http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conectados e desconectados pelo Facebook




Por: Nicolai Cursino

Duas e meia da manhã e me sento na frente do computador para escrever esse artigo, já que não posso conter meus inúmeros pensamentos despertados pelo filme a “Rede Social”, que conta a história da criação do Facebook, que acabei de assistir no meu DVD há algumas horas atrás.

Tentei meditação, chá de camomila e até o saxofone do quinteto onze e meia na Globo e hoje, excepcionalmente, me parece impossível dormir sem compartilhar algumas das intrigantes questões que me surgem ao observar a retrato contado de Mark Zuckerberg, o mais jovem bilionário da atualidade.

Como podem a avareza e abundância andarem tão próximas? Enfim, é preciso ter um pensamento infinitamente abundante para enxergar o mundo como um pequeno quintal e criar, da frente de um laptop, uma maneira de conectar milhões de pessoas em todos os cantos.

Mas o que há na verdade de conexão no Mark Zuckerberg mostrado no filme? Afundando em seu mundo mental, mergulhado em uma brilhante avalanche de pensamentos rápidos, geniais, equações e algoritmos, poderíamos perguntar, a quem de fato ele está conectado?

Certamente não às outras pessoas, já que demonstra uma gritante incapacidade de se relacionar com a namorada da maneira mais básica que um ser humano faria, incapaz de se conectar com seus supostos amigos mais próximos, com quem no máximo troca novas teorias, mas nunca, um sentimento, uma dificuldade ou uma alegria.

Arrisco-me a dizer, que no momento em que mergulha em seus mais poderosos insights mentais, olhando pela janela como se não houvesse ninguém ali, Mark Zuckerberg não parece nem conectado ao seu próprio corpo. De certo ele não está ali. Seu corpo está, mas sua mente está tão longe que deixa de ser uma única pessoa.

Mais desconectado ainda está o seu coração. Seu coração, fisicamente tão conectado bem no meio do seu peito, é inalcançável para sua experiência. Ele não parece apto a experimentar o enorme medo de não ser aceito, a insegurança em ser amado, sua infinita solidão. No meio de sua juventude não há festas, não há beijos, não há choros e não há compartilhar.

Se a vida fosse um raríssimo vinho, Mark Zuckerberg já teria lido sobre ele, sua origem, seus aromas, sua composição química e o PH de seu líquido, mas não teria tido a ousadia simples de dar um gole. Se a vida fosse uma longa e sinuosa estrada, ele certamente teria estudado seu mapa e conheceria o caminho, mas não teria dado um só passo nela. Projetaria um GPS se fosse preciso.

Um bilhão de dólares foi uma das ofertas recusadas pelo Facebook, antes mesmo de Mark completar seus 30 anos. Isso é abundância? Com certeza é abundância material. Uma quantidade absurda de cifras que colocaria qualquer um de nós em aposentadoria imediata, com direito a carregar quase todo mundo que a gente conhece.

O que eu vi no filme, era abundância de vida? Certamente que não. Em um mundo tão fechado pelos pensamentos, a vida parece acontecer lá fora. Como se fosse um videogame, estamos protegidos, pois há sempre uma vida extra. Centenas de vidas extras e nenhum contato.

E eu me lembro do velho clichê “cuidado com o que você deseja, que você pode acabar conseguindo”, e acho muito importante que seja levado a sério. Eu desejo abundância financeira em minha vida. E desejo também abundância espiritual, abundância de amigos, abundância de realização, abundância de amor.

O que eu acredito ser uma escolha sábia de carreira e sucesso envolve tudo isso. O que é sucesso para você? Cuidado, um bilhão de dólares pode ser muito pouco para preencher sua solidão. O que é uma boa carreira? Cuidado, tornar-se um jovem CEO pode não evitar que sua vida pareça sem sentido, depois de alguns anos.

Pare agora para sentir o que move a sua alma, o que te preenche. Pare agora para sentir o que você deseja construir neste mundo pelo seu trabalho. E então consiga o seu Bilhão. E então consiga a sua sala da presidência.

A distância entre você e a outra pessoa é do tamanho da distância entre você e você mesmo, não importa o número de links no seu computador.

Desconecte-se dos seus pensamentos. Conecte-se ao seu coração. Conecte-se ao seu corpo. Conecte-se às pessoas. Conecte-se a si mesmo.

Compartilhados os pensamentos, é hora de dormir. Mas não antes de postar este mais novo artigo no meu Facebook. Afinal, não dá mais pra viver assim, tão desconectado.

*Nicolai Cursino é consultor, treinador e palestrante em desenvolvimento humano e liderança, com foco no crescimento sustentável das pessoas e das empresas. Sua atuação abrange América Latina, Estados Unidos e Europa. É sócio-diretor da Iluminatta Brasil Desenvolvimento Humano.
Fale com ele escrevendo para:
nicolai@iluminattabrasil.com.br

2 comentários:

José Fonte de Santa Ana disse... [Responder comentário]

Prezada amiga Mari Costa, revisitando este seu Blog me dei conta de sua importante contribuição para o crescimento de nosso país. Profissionalizando ainda mais os brasileiros, ou seja, batalhando em uma trincheira que guarda tesouros as vezes não tão percebidos pela maioria, a formação profissional de uma nação.
Parabéns e continue, com sucesso cada vez maior. Abs.
José Fonte de Santa Ana

Oséias Pereira disse... [Responder comentário]

Olá,
vc está de parabéns pelo blog.
Aproveito para deixar um convite, visite meu blog:
www.bonsfilmesgratis.blogspot.com
Espero sua visita.
Um abração.

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog