http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

terça-feira, 6 de março de 2012

Bate papo com Sandra Portugal sobre sua história de Sucesso


Como nesse blog fala de Como ser um profissional de sucesso, não é nada mais justo de trazer pessoas reais para falar um pouco sobre sua carreira de sucesso. Por isso trago para vocês, uma Mulher com "M" uma executiva de sucesso, blogueira, mãe, esposa, amiga, e que é gente como a gente, para um bate papo agradável e inteligente. Tenho um maior prazer de entrevistar:  Sandra Portugal : Matemática com Especialização em Tecnologia da Informação, Mestrado em Engenharia de Sistemas, MBA em Gestão, Líder de Pessoas e Gestora de Processos de Negócio, Cursos de Especialização em Coaching, em Treinamentos Comportamentais, Motivacionais baseados em PNL.

                                                           Blog: Projetando Pessoas
  1. Profissão? Analista de Sistemas
  2. Hobbys? Atualmente meu maior hobby é "Projetar Pessoas", rsrsr! Mas eu sou essencialmente uma colecionadora, desde criança: -já colecionei chaveiros, moedas, selos, miniaturas de corujas...,coleciono livros, DVDs..., e sou apaixonada por libélulas, busco colecionar móbiles, bolsas, anéis, brincos, ulseiras, blusas, pingentes, o que você puder imaginar que tenha libélulas, que para mim significa espiritualidade! 
  3. Livro(s) que lê no momentoUm Homem de Sorte - Nicholas Sparks e A Escolha é sua - John C. Maxwell 
  4. Último filme que assistiu? Não sei como ela consegue - I don´t Know how she does it - Sarah Jessica Parker. Filme que mostra uma executiva casada, mãe, vivenciando seus diversos papéis.
  5. Quem é Sandra Portugal na sua essência? Difícil falar da gente sem parecer arrogante, pretenciosa, mas na minha essência, sou verdadeiramente uma mulher de escorpião, com ascendente em capricórnio! Sou fênix, renasço das cinzas, sou resiliente, sou guerreira! Desde pequena sou sonhadora, traço metas e planos e vou sempre em busca de realizá-los, às vezes tropeço, às vezes desanimo, tomo fôlego, e tento outra vez! As coisas não costumam ser fáceis, não caem de mão beijada, não sou daquelas que nasceu com o mundo pronto, tenho que conquistar cada etapa e subir cada degrau!Mas meu caminhar é norteado por valores fortes de ética, de reciprocidade, de responsabilidade, de semear o bem por onde passear, conquistando amigos nesse caminho.
  6. Fale um pouco da sua atividade profissional: Sou executiva de TI(Tecnologia da Informação) de uma Grande Empresa de Telecomunicações, há 6 anos.  Desde agosto/2011, respondo pela gerência de projetos  estratégicos de uma das Unidades de Negócio da Empresa. Garanto a condução e zelo pela qualidade e prazo de cerca de 200 projetos simultâneos. Tenho 30 anos de experiência profissional, sendo 25 anos em gerenciamento de pessoas, tendo atuado 12 anos em Telecomunicações, 2 anos na Indústria Siderúrgica, 1 ano na Indústria de Papel e Celulose, 3 anos em Segmento Varejista (Logística e Distribuição e Lojas de Departamentos) e 12 anos no Setor Elétrico. 
  7. Quem você considera um grande líder e porque? Maria Sílvia Bastos Marques, por todas as suas conquistas como mulher inteligente, guerreira, alta executiva, que sabe compor um dream team, sabe compartilhar e celebrar vitórias, sabe valorizar as pessoas que fazem parte do seu sucesso!  
  8. Como é seu perfil de liderança? Lidero pelo exemplo, sou líder de pessoas e obtenho resultados através das pessoas, orientando, comunicando aonde precisamos chegar, o que precisamos fazer, aonde dar foco, o que é prioritário, sempre que possível gerenciando bem o tempo, fazendo um bom planejamento das atividades, distribuídas de forma a aproveitar bem os talentos de cada profissional integrante do time! 
  9. Você se considera uma vencedora? Sem dúvida me considero uma vencedora! Atuar em TI, por 30 anos, num mercado que mudou significativamente: de mainframe a redes de micros, de sistemas legados desenvolvidos em casa aos produtos empacotados, downsizings, Bureaus, outsourcings, terceirizações, internet, etc,etc, surfando em todas essas ondas, é uma vitória! Ter formado times de sucesso em todas as empresas por onde passei, e ter um nome lembrada por boas realizações, é uma grande vitória! Manter sua empregabilidade ao longo de toda uma vida profissional é uma super vitória! Entrar numa reunião importante com seu CIO e uma consultoria multi-nacional, sala repleta de altos executivos e de repente ouvir alguém dizendo - CHE-FI-NHA !!! (Uma das executivas de sucesso daquela consultoria multi-nacional foi sua estagiária no passado!) Isso não tem preço!
  10. Qual conselho você diria para quem está iniciando a carreira profissional? Vou repetir o conselho que dei ao meu enteado quando recém-formado ele entrou num programa de trainee numa multi-nacional: Tenha humildadePor mais que as melhores universidades te preparem bem, por mais que um super programa de trainee te capacite para uma carreira, especialmente uma carreira gerencial, por mais inteligente que você seja, por mais informação que você tenha, você nunca estará preparado se não vivenciar a vida como ela é, observe os mais experientes, observe os profissionais mais velhos, faça os seus próprios calos nas mãos. 
  11. Quais os obstáculos que você enfrentou para chegar até aqui? No início da carreira preconceito por ter iniciado na carreira gerencial nova demais (com 25 anos), uma menina, como os pesquisadores me chamavam, eles achavam que eu não teria autoridade para conduzir meu time! Hoje, sinceramente, acho que perco oportunidades por ter mais de 50 anos e o mundo está para os geração Y.  Ou sou sempre comparada aos gestores com cerca de 10-15 anos de experiência, o que para mim faz muita diferença. Chega uma fase na vida profissional que você tem que tirar experiência do seu CV para não assustar! 
  12. Quais são seus planos a curto, médio e longo prazo?  Meus planos de vida para curto prazo são: -Pessoal : Emagrecer 10 kgs até outubro/12 (já foram 6kgs até hj!) -Profissional : Fazer da minha área nova uma área de reconhecido sucesso com um time integrado e super motivado no 1o. semestre de 2012! -Projetando Pessoas: Chegar a 1.000 seguidores até junho/2012! (1/2 pessoal, 1/2 profissional). No médio prazo, meus planos de vida são: -Pessoal: Fazer grandes viagens com a família -Profissional: Ver a minha cadeirinha da roda-gigante da vida profissional voltar a ficar no alto, no que diz respeito a valorização e reconhecimento. -Projetando Pessoas: Blog rentável com parcerias de sucesso. Meus planos de longo prazo são: Aposentadoria, montar uma consultoria e trabalhar em home-office, quem sabe a Projetando Pessoas SA, fazendo projetos, palestras, treinamentos, coaching, tendo mais tempo livre para academia, caminhadas, praia, montanha, leituras, viagens, etc., unindo os sonhos pessoais e profissionais, num estilo de vida mais leve, com menos horários rígidos. 
  13. O que precisa para ser um profissional de sucesso? Garra para estar pronto para as oportunidades. 
  14. Como foi que surgiu o blog Projetando PessoasO blog Projetando Pessoas  surgiu do incentivo de um grupo de amigos, ex-integrantes do meu time de trabalho, que me estimularam a escrever e compartilhar tudo o que sempre li, estudei e divulguei em nossos momentos de reuniões de equipe, de eventos de team-building, de palestras,etc. 
  15. Qual recado você deixa para nossos leitores: Sonhe sempre! Trace planos de ação para conquistar seus sonhos e seja firme nessa trajetória!


 "Maria adorei estar aqui compartilhando um pouco da minha história com você e com seus leitores! bj carinhoso" (Sandra Portugal)

15 comentários:

Sandra Portugal disse... [Responder comentário]

Maria quanta emoção estar aqui sendo homenageada por você de forma tão gentil!
E na Semana da Mulher!!!!
Conte sempre comigo, com minha admiração e respeito!
beijo carinhoso
Sandra Portugal
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Lu e Rafa disse... [Responder comentário]

Sandra como sempre arrasou!!!
Ao blog,
Parabéns pela excelente escolha!
Adorei, otimo exemplo!
Abraços
Luciene

Ana Maria Coelho disse... [Responder comentário]

Nossa... Como é gostoso conhecer um pouco mais sobre pessoas que aprendemos a admirar pela web.
Adorei a entrevista.
Um beijo
@AnaMariaCoelho
www.loungeempreendedor.blogspot.com

Fernanda Reali disse... [Responder comentário]

Excelente! Sandra é um exemplo de mulher e de blogueira, sempre correta e de bem com a vida!

bjs
www.fernandareali.com

Erica_Santos disse... [Responder comentário]

Tive a satisfação de ter trabalhado com a Sandra Portugal, ou melhor, de tê-la como gestora e líder em duas grandes organizações, com ela aprendi muito. Tenho grande admiração e gratidão pela Sandra.
Parabéns pela escolha e publicação da entrevista, a Sandra é um referencial de excelência em gestão de pessoas.
Erica Santos

Lúcia Diniz disse... [Responder comentário]

Também me emocionei ao ler esta entrevista.
Tenho muito orgulho de ter trabalhado com esta grande profissional e excelente pessoa.
Parabéns, Sandra!
Grande beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oiii Mari

Adorei a entrevista com Sandra, realmente é uma profissional de sucesso, inspiração para muitos jovens que estão começando sua carreira profissional. Parabens Sandra pelo seu sucesso e continue hoje e sempre.

Andre Costa

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ameiiiiiii a entrevista. Fiquei encantada com a história da Sandra, realmente para se manter no mercado a 30 anos, voce está com folego de uma jovem de 20. Parabens, precisamos de talentos assim para nos inspirarmos.
Suelen

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse... [Responder comentário]

Adorei conhecer um pouco mais sobre a amiga Sandrinha, uma blogueira excepcional e uma pessoa generosa!!!
Parabéns as duas: entrevistadora e entrevistada!!!
Beijocas!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito bom essa matéria. Adoro seu blog,e suas dicas são super úteis quem quer ter uma carreira de sucesso,assim como a Sandra Portugal.

Parabens Mari, você arrasa

Adilson

Meire Oliveira disse... [Responder comentário]

Muito bom ler/saber mais sobre a Sandra. Adorei o conselho dela sobre ter humildade, acredito que em todos os campos por mais conhecimento que temos isso é essencial e hj em dia difícil de se achar quem tenha.
Admiro muito essa guerreira! Parabéns pela entrevista.
beijos.

Silvia Barbosa disse... [Responder comentário]

Sandra parabéns pela entrevista! Quem trabalhou com você pôde vivênciar a experiência de ter uma grande gestora e amiga! Parabéns ao blog pelo nivel da entrevistada. Silvia Barbosa

Helga Marcos disse... [Responder comentário]

Lindo, Sandra !!!!
Perfeito, como sempre !!!
Inspiradora, projetista !
Obrigada por compartilhar e nos ensinar mais uma vez !
Grande beijo no coração,
Helga

Mafalda S. disse... [Responder comentário]

Adorei! A Sandra é uma grande inspiração para qualquer um de nós :)

Luis Oliveira disse... [Responder comentário]

A Sandra é especial. Sou muito grato pela oportunidade de ter pertencido à sua equipe durante meu caminho profissional e tê-la como amiga por toda a vida. Liderança só funciona quando é baseada no exemplo do que admiramos com o coração.

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog