http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A transição do profissional ativo para a aposentadoria




Durante muito tempo falar de aposentadoria era fazer com que o indivíduo se projetasse para uma posição de mero espectador da sociedade, estar “inativo”, o que acabava afetando a autoestima do mesmo. O trabalho é a principal atividade do homem, significa ser alguém no mundo, fazer diferença, participar das trocas sociais. Se analisarmos veremos que no sistema capitalista o cotidiano de um indivíduo gira em torno do trabalho, que por sua vez é o responsável por distribuir os papéis dentro da sociedade e estabelecer o roteiro da maior parte da vida de um cidadão, pois esta gira em torno dele. A partir do momento que este cidadão rompe com esta rotina a sensação que ele tem é a de que o chão desapareceu sob seus pés.





Em alguns casos provavelmente essa transição poderá desencadear reações depressivas ou doenças cardiovasculares. A depressão seria a somatização de todas as reações intrínsecas e extrínsecas, vivenciadas pelo sujeito nesse momento de adaptação a nova situação. Essa vivência possivelmente acarretará ansiedade e falta de equilíbrio, pois o indivíduo torna-se uma pessoa ociosa e sem objetivos, além de sentir uma mudança no seu status social, isso tudo leva a uma mudança de hábitos que prejudica ainda mais a saúde dos mesmos. Ao se aposentar o indivíduo também acaba passando por situações de stress, diferentes daquelas da vida profissional, mas que também afetam a vida afetiva do aposentado. Tudo está relacionado ao vínculo criado entre sua vida social e sua vida profissional, quando maior este vínculo maior será a consequência sofrida, daí a importância de haver um equilíbrio entre as duas. A aposentadoria deve ser planejada durante toda vida profissional de uma pessoa e não apenas as vésperas.



A preparação para a aposentadoria deve fazer parte de um projeto de vida do indivíduo, seja ela compulsória ou voluntária, é importante reconhecer a necessidade de cada caso, sempre objetivando a qualidade de vida do aposentado, e desmistificando a figura daquele sujeito marginalizado pela sociedade.

5 comentários:

Principe Encantado disse... [Responder comentário]

Muito boa e elucidativa sua matéria.
Abraços forte

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que Post Fascinante!
AMIGA MARY,
Gostei muito da ótima análise que você fez sobre o processo de transição rumo a aposentadoria... Mais um artigo de qualidade!
Parabéns pelo excelente post!
Abraços,
LISON.

disse... [Responder comentário]

Mary
Aqui em portugal essa questão é complexa...e preocupante.
bjs
joana

Charles Netto disse... [Responder comentário]

Todo que estão próximo de aposentar se deveriam ler este contúdo do seu blog,parabéns.

Elinaã disse... [Responder comentário]

A aposentadoria é um momento da vida, em que todos nós vamos passar. Quando chegar esse tempo o ideal é fazer alguma atividade, viajar, conhecer pessoas diferentes...
Bjos minha Amiga!

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic