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- Mari Costa
- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
"Pessoas bem sucedidas"
Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
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quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Deixe de reclamar da falta de talentos e aja!
16:46 |
Postado por
Mari Costa |
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Ninguém agüenta mais ouvir essa história de que faltam talentos no mercado. Claro que esta é uma verdade, mas ao invés de reclamar, é preciso identificar o que fazer. Acrescentar à área de Recursos Humanos um perfil mais estratégico pode ser parte da solução. Esse foi um dos pilares abordados na mesa redonda promovida pelo B.I. International que discutiu “O novo perfil do RH e o desafio de capacitação desses profissionais”.
O “talk-show” contou com Marco Antônio Ornelas, psicólogo, professor e especialista em comportamento organizacional pela Califórnia American University, na qualidade de mediador do debate entre Lilian Guimarães, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos do Banco Santander e Vanderlei Schiller, Vice Presidente Executivo de RH – Usiminas.
Diante da falta de profissionais, a retenção se torna um desafio, principalmente com o profissional jovem, que deseja trabalhar em várias empresas, possui um perfil mais empreendedor, inquieto. Nesse sentido, pensar o Recursos Humanos como um negócio, que precisa estar alinhado às outras áreas, como a gestão, e fazer um planejamento, visando a longo prazo, podem contribuir.
Lilian Guimarães afirma que é preciso reconhecer o risco natural de perder pessoas, mas que existem três atitudes que têm gerado resultado no Santander para reter profissionais, são elas:
1º) O setor de RH desenvolver um trabalho com a liderança, no intuito de preparar o gestor para lidar com questões menos objetivas dos jovens. A dica para o gestor lidar com esses profissionais é estabelecer uma relação parecida com a que é dada aos filhos.
2º) A empresa deve oferecer oportunidade de crescimento para os profissionais, para que haja interesse em permanecer na empresa. Antes de abrir uma vaga para fora da organização, é preciso abrir as portas para a mobilidade interna, não apenas disponibilizando vagas para que as pessoas se candidatem, mas também convidando pessoas que possuem o perfil desejado para a vaga, isso mostra interesse pelo profissional.
3º) Acompanhar as pessoas. Até mesmo para identificar possibilidades de vaga, como citado acima, é preciso que se tenha um acompanhamento do profissional. Esse acompanhamento propõe um desafio: dar feedback. No entanto, 90% dos gestores só falam o que é bom e, às vezes, uma pessoa se assusta quando é demitida por causa disso – ela não teve a chance de saber o que fazia de errado. Dar um feedback negativo é muito difícil, alguns tomam como pessoal, mas é essencial para o profissional que deseja crescer e para a empresa que deseja manter talentos.
Está com dificuldades na área de contratação e seleção de profissionais? Aja com ousadia, planeje com a liderança, olhe para o quaro interno, antes de olhar para fora e mais: tome atitudes! Aja!
O “talk-show” contou com Marco Antônio Ornelas, psicólogo, professor e especialista em comportamento organizacional pela Califórnia American University, na qualidade de mediador do debate entre Lilian Guimarães, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos do Banco Santander e Vanderlei Schiller, Vice Presidente Executivo de RH – Usiminas.
Diante da falta de profissionais, a retenção se torna um desafio, principalmente com o profissional jovem, que deseja trabalhar em várias empresas, possui um perfil mais empreendedor, inquieto. Nesse sentido, pensar o Recursos Humanos como um negócio, que precisa estar alinhado às outras áreas, como a gestão, e fazer um planejamento, visando a longo prazo, podem contribuir.
Lilian Guimarães afirma que é preciso reconhecer o risco natural de perder pessoas, mas que existem três atitudes que têm gerado resultado no Santander para reter profissionais, são elas:
1º) O setor de RH desenvolver um trabalho com a liderança, no intuito de preparar o gestor para lidar com questões menos objetivas dos jovens. A dica para o gestor lidar com esses profissionais é estabelecer uma relação parecida com a que é dada aos filhos.
2º) A empresa deve oferecer oportunidade de crescimento para os profissionais, para que haja interesse em permanecer na empresa. Antes de abrir uma vaga para fora da organização, é preciso abrir as portas para a mobilidade interna, não apenas disponibilizando vagas para que as pessoas se candidatem, mas também convidando pessoas que possuem o perfil desejado para a vaga, isso mostra interesse pelo profissional.
3º) Acompanhar as pessoas. Até mesmo para identificar possibilidades de vaga, como citado acima, é preciso que se tenha um acompanhamento do profissional. Esse acompanhamento propõe um desafio: dar feedback. No entanto, 90% dos gestores só falam o que é bom e, às vezes, uma pessoa se assusta quando é demitida por causa disso – ela não teve a chance de saber o que fazia de errado. Dar um feedback negativo é muito difícil, alguns tomam como pessoal, mas é essencial para o profissional que deseja crescer e para a empresa que deseja manter talentos.
Está com dificuldades na área de contratação e seleção de profissionais? Aja com ousadia, planeje com a liderança, olhe para o quaro interno, antes de olhar para fora e mais: tome atitudes! Aja!
Fonte: http://www.biinternational.com.br/deixe-de-reclamar-da-falta-de-talentos-e-aja-19082011/
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