor eficiente: administrar com habilidade os conflitos sem que, com isto, perca o controle de seus focos. Bela exposição no seu artigo.

Abraço

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Mari, minha amiga linda!
Bem, voltamos sempre a questão das diferenças e no quanto é importante saber lidar com elas! O mundo hoje é composto por conflitos justamente porque as diferenças não são respeitadas ou toleradas. No campo corporativo é um grande problema, pois como você bem cita, impera a necessidade das pessoas quererem mostrar-se melhores que as outras. Mas, com uma boa gestão, onde haja imparcialidade e um espírito mais conciliador, essas diferenças vão sendo atenuadas.
Grande beijo, minha lindona!
Jackie

Luciana Penteado disse... [Responder comentário]

Oi, Mari, os conflitos acontecem a toda hora. Nós é que administramos muitos deles da melhor maneira possível para que não se torne uma guerra, rs.
Essas causas apresentadas no texto são, sim, as mais prováveis de serem as motivadoras de um conflito. Particularmente, vejo a questão da diferença de personalidade como uma das principais.
Ótimo texto. Bem reflexivo! Beijos!

Contato Venda Cursos disse... [Responder comentário]

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Inspirando Sucesso disse... [Responder comentário]

Grato pelas dicas
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