http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

domingo, 9 de setembro de 2012

Qual foi sua pior dinâmica de grupo?





A dinâmica de grupo ainda é uma das etapas mais temidas para o candidato que está participando de um processo seletivo.Quem é que não tem receio de participar de uma dinâmica de grupo? Mesmo as pessoas mais experientes sentem um pouco de frio da barriga, pois nunca sabem o que vão encontrar. Realmente existem alguns tipos de dinâmicas que constrangem o candidato, deixa ele mais nervoso e as vezes o objetivo da dinâmica não condiz com o perfil da vaga a ser selecionada.


Antes de fazer psicologia, eu não entendia muito bem os significados das dinâmicas de grupo e já tinha participado de algumas dinâmicas que não tinha nada haver, sem nenhuma coerência. Eu achava um absurdo, pois as empresas não tinha nenhum respeito com o candidato, já participei de dinâmicas de vender um sapato com salto quebrado, um palito de fósforo riscado, sendo que a vaga que eu participava não tinha nada haver com vendas, outra vez já pediram para eu fazer um jingle e ficar dançando e cantando na frente de todo mundo, e a vaga não tinha nada haver com artes cênicas ou canto.


Tem empresas que passam do limite, acho que tem que ter um bom senso e principalmente ter respeito ao candidato e não expor ele ao ridículo, pois o objetivo da dinâmica de grupo é observar o comportamento na situação de grupo e na maneira de ser do indivíduo.


E você já foi exposto ao ridículo em alguma dinâmica, qual foi a pior dinâmica que você já participou em um processo seletivo?

10 comentários:

Aline disse... [Responder comentário]

Mary,é incrível como certas empresas tentam expor o candidato ao ridículo...Comigo nunca aconteceu não,mas uma amiga minha em uma entrevista de emprego, teve que dançar na frente de todos...Detalhe: A vaga não era pra dançarino!kkkk

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá queridíssima !!

Excelente o tema abordado !!
Até mesmo um leigo sabe quando a dinâmica é séria e leva a alguma observação importante a respeito do comportamento dos participantes ou quando é puro sadismo... Infelizmente algumas empresas extrapolam os limites do bom senso e do profissionalismo, como uma vez que participei de uma em que era preciso falar a cor da sua roupa íntima no meio do grupo... Me diga que relevância tem isso para o cargo em questão ?
Mesmo se a justificativa fosse algo como medir o nível de timidez ou algo assim, nada justifica esta invasão de privacidade ou constragimento. Virei as costas e saí.
Mas felizmente também existem empresas corretas que nos brindam com dinâmicas incríveis onde aprendemos muito, eu mesma perdi muito do meu medo de interagir e falar em público assim !!
Adorei a postagem !!
um beijããooo e boa semana !

Mari Costa disse... [Responder comentário]

Oii minha amiga Sam

Primeiro desculpe a ausencia e falta de tempo. Minha vida está uma correria só, uma loucura, loucura, mas graças a Deus não tenho do que reclamar.Só sinto falta de não poder dar atenção aos meus queridos amigos internautas e leitores.
Mas voltando para postagem kkk não puder rir dessa excentricidade, caraca falar sobre a roupa intima, já é demais, isso é constrangimento ao quadrado, eu também faria o que você fez e ainda por cima denunciava a empresa, que ela tem que tratar o candidato com respeito, pois ninguém estar ali para expor sua intimidade e sim suas habilidades e competências individuais e em grupo.
Mas como realmente existem empresas serias e idôneas,que nos fazem a gente aprender e ver que realmente a dinâmica pode ajudar esse medo de falar em publico. Fico feliz de você ter conseguido superar isso, parabéns.

bjs no

Mari Costa disse... [Responder comentário]

Oii Aline

Com certeza tem empresas que realmente expõe o candidato ao ridículo, mas ainda bem que muitas estão tendo essa consciência de respeito ao candidato e está eliminando esses tipos de dinamica, como por exemplo dançar na frente de todo mundo, pois ali não é a dança dos famosos.

Bjs amiga

Anônimo disse... [Responder comentário]

Saudações,
Quando começam as dinâmicas de grupo, mesmo as saudáveis, eu viro e saio também. Se quiserem, me demitam. Tenho sobrevivido, mesmo agindo dessa forma pouco política.
Abraços.

Sueli Vitorino disse... [Responder comentário]

Parabéns pelo tema abordado. Nunca passei por esses constrangimentos, mas sei de muitos exemplos de profissionais despreparados, que tanto desrespeita o candidato, como também As técnicas de Dinâmica de Grupo que são instrumentos para serem utilizados com objetivos definidos. Muitos nem sequer sabem o porque estão utilizando, mas como é processo seletivo aplicam as técnicas sem nenhuma estruturação.Outros até pedem por e-mail ou telefones como se fosse uma receita de bolo.
Importante: "O facilitador deve ter o cuidado básico de ser familiarizado com o exercício, não apenas no caráter puramente técnico, mas ainda em termos de suas potencialidades e riscos".(Paulo Fernandes de Oliveira,Psicólogo CRP-17/0097) Comentário de:Sueli Vitorino de Lima Psicóloga, Epecialista em dinâmica de Grupo e Gestão de Equipe. CRP-02/10.824

Globalnetwork disse... [Responder comentário]

Globalnetwork diz:
A Global Network realiza dinâmicas de grupo personalizadas, de acordo com o perfil do cargo a ser preenchido e da empresa. Com base nestas informações é elaborada uma dinâmica específica, que atenda a todos os pré-requisitos. A dinâmica tem como objetivo principal conhecer os candidatos e fazer uma seleção prévia, a fim de chamar para entrevista individual somente os profissionais mais adequados para a vaga.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá Maria do Carmo,

Ixxxxxe... agora estou me lembrando de uma dinâmica de grupo ridícula que participei, não foi num processo seletivo, mas foi na faculdade de RH, e foi proposta por uma colega minha... tínhamos que sentar em roda e ficar jogando escravos de Jó!!! Pode??? Ainda bem que isso não aconteceu numa empresa, senão...

Já publiquei um artigo falando sobre as mancadas dos gestores de RH no meu blog, e as dinâmicas de grupo inúteis são uma das coisas que mencionei. Uma dinâmica só deve ser aplicada num processo seletivo se for para destacar o que um candidato tem de melhor (capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, boa comunicação, etc.). E concordo com você, dinâmicas tem que servir para expor competências e habilidades, e não para desrespeitar e constranger os participantes.

Parabéns!

Lili

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá amiga Mari, sempre exelentes matérias e de muita utilidade, gostei muito desse tema abordado.
Beijo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi, Mari!
A pior dinâmica que participei resumidamente foram todas! Infelizmente, nunca vi lógica nesse tipo de coisa... Uma das piores foi quando um gerente de uma central de call center percebeu que eu era tímida e se aproveitou de mim me expondo ao ridículo na frente de todos... Lembro-me que tremi muito e não conseguia falar nada!
As empresas deviam mudar os conceitos e fazer as coisas com mais coerência na hora de testar um candidato! Você sendo psicóloga, achei grave seu comentário no texto... Caramba! Tá ruim mesmo o negócio...
bjs

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic