http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Como lidar com seu Chefe





Não existe nada pior do que ter um chefe que nem se quer você ver, aquele que parece intocável, que não dar um bom dia para seus subordinados, que é carrasco e não tem empatia com os outros. Encontrar chefes assim, não é uma coisa de outro mundo não, várias empresas ainda adotam esse estilo de chefia e liderança, mas com certeza, as pessoas que adotam esse estilo de liderança não vão muito longe não, ficam estagnadas.


Para sabermos lidar e ter um bom relacionamento com nosso chefe, temos que ser autentico e sincero, não podemos mostrar uma pessoa que não somos, para querer agradar a ele. Temos que ter atitude e explanar nossas idéias, sem ter receio de ser criticado e ainda quando achamos que o chefe está errado, ou que aquela não é a melhor atitude a ser tomada, temos que ter coragem e falar, não ficando calado só porque ele é o chefe.


Eu particularmente, trato meu chefe de igual para igual, não tenho medo e não sou submissa a ele, só porque ele estar numa posição hierárquica acima da minha. Temos uma relação de respeito e confiança, ele sabe delegar as tarefas para seus subordinados e aceita nossas idéias, sem ter medo de que alguém tome seu lugar.


Nas minhas andanças pela net, encontrei um artigo no site Administradores  para você reconheçer os tipos de chefe e saber lidar com cada um deles.


O chefe mal-humorado: Sorria e seja sempre educado, não se deixe contaminar pelo mal-humor, afinal é ele que está de mal com a vida e não você, ao invés disso contamine-o com doses terapêuticas de bom – humor, pois a mudança de comportamento deve partir de você.

O chefe “amigão”: Muito respeito, não misture as coisas você tem o privilegio da liberdade e intimidade dada a sua amizade, mas deve saber respeitar a hierarquia que os separa não abusando dessa liberdade. Não ultrapasse os limites, pois nem tudo pode ser dito quando seu amigo é o chefe.

O chefe inseguro: Paciência. Jamais o confronte em público, apresente as suas idéias reservadamente com ele antes de discuti-las em público. Evite pressiona-lo, mas por outro também o ajude a tomar decisões, por exemplo, relembrando-o dos sucessos passados que ele já obteve.

O chefe é parente: Não misture ou confunda assuntos da empresa com reuniões de família cada um tem seu lugar, nada de intimidades nos corredores da empresa e alem disso aja com muito mais profissionalismo e eficiência já que as outras pessoas sempre irão pensar que você tem privilégios do chefe, então não dê motivos para isso.

Chefe mais novo: Aprenda. Respeite-o e nunca diga ''não'' a uma ordem direta. Aproveite para reciclar seus paradigmas apoiando suas idéias inovadoras, caso discorde explique seu ponto de vista e nunca pronuncie a frases: ''Você é muito jovem para... ''.

Chefe muito mais velho: Aprenda e respeite o seu ritmo. Saiba que mais de 60% das pessoas preferem os mais velhos. Ouça-o sempre que possível, pois ele conhece profundamente a empresa e conhece muita gente por isso geralmente são ótimos mentores.

Chefe agressivo: Reúna a equipe e chame-o para uma reunião para expor o problema, sempre citando exemplos, cuidado não tente fazer isso sozinho, ele pode pensar que o problema é pessoal. Caso não resolva informem o chefe dele do comportamento agressivo e que isso está influenciando no resultado da equipe.

Chefe calado: Não se preocupe esse provavelmente é o estilo dele, mas regularmente peça feedback do seu trabalho para que assim você saiba a opinião dele e se tranqüilize. A não ser que ele seja calado somente com você, isto sim pode ser um problema.

Chefe centralizador: Cumpra prazos e metas assim você conquista credibilidade e demonstra sua competência atingindo resultados. Seja pró-ativo, ajude o seu chefe á carregar o piano e mostre que você já está pronto para assumir novas responsabilidades.

Chefe exigente: Peça para ele lhe contar quais foram os fatores de sucesso em sua carreira, assim você conseguirá conhecê-lo alem de identificar aquilo que ele mais valoriza no trabalho com isso você aumentará a sua chance de ser mais assertivo evitando “puxões de orelha” desnecessários.


Chefe egocêntrico: Valorize-o sem bajular e evite entrar em conflito pelo poder ou atenção, deixe-o se exibir. Ao discordar, faça-o em particular, municiado de muitos dados que respaldem as suas afirmações, mas evite entrar em detalhes sobre suas idéias e projetos. Tenha-o como aliado nunca inimigo

Quando eu não vou com a cara do chefe: Você tem duas opções, sair da empresa ou lidar com isso. Mas antes faça uma auto-análise para descobrir se o problema não é com você. Se todos simpatizam menos você pode ser um sinal ou caso a dificuldade em simpatizar com superiores seja algo comum em sua vida, pense no que deu errado nas outras vezes e repare se não está repetindo o mesmo comportamento.


7 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oláá queridaaa !!!

Muito boas as suas dicas !!
É preciso bom senso para lidar com pessoas que estão em um cargo superior, mas que são seres humanos como nós !
Meu novo chefe é o estilo Amigão e Elétrico !! Procuro manter a postura e só conversar sobre assuntos fora do trabalho quando ele mesmo se pronuncia, seguindo a sua dica de nunca misturar totalmente as estações ;)
Mas já tive chefes de vários outros tipos e realmente é preciso bastante paciência e discernimento para não manchar nossa imagem e nem sucumbir ao estresse !!
Obrigada por compartilhar conosco !!
Um beijooooo e boa semana !!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito legal sua postagem. Na minha carreira procurei me adaptar e não criar barreiras comportamentais com chefes mas todos nós sabemos que esta "não é a prática do mercado". Fomos educados a manter distância de chefes e não ter amigos no trabalho (somente colegas). Respeito e saber se posicionar diante das situações faz a diferença e derruba barreiras.
Grande abraço
Natanael

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ser confiante no que diz, ter personalidade de respeito com o próximo, delicadade e saber ouvir seus colegas de trabalho, para que possa tomar uma decisão que não vá contra os principios da liberdade... Procurar saber as normas da empresa de uma forma que pode receber orientação desde o porteiro até o diretor geral de uma forma que não ridicularize alguem, seja humilde, manter o respeito, saber ouvir e tambem fazer o que for de melhor, para não prejudicar ningue...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tenho uma chefe, controladora, chata, impulsiva, mandona e que grita com os funcionários. O que faço? Faço o meu trabalho e tenho ignora-la.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O que fazer: A supervisora de setor gritou, maltratou o funconário. Os chefes de setor ouviram tudo e não se manifestaram, isso demonstra falta de visão dos chefes? Voces poderiam por favor responder?

Mari Costa disse... [Responder comentário]

Oiii Tudo bem?

Realmente essa atitude não condiz com uma pessoa que ocupa um cargo de liderança, ela esta nos tempos da caverna, sendo uma pessoa autoritaria e sem ética. infelizmente os outros chefes que trabalham com ela, fazem vista grossa e finge que nada aconteça. O ideal seria alguem conversar com ela,dar um feedback para ela refletir em suas atitudes. Se ninguem tiver coragem, passa um email anonimo, falando de como deve se comportar um grande lider e que essas atitudes que ela tem na empresa, já é coisa do passado. Se quiser pode mandar esse texto http://comoserumprofissionaldesucesso.blogspot.com/2010/01/chefe-ou-lider-existem-diferencas.html

E o mais importante é não entrar na mesma energia dela e não agir como, pois ela não é um modelo de exemplo para ninguem.

Espero ter ajudado
Abraços

Erik disse... [Responder comentário]

Olá, sou o administrador do blog grátis tem aqui , atualizado diariamente e com cerca de 500 postagens.
Analisando o conteúdo do seu site, percebi a oportunidade de formarmos uma parceria por através de troca de links.
O endereço do blog : http://gratistemaqui.blogspot.com.br
aguardo resposta pelo e-mail erik.tavares@hotmail.com

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic