http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Você é um profissional proativo?






Proativo é o profissional que enxerga além do que vê e busca sempre se atualizar.

Aquela pessoa que não tem medo de errar e que pensa sempre na frente. Prevê as necessidades e resolve problemas, antevê os conflitos e os resolve de pronto. Não tem soluções prontas, cria uma para cada situação.
Uma pessoa equilibrada e feliz, já que não deixa nada para trás e administra bem seu tempo, sem deixar que trabalhos e retrabalhos deixem seu dia estressante. Também é motivado já que não recebem advertências, muito menos chamadas de prazo estourado.

Ele tem "atitude".

É dono do seu tempo, piloto de sua aeronave e não fica em cima do muro esperando as coisas acontecerem. Sabe que uma das únicas coisas que todo ser humano possui igual a todas as pessoas, mesmo o Presidente, Papa, Silvio Santos ou um mendigo são 24 horas do dia.

A maneira como determina seu dia é que realmente faz a diferença entre o profissional proativo ou não.
Você sabe que diferença faz no resultado final global (corporativo) contar com pessoas que tenham atitude no trabalho?

Toda diferença. Pessoas proativas estão sempre adiantes do seu tempo, fazem as coisas acontecerem e mudam a história de qualquer empresa.

E como se diferencia um profissional com iniciativa de um procrastinador?

Segundo o Dicionário Aurélio, Procrastinar quer dizer "transferir para outro dia; adiar, delongar, demorar".

Quantas vezes você deixou alguma coisa para depois e a oportunidade passou? Quantas idéias você teve, não implementou e quando desejou implementá-las já não tinham mais a validade de quando as concebeu? Quantos negócios e oportunidades você perdeu por esperar demais?

O Profissional de atitude se torna útil e todos o procuram, respeitam, pedem sua opinião. Aquele procrastinador está sempre adiando trabalho, respostas e reuniões, as pessoas com o tempo passam a ignorá-los e não se tornar mais necessário.

Eu percebo logo uma pessoa assim quando ligo e a pessoa não atende de pronto.

Ou está em reunião, ou numa outra ligação, ou está ocupada e retorna em um minutinho.

E muitas vezes este minutinho demora dias, semanas, meses e dezenas de retornos sem sucesso.

Não é mais fácil atender e resolver em um minuto, mesmo que seja para dizer, olha o seu produto, sua proposta não me interessa!

As pessoas merecem respeito.

Sempre digo que se precisar de um favor de alguém peça-o para alguém muito ocupado, com certeza ele vai arrumar tempo para te atender, enquanto outros...

Mas de onde tirar motivação para adotar esta postura "pra frente’?

De dentro de nós. A empresa, família, amigos não tem a responsabilidade sobre nosso sucesso profissional.
Estar sempre antenado e sair à frente em decisões, saber das informações atuais e buscar soluções é muito importante para criar uma atmosfera favorável.

A automotivação é fundamental a todos.

Fazer cursos, assistir palestras, ler livros, conversar com pessoas inteligentes e que acrescente é o caminho para estar sempre motivado e proativo.

E Como os líderes podem incentivar esta postura em seus subordinados?

Dica um, Motivando-os através de treinamentos, criando uma biblioteca na empresa em que eles poderão receber prêmios através do numero de livros lidos mensalmente.

Dica dois, Buscar a responsabilidade social, trazer para a empresa algum projeto onde os funcionários obterão uma responsabilidade com alguma instituição e que trabalharão no mesmo objetivo.

Dica três, Criar o funcionário do mês, em que eles serão avaliados através de suas ações e serão premiados pelas atitudes positivas e proativas durante o mês.

Dica quatro, Exterminar a procrastinação (empurrar com a barriga). E como exercitar uma postura proativa no dia-a-dia? Quer algumas dicas?

Primeiro, levantar de manhã como se fosse para uma festa! Procure manter-se feliz e buscar maneiras de obter somente pensamentos positivos.

Segundo, Não deixe NADA para depois, mantenha uma agenda sempre a mão e coloque TUDO mesmo anotado de forma clara e sempre atual.

Terceiro, Exerça o folow up – Verifique pela manhã as tarefas que não conseguiu realizar no dia anterior e procure executá-las em primeiro lugar neste dia.

Quarto, Saiba delegar tarefas. Cobre através do dead line (último prazo). Anote em uma planilha data, nome, ação, e data da devolutiva.

Ao solicitar uma determinada tarefa de alguém anote no seu dead line e peça para a outra pessoa anotar também. Sempre pergunte qual a data a ser entregue, no dia peça para que acompanhe o seu dead line e verifique se cumpriu o prazo, caso não tenha conseguido pergunte qual o novo prazo que necessita.

O dead line é interessante até mesmo para si, pois podemos nos policiar para que não deixemos as coisas para trás.

Quinto, Quando possuir um problema que não consegue solucionar faça um brainstorming (chuva de ideais).

Anote pelo menos dez maneiras diferentes de resolver o mesmo problema, não questione muito, deixe sua mente criar sem restrições e só depois verifique qual solução poderá ser desenvolvida.

Boa Proatividade!


Fonte:Jornal Carreira & Sucesso - 411ª Edição

12 comentários:

J.R. Fernandez disse... [Responder comentário]

Olá Maria querida!
É muito importante contarmos com profissionais proativos na nossa equipe, pois pessoas que são apenas reativas acabam prejudicando os projetos.
Foi bem colocado que todos podem exercitar a proatividade. É uma questão de atitude. Gostei.
Abraços, Fernandez.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Os proativos são muito importante tanto em grupo como para chefias,sempre fui mais proativos.
Exelente artigo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito importante esta abordagem.
Um abraço, Maria
Jorge

Anônimo disse... [Responder comentário]

Como profissional de recursos humanos e colega da amiga Maria, posso afirmar que o marcado de trabalho não disponibiliza vagas para funcionários sem essa atribuição. Bom artigo!
Walter

Anônimo disse... [Responder comentário]

Vou tirar cópia e mostrar para várias pessoas que se interessam pelo tema.Obrigada.Bjs.

Lilia Amorim

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse... [Responder comentário]

Oi, Maria. Excelentes dicas. Principalmente esta: 'Levantar de manhã como se fosse para uma festa! Procure manter-se feliz e buscar maneiras de obter somente pensamentos positivos..."
Muitas pessoas se levantam para ir pra 'luta', 'correr atrás do prejuízo', 'matar um leão por dia', ou vão 'empurrar com a barriga' mais um dia.
Se vão pra luta é sinal que vão dar ou levar uns socos, rs rs
Um grande abraço!

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Fernandez
Oi meu amiguinho

Sempre fico feliz com sues comentários, que sempre agregam valor ao post, principalmente vindo de você que entende do mundo corporativo.
Quem não for proativo e sim reativo como você disse, vai ficar um peixe fora d'agua no mercado profissional.

bjs no coração

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Corretora Fatima Zanin
Oi Fatima

Fico feliz por você ser proativa, estás no caminho certo. Proatividade e atitude são essenciais para quem quer se tornar um bom profissional.
Obrigada pela visita.
Bjs

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Anônimo
Oii Jorge

Obrigada pelo comentário, e com certeza falar sobre proatividade é sempre muito importante, pois é uma das competências que as empresas buscam em um profissional de sucesso.

Bjs

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Anônimo
Oii querido Walter

Eu adoro trocar informações com meus colegas de perfil, sempre aprendemos muito . Acho que o mercado de trabalho esta se fechando para os profissionais passivos e que so fazem as coisas quando mandam, pois pessoas assim estão obsoletas. A proatividade é uma competência muito importante e quase imprescindível na hora de um recrutamento para uma vaga de emprego.

Bjs

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Anônimo
Oii Lilia

Fico feliz por saber que se interessaste pelo tema e principalmente por compartilhar com seus colegas, acho que todo tipo de conhecimento temos que compartilhar com o próximo. Com certeza com essa atitude creio que sejas uma profissional proativa.

bjs

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@BLOG DO PROFEX

Oi Profex

Fico feliz de ter gostado das dias, realmente são muito úteis para principalmente aqueles que a proatividade não faz parte de seu dia a dia.
Com certeza quando acordamos para ir trabalhar, temos que dizer "Obrigada meu Deus por mais um dia de trabalho, e não dizer " Que saco,mais um dia de trabalho"
As palavras tem poder e temos que ter pensamentos positivos e altruístas.

bjs

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic