Pode votar a vontade!

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga,Blogueira,sou Analista de R&S numa consultoria de RH. Experiência em empresas da área de Varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
Loading...

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Carregando...

Pages

sábado, 18 de dezembro de 2010

Planejamento para 2011: você já fez essa promessa?





Estamos no mês da esperança, em que os sonhos se renovam, as agendas são compradas e as promessas saem da boca para fora. Todo final de ano é o mesmo ritual, o que é muito legal e necessário, mas para a maioria das pessoas tudo passa nas primeiras semanas do novo ano.

Sem consistência e método, esse momento de fim de ano é desperdiçado por grande parte das pessoas, e resta apenas seguir um padrão muito parecido com o que vem sendo feito nos últimos anos. Se você não romper esse ciclo, 2011 será mais um ano de muita ação e pouca evolução.

O primeiro passo para sair do lugar em 2011 é saber definir o que realmente você irá focar e o que deixará de fazer no ano novo. Definir o importante implica em você parar e fazer uma profunda reflexão sobre as coisas que realmente trazem retorno para sua vida, que trazem felicidade, resultados e equilíbrio. Se isso não estiver claro, você com certeza vai se perder em atividades circunstanciais, sem a menor relevância.

Parece simples, mas na hora de escrever, às vezes, não é tão fácil assim. Reserve um tempo para esse exercício, escreva e descreva tudo que vier a sua mente e depois faça uma seleção do que realmente será importante para o próximo ano. Depois dos itens importantes selecionados, crie indicadores que permitam saber se você está indo na direção certa. Algo que possibilite avaliar em alguns meses e ter a certeza que está caminhando na direção correta.

Sabendo o que é importante, fica mais fácil avaliar o que não é importante. Se você tentar fazer tudo, acaba não fazendo nada. Escolha ser mais seletivo no ano que vem, aprenda a dizer não com fundamento, tenha coragem de interromper tarefas que não trazem mais resultados e de mudar situações que só trazem estresse. A vida passa rápido demais, se você não assumir o controle da situação.

Depois é o momento de pensar nas suas metas para o próximo ano, algo que faça você sair do lugar, evoluir na carreira, na vida, nas finanças, nos relacionamentos, na espiritualidade, etc. Não importa o que seja, mas tem de ser extremamente apaixonante, precisa ser em pequenas quantidades e muito realistas.

Costumo recomendar a especificação de duas ou três metas, no máximo, para o próximo ano. É melhor do que ter uma lista interminável que nunca será realizada. Seja seletivo e coerente. Feita a escolha, é preciso elaborar um excelente plano de ação, afinal são esses passos que vão realizar a meta. Esse será o fator que determinará se sua meta vai sair do lugar ou ficar parada. Atividades de grande duração, que você não consiga visualizar a execução, simplesmente não são feitas. Anexe seu plano de ação na sua agenda de papel ou software e agende uma tarefa de revisão mensal até o final do ano sobre esse plano, assim você terá um contato constante com o objetivo e ele não ficará esquecido.

Na revisão de fim de ano, inclua também a revisão da sua carreira, ela é a principal responsável pelo uso do seu tempo e da sua geração de resultados. Qual foi a evolução da sua carreira nesse ano? Que oportunidades foram aproveitas ou desperdiçadas? O que você aprendeu? Está valendo “a pena” o que você faz atualmente? Como foi seu reconhecimento? É o momento de manter, acelerar ou mudar?

Essas são algumas perguntas que você precisa pensar para ver o que alterar ou manter no próximo ano. O mercado está bem aquecido para você ficar na zona de conforto, aproveite o máximo o que esse nosso momento de economia e crescimento pode oferecer para sua vida. Ficar ou sair da empresa é uma decisão que precisa levar em conta os objetivos da sua carreira. Ambas as opções são viáveis, desde que ajudem você a progredir.

Por último, e não menos importante, envolva sua família no processo. Planejar em família é um grande fator de realização. Envolva seu cônjuge, seus filhos, seus pais, etc. Sonhar juntos e agir juntos funciona melhor que de forma isolada. Lembre-se que, por mais sucesso que você possa ter individualmente, nada compensará um fracasso familiar.

O momento nunca esteve melhor para você fazer 2011 com mais resultados, diferente dos outros anos e na direção do que você realmente deseja. Isso vai depender apenas de você, da sua atitude e da sua capacidade de planejamento. Feliz Ano Novo!


Fonte:Jornal Carreira & Sucesso - 411ª Edição

4 comentários:

Isa disse... [Responder comentário]

Passei pra desejar um natal repleto de paz, saúde e confraternizações, com a bênção de Jesus. E um ano vindouro de muitas realizações e sorte.

Com carinho
Isa

http://sabedorias-isa.blogspot.com

LISON COSTA disse... [Responder comentário]

Saudações:
Amiga Maria do Carmo:

A ler atenciosamente a riqueza de sugestões contidas em seu impecável texto fiquei por alguns momentos refletindo. Todos os itens elencados são de grande valia. E com certeza você está coberta de razões ao sugerir a devida aplicação. Por outro lado, é importante registrar que, por muitas vezes, os planos que procuramos elaborar, ou metas com vistas a realizar em um determinado período se faz necessário não ficar somatizando, pois, fatores alheios e na maioria das vezes, acontecem contra a nossa vontade acontecem e termina por sepultá-los. Daí, ficar se martirizando pelo desacerto também é prejudicial e muito a mente. Muito tem por hábito, recorrer a experiência que adquiriram no decorrer dos tempos, e esquecem que essa mesma experiência é devorada pelo próprio tempo, tome-se como exemplo o SR. Senor Abravanel, - Silvio Santos- que dispensou 70 anos de vida a mega projetos e termina a trajetória de sucesso com a falência batendo a suas portas.
Acho que o homem deve sir fazer planos, metas, elencar objetivos, sonhar, mas não deve esquecer-se que a reposta vem de Deus.
Parabenizo-a por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON.

LISON COSTA disse... [Responder comentário]

Amiga:
Desculpe-me, por gentileza, desconsidere o primeiro comentário.
Lison

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Olá miga querida!
É, minha linda! Não dá para planejarmos tudo, mas se ao menos soubermos a direção que queremos seguir, acredito que já seja o início do caminho... Foco é muito importante! Muitos sonhos deixam de serem realizados porque as pessoas perdem o foco original do tangível e passam a "enlouquecer" no fictício! Aí vira tudo frustração, tudo projetos inacabados e um ano, novamente, mal vivido...
Muito boa essa matéria!
Parabéns!
Grande beijo,
Jackie

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Google+ Badge

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

Adicione seu Email

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic