http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Qual a diferença entre empatia e simpatia?








Muitas pessoas ainda confundem Empatia, com Simpatia, você pode ter simpatia por alguém, mas não pode ter empatia. A simpatia é o apreço, admiração à atos e idéias de outros, ou seja,  simples entendimento do sofrimento do outro, já a  Empatia é proativa, deriva-se inicialmente, na maioria dos casos, da simpatia,sendo que vai mais além, é a capacidade de se colocar no lugar do outro. “O objeto da empatia é a compreensão, e o objeto da simpatia é o bem-estar do outro. (...) Em resumo, a empatia é um modo de conhecimento e a simpatia um modo de encontro com o outro”, define o psicólogo americano Lauren Wispe.  

Hoje em dia a sociedade tem uma cultura muito individualista, são poucas         pessoas que conseguem de fato, se colocar no lugar do outro, de ter essa sensibilidade. Principalmente no mundo corporativo, onde a concorrência é acirrada, um querendo ser melhor do que o outro, as pessoas estão tão preocupadas consigo, que exercem pouco a empatia, mas para entender o próximo é preciso, primeiramente, aprender a conhecer a si mesmo. Esse é um grande problema, as pessoas tem medo de conhecer a si mesma, tem medo do que o autoconhecimento pode revelar, trazer frustrações, traumas que as vezes as pessoas não estão preparadas, então prefere fugir do seu “eu”. 

Um profissional que tem um caráter exemplar,bons conhecimentos técnicos e generalista,  e consegue ser empático com as pessoas tem uma chance maior de ter sucesso em sua carreira.Pois não adianta você ter um grande conhecimento cientifico, ser muito inteligente, ter uma grande capacidade de resolução de problemas, se você não conseguir se colocar no lugar do outro, para as organizações , hoje em dia , os funcionários, possuem um grande valor. 

Particularmente eu sempre procuro ser empáticas nas minhas relações, tanto profissionais como sociais. O engraçado é que às vezes eu me coloco tanto no lugar dos outros, que parece que eu absorvo as emoções e sensações deles, hoje em dia consigo mais me controlar. Antigamente por exemplo, se eu visse uma pessoa sendo ferida, era como eu sentisse a dor dela, como se estivesse dentro de mim, quando eu via as crianças nas ruas pedindo esmolas, me dava uma sensação de tristeza, que me colocava no lugar delas e me sentia muito mal.Quando alguém era demitido no trabalho, era horrível, ficava imaginando a situação daquele pai ou mãe de família sem emprego.Sendo que fui trabalhando essas minhas emoções e fui percebendo que infelizmente não poderia mudar aquela realidade, e que cada um teria que passar por essas trajetórias, as vezes boas e as vezes nem tanto.Mas mesmo assim não fiquei insensível com essa realidade, ao contrario, procuro sempre fazer minha parte para transformar um pouco da tristeza em esperança e da alegria em sucesso.

13 comentários:

IL disse... [Responder comentário]

Fala aê, Mary. Maravilha?
Boa! Muitas pessoas ainda desconhecem a diferença, ou fazem confusão, entre estes dois tópicos.

Grande abraço.
Ótimo domingo e uma produtiva semana para ti.

Unknown disse... [Responder comentário]

Mary ,
muito interessante seu artigo.
Além de simpatia , empatia , podemos desenvolver
sentimentos ainda mais nobres como a compaixão por exemplo . O homem precisa desenvolver não só no aspecto da inteligencia , mas principalmente seus sentimentos.

bjs
Francisco

Rosana Madjarof disse... [Responder comentário]

Mary,

Uma excelente matéria minha amiga!

Muitas pessoas, realmente, confundem empatia com simpatia, mas há uma grande diferença entre as duas.

O bom mesmo, seria se todos pudéssemos ser simpáticos e ter empatia com o outro, mas nem sempre isso é possível.

Adorei!

Bjs.

Ro.

Roniel A. Julio disse... [Responder comentário]

Amiga Mary, acredito que as pessoas são muito mais simpáticas do que empáticas, pois para haver empatia é necessário conhecer um pouco mais da outra pessoa, e assim, saber o que ela sente e passa, e nem sempre as pessoas estão preparadas para colocarem-se no lugar do outro. Parabéns pelapostagem. Abraços. Roniel.

LISON COSTA disse... [Responder comentário]

Saudações!
Amiga MARY, hoje, você está super, hiper inspirada, admirei a sua matéria...valeu a pena conferir o excelente conteúdo e o primor de explanação!
Parabéns por mais um magnífico post!
Abraços,
LISON.

Derleit disse... [Responder comentário]

Olá Mary!

Parabéns pelo post bastante claro.
Ambos são necessários para alcançar o sucesso.

Abraço!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Fofaaa,parabéns amiga,amei seu post,como sempre nos proporciona textos muito interessantes.Amei,adimiro muito vc viu?Tu és uma conterranea arretada mesmo.

Cecília disse... [Responder comentário]

Mari,minha flor,seu artigo ficou esplendido!Sabe existe uma grande diferença sim.Eu particularmente conheci o verdadeiro sentido da empatia quando escolhi minha profissão.
Bjos

Carlos Roberto de Oliveira disse... [Responder comentário]

Quem prestar um pouco de atenção, vai ver e ouvir, em jornais, no rádio e na televisão, jornalistas famosos referirem-se a "empatia" como palavra sinônima de "simpatia", o que é um erro grotesco.

Empatia, está no Aurélio, "é a tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa". É a capacidade de se transferir para o lugar de outra pessoa e buscar sentir o que ela sente diante de determinado fato.

Boa postagem!

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Amiga, minha flor do nordeste!!!
Adorei essa matéria e fiquei aqui pensando no quão complexa são as relações humanas, com as suas variáveis e nuances...Acho que não confundem apenas essa diferença (empatia-simpatia). Tem vários tipos de sentimentos ou gestos que costumam confundir também, tipo: bondade-ingenuidade ou no popular: diferença entre ser bom e ser bobo...rsrs...amor e paixão, liberdade e responsabilidade, maturidade e velhice...e por aí vai...
Mas, no nosso caso, que temos diariamente fortalecido a amizade e o carinho uma pela outra, nos falado sempre e acompanhando os acontecimentos...rs... posso dizer que tenho por ti mais do que empatia e simpatia juntas. Tenho um verdadeiro amor fraterno. Você sabe!
Grande beijo, amiga...obrigada por tudo!
Jackie

Endim Mawess disse... [Responder comentário]

as vezes evito me colocar no lugar da pessoa senão tomo decisões erradas

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bom dia mari, quero te parabenizar pelo artigo muito bom mesmo, e aproveito para pedir parceria de link ou de banner já que os nossos blogs tratam do mesmo interesse fazer profissionais de sucesso, caso queira fazer parceria deixe um recado no meu blog. Um abraço e muito sucesso...
http://www.palestraempresarial.blogspot.com/

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito boa a matéria e concordo plenamente com o comentário Carlos Oliveira, pois muitos usam "empatia" como sinônimo de "simpatia".
Parabéns pela matéria

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic