http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

domingo, 25 de agosto de 2013

Dicas para escolher um caminho profissional que vai trazer mais prazer e chances de crescimento





Concilie o seu trabalho com aquilo que te dá prazer: se você ama cozinhar, não precisa se transformar em um chef profissional para ser feliz. Nem tudo o que dá prazer tem de se profissionalizar. Quem gosta de culinária e cozinha bem não precisa se transformar em chef para ser feliz – há espaço para isso também na vida de uma executiva ou de uma professora. Um amador leva muitas vantagens sobre um profissional, a começar pelo fato de exercer a atividade conforme a própria disponibilidade e vontade. Um chef tem um longo caminho a percorrer antes de se tornar responsável pelo cardápio de um restaurante. Ele deve trabalhar um bom tempo como auxiliar de cozinha, cujas tarefas têm pouco a ver com “gostar de cozinhar”; precisa estudar continuamente, para se manter atualizado; tem de entender de química, para lidar com ingredientes perecíveis e compreender a compatibilidade entre diferentes sabores…
Ao levar em conta todos esses aspectos, talvez a melhor opção para quem adora a culinária não seja fazer disso sua forma de ganhar a vida. Da mesma maneira, um médico que descobre tardiamente seu gosto por história não deveria pendurar o bisturi para prestar um novo vestibular sem conhecer as oportunidades que o mercado oferece para alguém formado nessa área. É possível que ele descubra que, na melhor das hipóteses, viria a ser professor, mantendo uma rotina distante do seu foco de interesse.
Há muitos caminhos para se buscar a felicidade. A profissão é uma das vias mais importantes, por todas as chances de crescimento que oferece. Apesar de o trabalho ser tão valorizado na nossa cultura, somos convocadas a escolher uma carreira ainda no ensino médio, por volta dos 15 anos, fase em que a maioria das escolhas ainda é influenciada pelos pais, seja para agradar a eles ou para contestá-los.
Para a maioria de nós, a vocação não se impõe de modo assim evidente. A palavra tem sua raiz no verbo latino vocare, que significa chamar. Daí a ilusão de que se deve esperar por um chamado, que vai indicar o único caminho certo a ser percorrido sob o comando de uma voz interior. Na verdade, são vários os caminhos. Escolher um deles depende de um processo deautoconhecimento, que comporta enganos e correções de rota.
A psicóloga Lidia Aratangy dá algumas dicas para você rever os chamados do seu coração, pacificar sentimentos ou ganhar coragem se for preciso mudar. Confira:
Tome posse da sua história:  seja protagonista do seu enredo e acredite que você é coautora das suas decisões. Não é o caso de culpar os outros pelas escolhas que fez ao longo da vida.
Olhe para dentro:  descubra o que você real­mente deseja fazer e também o que você pode.
Olhe para fora: converse com quem tem experiência no que você gostaria de trabalhar e descubra que possibilidades reais o mercado atual tem a oferecer.
Olhe em volta: como estão as outras dimensões da sua vida? Você está insatisfeita com tudo ou apenas com suas atividades?
Tenha coragem: claro que você tem o direito de estar feliz. E a obrigação de contribuir para que esse objetivo seja atingido.

5 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Desde jopvem sonhava cursar faculdade, sempre foi difícil chegar neste caminho. Na época que terminei o ensino médio, surgiiu a oportunidade , mas não consegui alcança-la. comecei a trabalhar em dois horários, adiei. Casei, tive filhos, e alimento este sonho. Mas que carreira seguir? como descobrir ? Vou tentando entrar através do enem, mas me sinto deslocada...
Mas adorei as dicas...
Euvanice

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá Euvanice! Se esse é o seu sonho, tenho certeza de que vai conseguir. Parece que você foi adiando, não é mesmo? Será algum medo de assumir de verdade? Um dos segredos para você chegar lá está na administração do seu tempo. Claro que há outras coisas, mas esse pode ser o principal. A vida, dentro de um tipo de sabedoria, parece nos empurrar para longe dos nossos sonhos. A vida nos leva (tem até uma música com esse tema). Você acorda e vai fazendo tudo que é necessário de acordo com os hábitos adquiridos ao longo dos anos. Por exemplo, acorda, levanta escova os dentes, toma café, cuida da casa, família, sai para o trabalho, "resolve coisas para os outros" (Aliás, aqui está um grande segredo. Se você não administra seu tempo, as pessoas administram para você). Quando você olha para trás, passaram-se 2 anos, 5, 10, e parece que nossos sonhos não se encontram nas nossas mãos. Como disse no início um dos maiores segredos está no controle do que você faz com o seu tempo. Porém, quando você começa a cuidar das suas próprias prioridades, muita gente reclama porque você não é mais comandada; mas isso é só no início. Depois, as pessoas se adaptam, ninguém fica sem atenção e todos levam vantagem porque ter por perto alguém que está realizando os sonhos é muito animador. Se você decidir que 2011 é o ano da virada e se organizar para isso, vai perceber que não vai faltar tempo para a casa, a família, o lazer etc. E VAI CONSEGUIR EM 2001. Espero ter ajudado. Sucesso!
Celso Silva

Anônimo disse... [Responder comentário]

ESSA E UMA COISA MUITO COMPLICADA POIS SE TRATA DO RESTO DA VIDA DA PESSOA POR ISSO DEVE-SE DAR ATENÇÃO ESPECIAL PARA ESSE MOMENTO VALEUUUU
Andreia Rosa

Anônimo disse... [Responder comentário]

bom hoje entrei por aqui e me encontrei, não me formei em nada, so pela luta da vida, tive como obstaculo as dificuldades da vida, mas ultrapassei,começei a estudar 1 ano 2 ano 3 ano,meus pais mudava muito de cidade assim perdia o ano, morei em uma cidade pequena abadonei os estudos para trabalhar na lavoura, bem no certo corta cana, não mais estudei. não tive nem a quarta serie. Mais isso não me impediu de trabalhar entrei em uma empreza como auxiliar de scritorio , em outra fui auxiliar de eventos, estou atualmente a 14 anos como vendedor externos., mais ainda não achei meu caminho,to confuso procurando algo mais serio um registo em carteira,ferias decimo terceiro. Quero mudar de ramos mais oque,estou tentando me encontrar preciso de uma palavra amiga. obrigado Mauro Luis

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@AnônimoOii Luis
Eu demorei muito tempo pra me encontrar, tive que fazer dois outros cursos para depois me encontrar na psicologia e me sinto cada vez mais realizada e apaixonada pelo que faço. As vezes nos sentimos perdidos e sem direçao, mas nao se desespere tente encontrar a luz no fim do túnel e siga sua intuição ela é nossa grande aliada. Nao desista dos seus sonhos, fala o que lhe dar prazer e tudo vai dar certo.
Bjs e sucesso

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic