http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

terça-feira, 20 de julho de 2010

Será que você tem a Doença da Mentira?



Quem nunca contou uma mentirinha se quer, que atire a primeira pedra? Uma mentirinha boba, uma vez perdida, não faz mal a ninguém,é bastante natural, desde que não prejudique ninguém, e que essas mentiras, não virem rotinas no seu dia a dia.No ambiente de trabalho,é comum, você encontrar,mentirinhas desse tipo, como , mentir só para agradar ao chefe, chega atrasado e dizer que foi o transito.Não vou dizer que nunca mentir, porque já mentir sim, principalmente quando era criança, mas hoje em dia, vejo que, não é nada melhor do que contar a verdade, mesmo que doa muito, mas sei que lá na frente, eu irei colher frutos por ter contado a verdade, pois como diz o ditado, toda mentira tem perna curta.

Mas a partir do momento que a mentira se torna uma compulsão, isso pode virar uma doença, pois o mentiroso compulsivo mente tanto, que acredita na própria mentira, nem ele sabe se o que tá falando é mentira ou verdade, deveremos ter muito cuidado com essas pessoas, principalmente em saber como ajudar-las.Esse costume de mentir fantasticamente pode refletir um Transtorno da Personalidade que alguns autores chamam de “Pseudologia fantástica”, que seria caracterizado por uma compulsão a fantasiar uma vida fictícia para causar grande mobilização e perplexidade em outras pessoas (Catalán, 2006), outros autores denominam de Síndrome de Münchhausen.

As principais características das pessoas que tem essa sindrome, são pessoas que não gostam de ser iguais as outras, querem ser melhor e diferente de todos, quer ser realmente uma pessoa fantástica.Elas querem ser admiradas, idolatradas, ser o centro das atenções, como na maioria das vezes não conseguem, precisam então inventar um monte de mentira.Essa inclinação impulsiva para a mentira reflete uma grande  grande insatisfação com a real e medíocre condição existencial..A pessoa que sofre com esse problema tem quase sempre baixa auto estima e tem muita dificuldade para lidar com derrotas e encarar seus problemas.

Mas vamos salientar que nem todo mundo que mente tem essa sindrome, tem pessoas realmente que mentem, porque gostam, ou querem sempre levar vantagem com algo.Mas a mentira, principalmente  no ambiente de trabalho, é muito delicada, e a pessoa tem que ter muito cuidado, pois se for descoberto,por mais que a mentira seja pequena, o profissional pode perder sua credibilidade, pois o que mais as empresas prezam nos seus valores são a honestidade e ética, e isso não combinam com mentira de nenhum tipo.

9 comentários:

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Amiga querida!
Mentira, independente do ambiente, é sempre um problema! Como dizemos aqui em casa: melhor uma verdade que doa muito a uma mentira que quando descoberta cause danos irreparáveis. Tenho muita pena de quem vive no mundo da mentira, afinal a vida segue para todos, na realidade e o mentiroso fica preso em seu próprio mundo, escravo de seu próprio engano...
Muito bom, minha flor! Como sempre!
Grande beijo,
Jackie

Mr.Jones disse... [Responder comentário]

BRILHANTE o seu post. No meu ponto de vista, acho os mentirosos pessoas iguais. Aquelas pessoas normais e com as mesmices de sempre. E o pior, se acham os donos da verdade. Esses sao perigosos.
abraços

J.R. Fernandez disse... [Responder comentário]

Olá Maria querida!
Mentira nunca é bem vinda... e cedo ou tarde se acaba descobrindo a verdade. Portanto agir com retidão e ter uma postura verdadeira é muito importante... seja no trabalho, seja na vida. ;-)
Beijos, Fê.

BLOGZOOM disse... [Responder comentário]

Eu hoje entendo que a mentira não é apenas uma doença mas pode ser sim compulsiva e destrutiva. Tem pessoas que são grandes atores, impossível de imaginar o tamanho da mentira. Eu conheci um mentiroso e fez uma grande marca na minha vida, não sei se depois disso é fácil acreditar nos outros. Onde quer que estejamos, mentir nunca é bom.

LISON COSTA disse... [Responder comentário]

Saudações!
Amiga MARY:
No que diz respeito ao mundo das mentiras, alem de ser complicado é uma fábrica de cadeados para fechar portas em definitivo. Sem contar que é constrangedor, triste, decepcionante e vergonhoso. Se levar a vida tratando as coisas com seriedade já é difícil que dirá mentindo pelos poros.
Parabéns por mais uma excelente matéria!
Abraços,
LISON.

Aline Belle disse... [Responder comentário]

eu já conheci um mentiroso compulsivo. Acabei sentindo pena da pessoa pq é justamente como vc disse no texto: uma demonstração de insatisfação com sua própria vida, demonstração que o sujeito se acha mediocre e por isso precisa 'enfeitá-la'. No caso do mentiroso q conheci era falha no carater tb.
bj.

victor disse... [Responder comentário]

Eu ainda não sei nada sobre empresas e o mundo do trabalho...acho que sou novo para isso..sahusha, mas mesmo assim achei o seu blog muito interessante, pois assim como o post da mentira (que eu esotu com você, e também tenho que admitir que conto algumas mentiras por ai) os assuntos tratados no seu blog podem ajudar também, fora do trabalho =D estarei te seguindo

beijos victor

www.bangdiario.blogspot.com

Joselito disse... [Responder comentário]

Bem, a mentira, quer queiram ou não, é um mal necessário .... absurdo, mas, verdade ... algumas mentirinhas bem colocadas irão evitar conflitos muito maiores e com certeza trará melhor bem estar. Infelizmente as pessoas são hipócritas e gostam de viver fora da realidade ...Está certo Dr. House ... todos mentem ...

Geraldo Voltz Laps disse... [Responder comentário]

Olá Mari,

Esta história de mentir para o chefe sobre pequenos detalhes da convivência no trabalho.. eu já fiz bastante.. nada que fosse frequente o suficiente para ser compulsivo e entendi bem o enfoque..

Abraço

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic