http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

sexta-feira, 1 de março de 2013

Que Tipo De Inteligência Você Tem?


Existem vários tipos de inteligências e então na verdade não existem pessoas burras e sim algumas pessoas que não foram estimulados em nenhuma dessas inteligências e assim ficou reduzida sua capacidade de aprendizado.Se você acha que ser inteligente é aquela pessoa que sempre tira dez nas provas, é o CDF, ler um livro por semana, sabe de todos os acontecimentos da atualidade, codifica os teoremas de Pitagoras e Tales miletos, sabe a teoria da relatividade, não se subestime, pois a inteligência transcede tudo isso, saibam agora que tipo de inteligência você tem de acordo com Howard Gardner:


1. Lógico-matemática - É a inteligência que determina a habilidade para raciocínio dedutivo,em sistemas matemáticos, em noções de quantidade, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos

• facilidade para detalhes e análises;

• sistemáticas no pensamento e no comportamento;

• prefere abordar os problemas por etapas (passo a

passo);

• discernimento de padrões e relações entre objetos e

números.

2. Lingüística - Manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras nos diferentes níveis da linguagem (semântica, sintaxe). Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores,jornalistas, publicitários e vendedores, por exemplo. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.

• habilidade de expressão;

• facilidade para se comunicar;

• aprecia a leitura;

• possui amplo vocabulário;

• competência para debates;

• transmite informações complexas com facilidade;

• absorve informações verbais rapidamente.

3. Inteligência musical - Esta inteligência se manifesta habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma discriminação de sons, habilidade para perceber sensibilidade para ritmos, timbre, e habilidade reproduzir música. É a inteligência que permite a alguém de maneira criativa, a partir da discriminação de timbres e temas

• bom senso de ritmo;

• identificação com sons e instrumentos musicais;

• a música evoca emoções e imagens;

• boa memória musical.


4. Inteligência espacial - É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa, de manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções, criar e compor uma representação visual ou espacial.

• sua percepção do mundo é multi-dimensional;

• facilidade para distinguir objetos no espaço;

• bom senso de orientação;

• prefere a linguagem visual à verbal.


5. Inteligência cinestésica ou corporal-cinestésica - Se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza

• boa mobilidade física;

• prefere aprender “fazendo”;

• prefere trabalhos manuais;

• facilidade para atividades como dança e esportes corporais.


6. Inteligência interpessoal – Pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. É a capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais.

• facilidade para comunicação;

• aprecia a companhia de outras pessoas;

• prefere esportes em equipe.


7. Inteligência intrapessoal - É a competência de uma pessoa para conhecer-se e estar bem consigo mesma. Administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Enfim,

é a capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos indivíduos "bem resolvidos", como se diz na linguagem popular.

• reflexiva e introspectiva;

• capaz de pensamentos independentes;

• autodesenvolvimento e auto-realização

 8.Inteligencia Naturalista: É capaz de identificar e classificar padrões na natureza. Essa inteligência – como todas as outras – tem sua origem no instinto de sobrevivência. Se realmente o homem fosse segundo a teoria da evolução, o homem pré-histórico dependia de desse tipo de percpeção para identificar a flora e a fauna que podia ou não ser comida.


PS!Pena que quando o Gardner elaborou essas inteligências nao incluiu a Inteligência emocional, que é muito importante nos  dias atuais, pois não importa só ter um quociente intelectual alto, se a pessoa nao souber lhe dar e ter o controle das  emoções.

29 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Acho que eu me enquadro em uma dessas só não sei qual.
Abraços

Central de Informações disse... [Responder comentário]

Olá,

Ótima Postagem!

A maioria das pessoas pensa que ser inteligente é só ter a capacidade lógica matematica, uma professora de biologia uma vez me disse que haviam 8 inteligencias.

Abraços; Central de Informações;
Lauro Daniel

LISON disse... [Responder comentário]

Que Post Fantástico!
AMIGA MARY,

Foi muito importante ler o seu artigo e lhe digo mais, tive a oportunida de conhecer o conceito de algumas inteligências que não conhecia. Obrigado pela aulinha.
Parabéns por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON.

J.R. Fernandez disse... [Responder comentário]

Olá minha querida amiga Maria!
Adorei teu texto. Excelentes informações.
Sabe, este é um assunto que me fascina amiga, já tive que pesquisar muito sobre o tema (com um enfoque na minha área).
Pensando no post... por formação sempre fui estimulado mais na lógica-matemática, mas creio que desenvolvi um pouco das outras. Gostaria de ter mais contato com a musical (aprecio, mas não tenho o talento)
Beijo no coração, Fernandez.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá Mary! :)

Minha querida, acho que me enquadro um pouquinho em todas elas. Mas penso que o raciocínio lógico e analítico é uma as minhas características mais em evidência.

Beijnhos
Luísa

Joselito disse... [Responder comentário]

Bem, depois dessa, quero saber onde tem um curso pra mim tentar indentificar onde eu estou .... de preferencia mais de uma ... rsrsrs

Valéria Braz disse... [Responder comentário]

Mary... excelente texto, sou muito inclinada as teoria das múltiplas inteligências e estudo muito o assunto. Faço treinamentos organizacionais utilizando o conhecimento das múltiplas inteligências.
Beijo no coração

Mamãe caprichosa disse... [Responder comentário]

Oi Mary!
Fica difícil ver em qual me enquadro...acho que tenho um pouquinho da cada, exceto a musical!!
O ser humano é mais complexo do que imaginamos!!
Bjs
Carla

alex disse... [Responder comentário]

Legal Amiga Maria,não sabia que existem vários tipos de inteligências . . .Acho que me enquadro
no ramo dos poemas . . .Bjs . . .

Genilda de Melo disse... [Responder comentário]

Me enquadro na linguística. Amo ler, e compreendo com facilidade leituras complexas, e também consigo explicar com simplicidade assuntos de difícil entendimento! Não percebo, mas acabo usando nas conversações o amplo vocabulário que aprendo através da leitura diária!

Anônimo disse... [Responder comentário]

tou numa situação muito estranha, havia muito tempo atrás, quando tinha à volta de 8 anos fiz um teste destes na minha escola (era obrigatório)e disseram k tinha elevada inteligencia espacial e pouco interpessoal.
Agora recentemente fiz outro teste (aos 17 anos)e disseram que tinha elevado inteligencia lógico-matemático.
afinal qual deles sou? identifico-me muito com ambos... acho que os testes que são feitos não são muito certas

Mari Costa disse... [Responder comentário]

Oii Tudo bem?

Na verdade esses testes irão muito depender de cada fase que você se encontra, eles nao tem fundamentação cientifica e as vezes podem ser tendecioso. Eles são só uma ferramenta a mais para ajudar num processo seletivo ou teste vocacional. Mas nao podemos nos basear só nisso, você tem que verificar no que mais se identifica, no que voc~e tem mais habilidade e competencia.
Eu particularmente me encaixo em um pouco de tudo,sou um misto, só nao tenho muita habilidade na parte da inteligencia musical.

Bjs e qualquer dúvida só é me perguntar.

Felipe disse... [Responder comentário]

Só uma dica: aperfeiçoe cada vez mais sua inteligência intrapessoal. Assim, a tendência é que todos os demais tipos de inteligência que tiver aumentem também.

Conheça-te a ti mesmo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Parabéns pelo post

Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial em dois idiomas (português e inglês), para atrair visitantes nacionais e internacionais, nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar até 6 links por dia com liberação imediata além de widget customizados para seu site/blog.

Lembre-se quanto mais links você tiver na net, mais facil os buscadores acharão seu site/blog.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Inteligência Espacial... ^^

Anônimo disse... [Responder comentário]

Quando eu li o número 1, eu acho que nem precisava ler o resto do texto, e quando eu li o resto só confirmei que minha inteligência é Lógico-matemática fácil.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Gostei do seu post. Ele é muito baseado, entre outras coisas, no pensamento de Edgar Morin. Tem alguns livros dele só sobre isso. Já seu comentário ao final, sobre a inteligência emocional, acho pouco interessante. Na realidade, os trabalhos sobre inteligência emocional - IE, estão mais no campo da auto ajuda e são muito fracos. E se você entender bem a IE, verá que ela se enquadra muito bem na interpessoal(conhecer os outros) e na intrapessoal (conhecer a si mesmo). A IE, na realidade, é ignorada pelos pensadores pois não traz muito de novo, apesar do "mar" de textos e livros sobre ela.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Existe um teste que aponte quais destas são as mais marcantes em cada pessoa?

Anônimo disse... [Responder comentário]

inteligencia emocional é a introspequitiva

Anônimo disse... [Responder comentário]

Inteligente é quem tem todas.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu tenho todas as inteligências.

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns pelo post muito interessante!
Para dicas de nutrição: http://nutrikatia.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

E quem não se enquadra ou não possui nenhuma dessas? É um imprestável? Não possuo nenhuma... :(
Sou um inútil então?! :(

Leandro Carvalho disse... [Responder comentário]

sou todos os tipow! acho q to me perdendo aki em casa... uhahua massa o blog!

passa no meu www.zueiratrip.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

puts n possuo nenhum tipo de inteligencia, triste isso :(

Anônimo disse... [Responder comentário]

acho que as minhas sao 3,4, 7 e 8. olha, `mim` nao faz nada, pelo amor de Deus...
pra `eu`fazer...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Acho q me enquadro na primeira...amei esse blog

Luis de Santana disse... [Responder comentário]

Acredito que 1,2,3,4,5,6,7,8 e o meu tipo de inteligencia... mas como testar ? alguem tem alguma ideia ? to dentro.:) realmente gosto de novos desafios...

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei a reportagem! É verdade a inteligência emocional é importante, mas fica a dúvida, será que todos nós temos inteligência emocional? E é possível desenvolver algum dos tipos de inteligência na fase adulta?

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic