http://br.jooble.org/
Siga-me no Twitter
Me leve com você!
Postagens populares
-
1. DANDO CONSELHOS AJUDA MÚTUA. para o tipo não direcional. Para quantas pessoas: Para grupos gra...
-
Com a tecnologia avançando a cada dia, o mundo está em constante mudança, o que era moda a um ano atrás, hoje em dia já está obsoleto. Temo...
-
A maioia das pessoas buscam sucesso profissional e pessoal, mas nem todas conseguem ou desistem no meio do caminho, pois não tem autoestim...
-
Os testes psicológico s ou avaliações especificas estão sendo usado pelas empresas como uma ferramenta à mais no processo de seleção, p...
-
Recentemente fiz um post sobre "Como perder o medo da dinãmica de grupo" , por isso estou trazendo para vocês uma dinâmica q...
PageRank
SOS NATUREZA
Seguidores
Quem sou eu
- Mari Costa
- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
"Pessoas bem sucedidas"
Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
Pesquisar neste Blog
Pages
terça-feira, 19 de junho de 2012
Como Fazer uma dinâmica de grupo
03:21 |
Postado por
Mari Costa |
Editar postagem
As dinâmicas de grupo fazem parte de treinamentos, de programas educativos e de processos de seleção de profissionais da grande maioria das empresas na hora de avaliar comportamentos e características das pessoas. Diante disso, o analista de sistemas Eduardo Fornaro, de São Paulo, criou, com base em seus 20 anos de experiência em dinâmicas de grupo, um site que reúne diversas propostas, seja para quebrar o gelo antes de uma reunião, treinar lideranças, gerir o tempo, aumentar o espírito de equipe, entre outras.
Atualmente, há mais de 200 dinâmicas cadastradas por , educadores, psicólogos, entre outros profissionais que utilizam esta ferramenta na rotina de trabalho. “Para cada objetivo existe uma dinâmica”, explica o consultor.
Segundo ele, muitas variáveis influenciam o resultado positivo ou não de uma dinâmica. “O problema é que muitas pessoas acham que a dinâmica é algo mágico, basta fazer para ter resultados”, diz o consultor. Mas na prática não é assim que funciona.
Além de um facilitador preparado para conduzir a dinâmica, é preciso ter claro o objetivo, bem como o perfil da empresa, o número de participantes, o local e o tempo disponível para realizá-la. E Fornaro garante: “Uma dinâmica bem-feita funciona tanto para um grupo de crianças como para executivos.”
Confira a seguir o passo a passo para fazer uma dinâmica de grupo:
1. O que você deseja com a dinâmica de grupo? É preciso ter claro o objetivo, ou seja, detectar qual é a necessidade da empresa. Se for para ser usada em treinamento, por exemplo, é necessário definir quais as características que se quer avaliar, pois para cada objetivo, uma determinada dinâmica é indicada. Já para recrutamento e seleção, por exemplo, o objetivo da dinâmica é avaliar certas características, o que é desejável ou não num candidato. Suponhamos que se busca um profissional para análise de informações. Neste caso, a dinâmica testará o grau de concentração do candidato. “O problema é que tem gente que quer dinâmica especificamente para contratar profissionais de vendas. O fato é que não existe uma dinâmica específica para isso, mas outras que analisam o que é desejável num profissional de vendas”, explica Fornaro.
2. Como e onde aplicar? O número de pessoas interfere no resultado da dinâmica. Por isso, de acordo com Eduardo, o ideal é que exista, pelo menos, um facilitador para cada cinco, seis, até oito pessoas. “Quem faz para um auditório de 100 está fazendo entretenimento”, adverte o consultor, para quem só a dinâmica com número limitado possibilita avaliar realmente os participantes. Com o número fechado de participantes é preciso definir o local onde a dinâmica será realizada. Pode ser numa sala, ao ar livre, numa lanhouse. “Ás vezes o conteúdo é maçante, então o ideal é buscar um local agradável, mas que não tire a atenção dos participantes.”
3. Quanto tempo deve durar? Há dinâmicas de cinco minutos a mais de duas horas. O aconselhável é que ela não seja muito extensa, conforme explica Fornaro. Há dinâmicas feitas em partes, ao longo de uma semana, e podem durar 20 segundos cada. Também vale ressaltar que os resultados ficarão comprometidos se se tentar adaptar uma dinâmica de 45 minutos para 15 minutos. “Seguramente será um fracasso se você não adaptá-la adequadamente”, alerta o consultor. O melhor é que dure entre 20 e 30 minutos. Vale ressaltar, no entanto, que a fixação de conhecimentos leva mais tempo, conforme lembra o consultor.
4. Qual dinâmica aplicar? O cardápio de propostas é variado, mas a escolha deve levar em conta o tempo disponível, bem como ter claro o perfil da empresa e dos participantes. “As dinâmicas são flexíveis e funcionam tanto para crianças quanto para executivos”, garante Fornaro.
5. Durante e depois, o que fazer? É certo que o facilitador precisa estar preparado para conduzir a dinâmica. Segundo o consultor, é aconselhável que o facilitador faça anotações para avaliar a ferramenta que está usando. “Às vezes determinada dinâmica funciona, às vezes não. O fato é que existem vários fatores que influenciam o sucesso e o insucesso de uma dinâmica”, explica Fornaro. Essas anotações servem também para facilitar a vida dos colegas da empresa, no caso dos profissionais de RH que, em algum momento podem consultar as dinâmicas já feitas com a equipe e saber quais são as mais indicadas e as que não devem ser repetidas.
6. Feedback. Se a dinâmica for voltada a funcionários da empresa é possível dar um retorno aos participantes sobre suas performances. Já no caso de recrutamento e seleção isso não é viável. “Às vezes não é ético, gera custos leva tempo”, explica Fornaro. Segundo ele, o facilitador também precisa treinar o feedback para ser claro e objetivo.
Fonte: Canal RH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Me leve com você!
Parceiros
>> Sucesso
Conteúdo - Agência de Criação de sites em Recife
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
E-book
COMPRAR E-BOOK
Recomended
Marcadores
Comportamento
empregos
profissionais de sucesso
dicas
Carreira
vagas
auto ajuda
Responsabilidade Social
aniversariantes do mês
Dinâmicas
redes sociais
cursos
curriculo
entrevistas de emprego
trainee
empreendedorismo
facho
liderança
profissão
Melhores estágios
entrevistas
Cursos grátis
historia de sucesso
melhores empresas para trabalhar
natal
profissional de sucesso
temporários
Bullying
Inclusão Social
Roupa para entrevista
empresas
feedback
namoro trabalho
promoção
qualidade de vida
vestibular
voluntários
AIEC
Consultorias RH
Criatividade
Datas comemorativas
Marketing pessoal
Planejamento
Resiliencia
Roupa para trabalhar
Workaholic
as diferencas entre recursos humanos e gestao de pessoas
bandtec
fazer o bem
mito
podcast
profissao TI
profissionais
profissionais satisfeitos
simpatias
sustentabilidade
Tradutor
Translator |
Arquivo do blog
-
▼
2012
(90)
-
▼
junho
(8)
- 7 jeitos inusitados para ficar mais criativo
- 50 perguntas e respostas para usar em entrevistas ...
- Quais os livros que você indica?
- O que você quer ser? cenoura, ovo ou pó de café?
- Como Fazer uma dinâmica de grupo
- Meu blog atingiu 1 MILHÃO DE ACESSOS
- 11 coisas que não se aprendem na escola e nem na f...
- Recrutamento e Seleção, quem escolhe quem?
-
▼
junho
(8)
8 comentários:
Adorei o post! Parabéns!
Mari ! Fantástico seu site , muita informação e conhecimento para compartilhar ...Parabéns
Muito bom. Obrigado pelas informações.
Olá, tenho me dedicado a desmistificar as dinâmicas de grupo e para tal criei um blog www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com. Escrevi um artigo Dinâmicas de grupo são Eficazes onde abordo outros aspectos para obtenção de resultados em dinâmicas de grupo. Para acessar o artigo veja o link abaixo: http://dinamicaspassoapasso.blogspot.com.br/2011/02/dinamicas-de-grupo-sao-eficazes.html
Abraços,
Lilian
www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
Acesse, tb: www.centrodenumerologia.com.br
parabéns pela postagem...muito informativa, e dá vários passos norteadores que claream essa temática...as dicas são eficázes e nos fortalecem tanto quanto candidatos quanto gestores...obrigado e abraço a todos..
excelente suas dicas...nos norteiam quanto aos caminhos para termos êxito, tanto candidatos quanto gestores. Essa temática fica mais objetiva e acessível quando é tratada duma forma tão simples e foca a especificidade, destacando pontos fortes em um candidato diante de um desafio proposto. Parabéns pelas dicas e tudo fica mais fácil quando entendemos o universo das dinâmicas...
parabéns pelas dicas...facilitam o entendimento de algo tão complexo...fica mais fácil a visão de quem explica um assunto tão profundo com palavras tão objetivas e claras...grato e aguardamos mais dicas tão úteis e norteadoras...
@Normando Alves
Oii Normando
Obrigada e fico feliz de ter gostado do post. Me adiciona no msn que eu posso de explicar melhor sobre o assunto. Meu msn é mcosta-tradicao@hotmail.com
Abraços
Maria Costa
Postar um comentário