http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

terça-feira, 1 de março de 2011

Seja Bem Sucedido numa dinâmica de grupo





Cada vez mais freqüente nos processos de seleção de candidatos, a dinâmica de grupo não é tão preocupante quanto parece. O grande segredo para obter resultados positivos é estar calmo, passar segurança e ficar atento às atividades propostas.

O pensamento tem de ser otimista, afinal, você já chegou numa etapa avançada da seleção, o seu currículo foi escolhido e agora é preciso ter atitudes compatíveis com a vaga para mostrar que está apto a preenchê-la. Nessa hora, não adianta tentar ser o que não é ou querer adivinhar o que o selecionador está buscando. Seja autêntico.

A especialista em RH Glaucia Santos, supervisora da Consultoria VirtualdaCatho Online, explica que a dinâmica de grupo é uma etapa diferenciada do processo, pois consegue colher do candidato mais informações pessoais e comportamentais - como criatividade, proatividade, raciocínio lógico, integração com o grupo, comunicação verbal e não verbal.

Glaucia destaca que alguns cuidados precisam ser tomados durante a seleção."É importante que o candidato procure passar uma imagem positiva. Fale corretamente, responda aos questionamentos de modo completo, interaja com o grupo e seja flexível a possíveis idéias distintas", aconselha a consultora.

Algumas atitudes podem ser determinantes para o fracasso do processo. Demonstrar preconceito ou dificuldades de trabalhar em grupo é, segundo Glaucia, uma falha muito perigosa e pode levar à eliminação."Esse tipo de comportamento é visto de modo bastante negativo pelos selecionadores", confirma.


COMO AGIR?

A consultora garante que algumas atitudes são muito apreciadas e observadas pelos selecionadores durante o processo."Saber ouvir; responder de modo direto às perguntas que são feitas; saber defender idéias sem parecer autoritário; demonstrar proatividade. Em muitos casos, essas atitudes podem ser determinantes para que um profissional continue ou não no processo seletivo."

Para Glaucia, é muito importante demonstrar comprometimento com as tarefas sugeridas e mostrar-se ativo durante a realização. Elogiar a idéia de um outro candidato ou concordar com opiniões sobre como desempenhar a tarefa são totalmente aceitáveis."O candidato precisa pensar que ele está mostrando características pessoais que podem ou não estar adequadas ao perfil desejado pela empresa. Por isso, não deve se preocupar em eliminar os concorrentes", alerta.

A consultora ressalta ainda que o ideal é pensar na própria atuação, mas nunca deixando de observar tudo que acontece em volta."Não adianta ser assertivo em suas colocações se não souber ouvir o que os concorrentes têm a falar. Muitas vezes é possível aprender e melhorar seu rendimento com as informações trazidas pelo grupo. Por isso, saber ouvir é fundamental", afirma.


DE OLHO NAS DICAS


  • Cuidado em falar demais ou parecer muito tímido – prefira o meio termo



  • Seja participativo, mas sem arrogância



  • Não queira competir



  • Preste atenção nos detalhes



  • Seja firme em suas afirmações e passe credibilidade




  • Fonte:Jornal Carreira & Sucesso - 343ª Edição

    3 comentários:

    Samanta disse... [Responder comentário]

    Olá queridíssima !!!

    Excelentes dicas !! Dinâmica de grupo é um monstro de 7 cabeças que assusta a maioria dos candidatos, vejo isso pela quantidade de fóruns sobre o assunto e também pelo nervosismo que passei quando participei.
    Sem dúvidas, estes tópicos vão ajudar muitas pessoas, justamente porque esclarecem que é preciso ser autêntico e não se decepcionar caso o perfil não seja pra esta vaga, pois quem sabe é um perfil para algo melhor, não é mesmo !
    Um beijããoooo

    Walter Perez disse... [Responder comentário]

    Muito legal! Eu aplico diversas dinâmicas no meu trabalho e vejo a esmagadora maioria de candidatos totalmente despreparados. O tópico aponta muitas dicas bacanas para o pessoal desenvolver melhor seu potencial na hora H. Um abraço!

    Unknown disse... [Responder comentário]

    Muito bom amiga... o segredo é manter a calma e deixar bem claro em suas atitudes que você realmente quer...

    Postar um comentário

    Agenda do Recife

    REVISTA VOCÊ RH

    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

    Consultoria de RH

    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

    Me leve com você!

    E-book

    E-book

    COMPRAR E-BOOK

    Tradutor

    Translator

        English French
        German Spain
        Italian Dutch
        Russian Japanese
        Korean Arabic

    Arquivo do blog