http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

sábado, 27 de agosto de 2011

Conceitos de Talentos e entrevistas estruturadas por Florian Pass




Tenho uma honra de ter como convidado do meu Blog um grande profissional de sucesso que é o Florian PassExecutivo Financeiro Sênior com mais de 20 anos de experiência bem sucedida em todas as financeiras e controlar questões referentes à grandes empresas multi-nacionais como: Disney, Merck, Sharp e Dohme e WL Gore & Associates Inc. Responsável pelo planejamento financeiro completo, orçamento e relatório de custo, receitas e ativos (incluindo acompanhamento e ações corretivas). Líder comprovado de projetos de redução de activos líquidos (resultando em EVA aumentou 2 milhões de USD) e custo (resultando em aumento de lucros de 10 milhões de USD). 


Ele escreveu um guest post falando sobre Conceitos de Talentos e entrevistas estruturadas,  espero que possam se deliciar com essa gostosa leitura.


Um talento é um padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de maneira produtiva. A ênfase aqui está na palavra “recorrente”, são os comportamentos que você se encontra fazendo com freqüência. Como nasce um talento? A ciência fala que seu cérebro está se formando até a adolescência. O que está acontecendo nesse época da sua vida é que o nervos de cérebro se conectando. E estes partes que realmente fazem os conexões se chamam sinapses. Dependente o que esta acontecendo na sua infância (educação, família, amigos e tudo isto) alguns sinapses fazem conexões mais fortes e outros fazem conexões mais fracas. 

Quase igual como voe esta construindo estradas mentais muito confortáveis (seus talentos) ou solo improdutível (seus não-talentos). Este processo dentro do seu cérebro esta terminado quando você chegar na adolescência. Por isto é basicamente impossível mudar depois ou tentar colocar novos talentos dentro da uma pessoa quando ela começa de trabalhar. Eu entendo que tem três categorias básicas dos talentos: Talentos de esforço, de pensamento e de relacionamento. Para descobrir os talentos da uma pessoa você poderia perguntar porque uma pessoa faz alguma coisa (esforço), como uma pessoa faz alguma coisa (pensamento) e o quem uma pessoa faz alguma coisa (relacionamento).
 
Como eu já falei você não pode aprender novos talentos mais quanto você entra no mundo de trabalho. Fora disso existem também conhecimentos e habilidades. Esses você pode aprender mais tarde. Algumas mais fácil do que outros mas poder aprender. Por isto esta muito importante que uma empresa tem uma idéia sobre os talentos uma nova pessoa precisa ter para fazer um bom papel no cargo novo antes de ter a primeira entrevista.
 
Em geral eu acho que uma boa entrevista começa semanas, talvez meses antes da primeira entrevista com uma boa preparação. Quais são os talentos, os habilidades e os conhecimentos nos queremos adicionar na empresa. Colocar tudo em escrito. E depois transforma estes pontos em perguntas para os candidatos. Eu sempre vou para uma entrevista com pelo menos 20 perguntas no papel com espaços para anotar as respostas. Porque? Fácil: A impressão que o candidato vai ter é que ele/ ela fala com um profissional bem preparado. Segundo: Você, o entrevistador,  não tem estresse nenhum de pensar sobre a próxima pergunta durante a entrevista e você só se pode concentrar o que você vai ouvir. Fora disso, depois você entrevistou 20 candidatos você pode comparar as respostas dos vários candidatos com muita facilidade. Uma coisa super justo, especialmente para o candidato.
 
Bom, porque nos fazem entrevistas do trabalho? Eu acho por que nos queremos receber uma boa quantidade da informações verdadeiras e relevantes do candidato. Alem disso eu acredito que o comportamento uma pessoa no passado e um bom indicador para o comportamento dessa pessoa no futuro. Por isto se você perguntasse o que uma pessoa faria na situação X você convidar o candidato para mentir. Eu queria casar com a Gisele Bündchen! Mas provavelmente isto não vai acontecer. Por isto é uma boa idéia usar entrevistas estruturadas. A estrutura é simples: Você pergunta o candidato sobre uma situação do passado. Depois você pergunta ele/ ela o que ele/ ela realmente fez nessa situação. Depois você pergunta qual foi e resultado. E depois você pergunta como o candidato se sentiu. Pronto, só isto. No momento você acha o candidato não esta falando verdade você tomar este detalhe eu você começa de novo. “O que você realmente fez nesta situação (detalhe)?” Você fazer este circulo 20 vezes na entrevista e eu garanto que você vai receber respostas verdadeiras que você nunca imaginava. Eu tive candidatos saindo da entrevista depois 15 minutos por falta das respostas. Eu tive um homem chorando por que a esposa dele falou para ele não volta para casa sem trabalho.... Eu queria este tipo de informação? Claro, que não. Eu só quero receber uma boa quantidade da informações verdadeiras e relevantes do candidato.
 
Um exemplo: Você sabe que a empresa quer que a nova pessoa sabe trabalhar sobre pressão. Se você perguntasse: “Você pode trabalhar sobre pressão?” A resposta é “Sim”. Obvio, por que a pessoa quer o cargo. Por isto pergunta: “Por favor, me conta um situação da sua vida onde você precisou trabalhar sobre muita pressão.” A resposta vai te mostrar o que significa pressão para o candidato. Talvez isto é completamente diferente do que a empresa acha é pressão? Depois você pergunta o que o candidatos realmente fez nesta situação, com qual resultado e como ele/ ela se sentiu.
 
Aqui um ponto importantíssimo onde muitas boas entrevistas quebram: Silencio. Eu adoro silencio numa entrevista de trabalho!!!!!!!!!!!!! Porque? Por que você tem o candidato exato no ponto onde você quer ele ter. Ele/ ela esta pensando. Exato o que você quer, certo? A pessoa não tem uma resposta preparada. Ele/ ela esta pensando sobre a resposta certa. Nunca, nunca mais nunca quebre o silencio nesta situação. Você não tem pressão nenhuma nesta situação. O pressão fica 100% no candidato. Se você ou sua colega quebra o silencio neste momento já era. Fim, você vai receber besteira em vez da uma informação verdadeira e relevante. Se o candidato pensa 1 minuto, 2 minutos, deixa ele/ ela pensar, não fala nada!!!! Se você não agüenta o silencio conta em silencio dentro da sua cabeça até 200, até o candidato abre a boca e depois ouvi. Você vai estar surpreendido do que vai aprender sobre o candidato.

Por Florian Pass
Email: florian@sucandi.com
Fone: 011 9606 0030

3 comentários:

josildosoarenevblog disse... [Responder comentário]

Muito bom este artigo e as dicas para uma boa entrevista. Muito interessante.

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@josildosoarenevblog Oii Josildo

Muito lega que você tenha gostado desse artigo, realmente é bastante interessante e com certeza O Florian vai gostar do elogio ao artigo que ele escreveu.
Bjs

Anônimo disse... [Responder comentário]

Lamento pelo português do tradutor, mas a informação é boa

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog