http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

5 abacaxis de entrevista de emprego e como descascá-los



Por mais preparo que um candidato tenha, algumas situações são verdadeiros “abacaxis” em uma entrevista de emprego. E, para descascá-los, mais do que uma trajetória profissional e um currículo impecável, é preciso ter jogo de cintura e uma boa dose de franqueza.
A revitsa EXAME.com conversou com Caio de Mase, gerente da divisão de Finanças e Contabilidade da Robert Half, para listar as principais dificuldades que podem pintar e quais são as melhores maneiras de se sair bem em situações desse tipo. Confira:
1 Não saber responder uma pergunta do recrutador
Você ouve a pergunta e alguns segundos se passam. Em silêncio, você até pode ouvir seus batimentos cardíacos acelerando - pouco a pouco - enquanto a resposta não vem à mente. O entrevistador está esperando. O que fazer?
Diga a verdade. “O candidato deve ser claro, dizer que não se preparou para responder aquela determinada pergunta”, diz de Mase. A pior atitude, de acordo com o especialista, é tentar enrolar o entrevistador. “É muito ruim e isso será levado em conta na hora de montar o perfil do candidato”, diz.
Se a embromação é um ponto negativo, a franqueza, ao contrário, conta a favor. “Mostra que o candidato vai sempre optar por falar a verdade, e isso é muito bom”, diz de Mase.
2 O entrevistador está desinteressado
Não é preciso ser expert em analisar expressões corporais e gestos para notar quando uma pessoa parece estar desinteressada na conversa. Em uma entrevista de emprego, perceber que o recrutador simplesmente não está interessado no que você tem a dizer é, com certeza, um duro golpe.
Mas, nem tudo está perdido. De acordo com de Mase esta também pode ser uma estratégia. “Às vezes, eu uso isso para perceber o quanto o candidato está interessado em chamar a atenção para si”, diz.
Para ele, sai na frente o candidato que demonstre habilidades de comunicação. “Falar de um assunto diferente chama o recrutador para a união, quebra o protocolo de pergunta e reposta”, diz.
Na opinião dele, respostas vagas e não objetivas também são aspectos que desmotivam qualquer entrevistador. Para quem se perdeu em um assunto e pecou na clareza das ideias, a dica, segundo de Mase, é assumir o erro.
“Ele pode dizer que se equivocou e perdeu a objetividade, mas que está disposto a tirar qualquer dúvida que tenha ficado a respeito e tentar melhorar as próximas respostas”, diz.
3 O nervosismo está atrapalhando
Mãos suadas, voz trêmula e coração em ritmo acelerado são sinais de que o nível de adrenalina está alto. Quem já exibiu estes sintomas em uma entrevista de emprego sabe que o nervosismo é um grande vilão dos candidatos a uma oportunidade de emprego.
A dica do especialista é tentar sair, mais uma vez, do modelo engessado de apenas responder as perguntas do entrevistador. “Pedir para o recrutador falar um pouco sobre a empresa e descrição da função, fazendo perguntas abertas, ou seja, aquelas em que a resposta não é apenas um sim ou um não, é um jeito de driblar o nervosismo ouvindo o que o recrutador tem a dizer”, diz ele. Assim, enquanto ele fala, você tem um tempo para respirar fundo e encarar as próximas perguntas.
Ser franco também é um diferencial, segundo de Mase. “Muita gente não faz isso, mas é bom comentar que está nervoso e pedir que o entrevistador compreenda”, diz.
4 Você está atrasado
Os minutos andam mais rápido do que o trânsito e o atraso para a entrevista de emprego já é inevitável. Você está bem preparado para a conversa com o recrutador, no entanto, sabe que chegar depois do horário combinado vai minar boa parte das suas chances de conseguir a oportunidade pela qual tanto esperou.
“O risco de chegar atrasado é sempre grande”, diz o especialista. Por isso, segundo ele, a regra de ouro é avisar antes, caso algum imprevisto o impeça de ser pontual. “Deixar um recrutador esperando 30 minutos e não falar nada já vai fazer com que a entrevista comece mal”, diz.
Ele conta já ter visto casos de candidatos que não compareceram e ligaram depois de uma semana querendo remarcar a entrevista. “Isso é muito mal visto”, explica.
Ligar do caminho avisando sobre o eventual atraso além de educado, vai demonstrar que você se preparou de alguma forma. “Mostra que o candidato teve o cuidado de anotar o nome e o telefone do recrutador, que pegou algumas informações”, diz.
Outro aspecto que aponta para a importância de comunicar atrasos antecipadamente é o fato que aquele tempo de espera pode ser aproveitado. “O recrutador pode se programar para fazer outras coisas enquanto o candidato não chega e não fica com aquela sensação de que perdeu tempo”, diz.
5 Você não informou no currículo que ainda está fazendo pós-graduação
O curso de pós de graduação já figura no currículo, mas o diploma só chega dentro de alguns (muitos) meses de dedicação. Não haveria “abacaxi” algum se o seu currículo contasse com este detalhe importante: a previsão de término e horário das aulas. Por isso, é importante deixar claro para o recrutador que ainda está estudando.
De acordo com de Mase, muita gente enxerga isso como um ponto negativo e opta por não especificar que a pós graduação está em curso. “Isto está acontecendo muito e os gestores das empresas acabam ficando frustrados depois, ao descobrirem que o novo colaborador vai precisar sair em horários determinados para terminar um curso que não foi informado previamente”, diz.
Para evitar se queimar com o recrutador e fugir de uma dor de cabeça logo nos primeiros dias de trabalho, deixe claro na entrevista quais horários são de aula e precisam ser respeitados, e corrija a informação no currículo.

3 comentários:

adamor fernandes disse... [Responder comentário]

gostei muito das dicas obrigado

Sandra Portugal disse... [Responder comentário]

Querida passei para deixar o meu carinho e para convidá-la a conhecer a entrevista de hoje do Projetando Pessoas que tenho certeza você vai gostar!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

vitor disse... [Responder comentário]

Gostei do seu blog. Visita o meu www.vamosfalardefinancaspessoais.com

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic