http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Como aceitar críticas de forma positiva e elegante





Receber críticas faz parte da vida, e quem trabalha em equipe ou realiza alguma atividade para o público acaba sempre recebendo sua parcela delas, justas ou não.
Mas lidar com críticas é muitas vezes um desafio. Pela observação do mundo ao meu redor, acredito hoje que muitas pessoas acreditam que devem reagir vigorosamente a todas as críticas, e discutir até provar que a pessoa que criticou é que estava errada. E às vezes elas precisam mesmo, mas é necessário saber lidar com as demais críticas de forma positiva.



Por manter uma série de projetos abertos ao público em geral e com razoável grau de visibilidade (o BR-Linux, por exemplo, recebe bem mais de 1 milhão de visitas todos os meses), recebo um fluxo constante de feedback dos usuários, incluindo as críticas, afinal a presença delas é uma lei quase invariável da natureza.

Muitas vezes as críticas trazem em si oportunidades valiosas de aprendizado, e em outras elas são um genuíno meio de identificar e corrigir desconformidades no serviço prestado. Há também as críticas que nada acrescentam, ou que são dirigidas à pessoa errada, e é necessário lidar com estas também.
E é neste sentido que achei muito interessante o artigo “How to Accept Criticism with Grace and Appreciation“, publicado pelo Zen Habits. Ele dá várias dicas sobre como lidar com as críticas recebidas, de uma forma positiva e elegante. Separei algumas delas e acrescentei meus próprios comentários, leia a seguir.

Como reagir a críticas de maneira construtiva
É claro que há situações em que o que você precisa fazer é realmente refutar e discutir as críticas recebidas. Mas as dicas abaixo são para os demais momentos, aqueles em que você pode e deve reagir com tolerante elegância, aceitando de forma positiva a crítica feita sem intenção de ofender.
  • Segure a sua primeira reação: conte até dez, deixe passar 2h, aguarde para responder só amanhã… Sua primeira reação pode tender a ser muito mais emocional do que racional, e reduzir a chance de resolver algum eventual problema real, ou de ter algum aprendizado com a experiência. Às vezes é necessário morder a isca e entrar em um bate-boca, mas se você entrar em todos eles, pode até “ganhá-los” várias vezes, mas progredirá menos. Reagir a provocações pode ser importante, mas não é boa estratégia – quem sempre reage pode ser facilmente manipulado e conduzido.
  • Não desperdice o feedback: por mais mal-educada e inapropriada que a crítica seja, ela traz em si algum feedback – sobre o seu serviço, sobre você mesmo ou até sobre a pessoa que está criticando. Identifique-o, e atue sobre ele, mesmo que você não vá responder ao autor.
  • Agradeça, mesmo que sob o ponto de vista de quem fez a crítica, o ato em si seja um desperdício. A crítica é um feedback importante, e pode contribuir para a melhoria do seu desempenho, mesmo que a intenção dela seja ofender e magoar. Agradecer, e de fato levar em conta a informação recebida, pode ser uma boa resposta inicial, principalmente quando você tem certeza de que, a longo prazo, você será cada vez mais bem-sucedido na iniciativa que está sendo criticada.
  • Identifique o núcleo da questão. Muitas vezes, uma crítica válida vem embalada em uma série de camadas de ofensas. Identificar e responder somente à crítica que é o centro da questão é uma forma energeticamente econômica de passar a mensagem de que o reclamante não está à altura de ofendê-lo, e de que manifestações futuras podem se concentrar no aspecto crítico da questão, dispensando as tentativas de ofender, porque elas não colam mesmo.
Na maioria das vezes, as críticas viciosas são reflexos de problemas de quem está criticando, e não de algo que a pessoa que está sendo criticada fez, ou deixou de fazer. Mas só podemos controlar a nós mesmos, e não aos outros, portanto cabe a cada um de nós saber como prefere lidar com a situação.

Qual a sua técnica?

15 comentários:

Principe Encantado disse... [Responder comentário]

Para se fazer é preciso saber receber, pois assim na verdade estaremos preparados a ação. Ser educado é o ponto maior.
Abraços forte

Ana Lucia Nicolau disse... [Responder comentário]

realmente, a critica faz parte do convívio entre pessoas...nem tudo agrada a todos....e devemos ouvi-la e analisarmos....
abs

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Olá minha linda flor do nordeste!!
Saudades de você, miga!
Olha, já mudei...rsrs...estou, finalmente, na minha terra!
Quanto ao post, acho que assim como precisamos saber receber as críticas, também é necessário que saibamos fazê-las... E separá-las nas categorias: construtivas e desnecessárias (ou depreciativas). Muitas pessoas elegem as críticas como declaração de guerras e normalmente são guerras de "egos". Concordo com o texto: as críticas construtivas são oportunidades de aprendizado, mas muitas pessoas preferem perder as oportunidades para preservarem a ignorância.
Grande beijo, minha linda!
Jackie

Minhas Poesias Irradiantes disse... [Responder comentário]

Parabéns pelo seu belo post. E Penso que o pessoal do PTZão deveriam ler este seu post, pois pelo visto eles desconhecem isto, uma vez que só valem as opiniões deles, tanto no trabalho,na escola, na padaria do supermercado e em todos os lugares públicos é fácil se descobrir um Vermelho socialista e que dirá esse seu item importante que reescrevo agora: Agradeça, mesmo que sob o ponto de vista de quem fez a crítica, o ato em si seja um desperdício. A crítica é um feedback importante, e pode contribuir para a melhoria do seu desempenho, mesmo que a intenção dela seja ofender e magoar. Agradecer, e de fato levar em conta a informação recebida, pode ser uma boa resposta inicial, principalmente quando você tem certeza de que, a longo prazo, você será cada vez mais bem-sucedido na iniciativa que está sendo criticada.

Valéria Braz disse... [Responder comentário]

Mari, adorei seu post. Trata de um assunto que enfrentamos dia a dia....
Mesmo as críticas construtivas, temos dificuldade em formular tanto quanto em aceitar.
Não podemos transformar a crítica em algo para atacar e ferir, o que infelizmente acontece muito.
Críticas nos fazem avaliar se estamos conseguindo passar aquilo que estamos tentando, e sempre vale a pena ouví-las...... mas....
quando tiverem a intenção de ferir, nosso melhor postura é o silêncio na maioria dos casos.
Beijo no coração

Tia Bláblá disse... [Responder comentário]

Oie flor...bom dia.
Bom...receber críticas nunca é fácil...mais temos que saber aceitar opiniões né?! Seu post dá ótimas dicas, obrigada pelo carinho. Um chêro da tia.

Fernandez disse... [Responder comentário]

Olá minha amiga querida!
É muito importante saber ouvir críticas, pois é apenas conseguindo entende-las que podemos crescer profissionalmente. Creio que saber receber feedbacks e trabalha-los de forma construtiva pode trazer excelentes frutos.
Excelente post.
Abraços, Fernandez.

vidarealdasam disse... [Responder comentário]

Olá queridíssima !!

Excelente este texto !!
Eu sou muito impulsiva e geralmente reajo imediatamente e no mesmo nível da crítica, ainda mais se ela for agressiva, mas estou aprendendo a deixar o sangue esfriar e depois disso, filtrar tudo racionalmente, para assim adquiri aprendizado ou simplesmente ignorar o que não é válido.
É um trabalho hercúleo, mas vale a pena, nos ensina a crescer e a respeitar os pontos de vista alheios.
Adorei !
Um super beijo e boa semana !!

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Principe Encantado
Oii Querido Príncipe

Com certeza todas as pessoas que fazem critica, tem que saber receber também, e critica, todo mundo pode fazer, mas temos que saber fazer e ter educação acima de tudo para que essa critica seja realmente construtiva e nao destrutiva.
Bjs

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Ana Lucia Nicolau
Oi Ana

Eu vi sim, obrigada e claro que nao existe esse que agrade a Todos, nem Jesus Cristo agradou, porque nos seres humano cheio de falhas e defeitos vamos agradar. Mas acho que apesar das diferenças e dos defeitos temos que saber aceitar e conviver com essas diferenças, podemos criticar, mas temos que ter argumento plausivel para a critica, e nao ser do tido que critica só para provocar o outro.

Bjs

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Jackie Freitas
Minha amiga do coração

Ah que saudade, fico muito feliz de você ja ter ido para sua terra querida,
Voltando ao post, temos pensamentos muito parecidos, como voce tivesse lido os meus kkkkkk. Para você uma critica , a pessoa tem que ter propriedade e saber realmente o que estar falando e acima de tudo ter educação e respeito com a pessoa que vai receber a critica.Não podemos criticar por criticar, pois uma critica destrutiva pode causar um dano muito grave a uma pessoa, isso é muito sério.
Temos que ter discernimento e falar o que realmente é preciso.

Bjs miga linda

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Minhas Poesias Irradiantes
Oii amigo Charles

Fico feliz de ter gostado do meu post, acho que nao só o pessoal do Petzão , mas como vários outros que acham que são os donos da verdade, e nao aceitam criticas,se fomos citar nomes, daria um post inteiro.
O mais correto e sensato quando fazemos uma critica a alguem,é que seja feito em particular, pois nao podemos ficar criticando o outro na frente de todo mundo, pois isso se tornaria uma ofensa e nao uma critica.

bjs

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Fernandez

Oii Querido Fe

Eu particularmente sempre procuro atraves das criticas que recebo, tirar uma lição com isso e procurar melhorar cada vez mais como pessoa e como profissional
A critica é para isso mesmo, fazer com que enxergamos nossos defeitos e o que temos a melhorar.Pena que nem todo mundo usa a critica como construtiva e sim para denegrir o outro.

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@vidarealdasam

Oii Minha amiga

Obrigada pelo elogio e pode ter ceretza que você vai ganhar muito com isso tendo paciência a nao reagir no impulso e da mesma forma que recebeu a critica, mesmo ela sendo agressiva. A melhor forma de reagir a uma critica é o silencio e transformar essa critica em aprendizado para voce melhorar como pessoa, pois essas pessoas que só fazem critica, sao a maioria delas frustadas e que projetam seus defeitos nos outros, porque nao tem a capacidade de enxergar seus próprios erros.

Bjs amiga no coração

Sistema de Gestão disse... [Responder comentário]

Ótimo post e blog !
adorei !

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Google+ Badge

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

Adicione seu Email

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic