http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Resiliência esta na moda, mas afinal o que é isso?








Conforme em um post anterior, prometi que escreveria sobre resiliência, e estou cumprindo minha promessa. É a competência do momento, livros, jornais e revistas deixaram um pouco o tema liderança de lado - cá entre nós, já estava ficando cansativo - e passaram a falar de Resiliência, palavra conhecida para alguns e desconhecidas para muitos, mas afinal o que significa esse termo, que hoje em dia virou moda nas organizações. 

Na verdade a psicologia tomou emprestado o termo resiliência da física, pois é um conceito da física, utilizado primeiramente pela engenharia que se refere a capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, quando suspenso o "estado de risco. Mas para a psicologia, resiliência significa a capacidade de superar todas as adversidades enfrentadas, duas competências muito importantes para ser resiliente é a autoconfiança e autodisciplina, pois temos que acreditar que podemos, como dizia o grande poeta Carlos Drummond "A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”. Somos donos do próprio destinos, temos que reinventar a cada momento. Hoje as organizações querem pessoas assim, que sejam resilientes, que tenham atitudes, não tire o time de campo no primeiro problema que aparecer, ao contrario querem que as pessoas tenham a excelência nas resoluções dos problemas, pois o querer desmistifica o problema.

Como cultivar a resiliência

No livro "Resiliência - A transformação como ferramenta para construir empresas de valor", o consultor dá algumas dicas de como se tornar um profissional resiliente. Comece se questionando:

- No momento em que o obstáculo apareceu, você caminhava para alcançar o quê?

- Você está alinhado a algum processo ou desafio estratégico?

- Você procura olhar para a verdadeira dimensão da realidade, transformando a tensão e o foco de energia não em adversidade, mas em um propósito maior?

- O que você considera como adversidade?

- O que você está fazendo com relação às adversidades?

- Que tipo de postura você adota: enfrentar a situação ou se desviar do problema? (seja sincero na resposta)

- O que você pode fazer para promover o crescimento e o fortalecimento da empresa?

Agora, analise a seguinte situação, para avaliar seu nível de resiliência: o gás explodiu e queimou a casa inteira:

Nível 1 de resiliência: recuperando-se de traumas:

- Atitude: Não se antecipou ao acidente nem à consequência dele.

- Resposta resiliente: "Eu não consegui, no momento, ativar recursos ou competências necessárias para controlar o acidente, mas saí vivo de lá".

Nível 2: tornando-se mais flexível, leve e consistente:

- Atitude: Conseguir agir bem diante do grau de exigência da consequência, mesmo sem ter se antecipado à situação.

- Resposta resiliente: "Eu consigo agir antes que a consequência se torne desastrosa".

Nível 3: Crescer, mesmo em ambiente de mudança e adversidade:

- Atitude: Necessidade de ampliar recursos para lidar com o alto nível de exigências das consequências em razão de não ter se antecipado à situação.

- Resposta resiliente: "Eu consigo construir competência a tempo de minimizar o impacto da consequência, ou seja, recorro a amigos, chamo os bombeiros, isolo materiais inflamáveis etc."

Nível 4: Antecipando acontecimentos e transformando a realidade:

- Atitude: Antecipar-se para que, frente à situação, nada de errado aconteça talvez nem a própria situação venha a acontecer.

- Resposta resiliente: "Eu me antecipo à situação, evitando que ela aconteça e obtendo total controle sobre a situação e/ou a consequência dela".

10 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Maria
Blogs como o seu terão sempre espaço garantido na Teia.
Post divulgado.
Até mais

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ou seja resistir, superar e voltar ao normal, até que enfim entendi e num mundo cheio de tragédias, as empresas, instituições e governos precisam de gente assim.

Parabéns, estou satisfeito com o post
Pedro Paulo

Cellia Mel disse... [Responder comentário]

Olá Mari, Obrigada por este post!!!
O mundo corporativo, exige atitudes assim, mas eu não conhecia o termo "resiliente". Muito obrigada pelo esclarecimento.
Parabéns!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Puxa, Maria! Eu era uma dessas ignorantes que não conhecia o termo, mas graças a si agora já sei o que é. Muito obrigada, gostei da matéria.
Beijinhos

Silvano Sulzart disse... [Responder comentário]

Adorei seu Blog, muito bom as postagens .. Gosto de temas novos e diferente. Como faço para seguir este blog?? Não achei o link.

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Silvano SulzartOii Silvano

Fico feliz de ter gostado do meu blog, se quiser alguma ajuda ou tirar alguma duvida sobre RH , só é me escrever para mcosta-tradicao@hotmail.com. Em relação a seguir meu blog, só é clicar no link do lado esquerdo que tem seguir, mas as vezes nao aparece para quem entra pelo chrome, tenta entrar pelo mozilla ou o internet explorer, e depois me diz se conseguiu.
Abraços

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Silvano SulzartOii Silvano

Fico feliz de ter gostado do meu blog, se quiser alguma ajuda ou tirar alguma duvida sobre RH , só é me escrever para mcosta-tradicao@hotmail.com. Em relação a seguir meu blog, só é clicar no link do lado esquerdo que tem seguir, mas as vezes nao aparece para quem entra pelo chrome, tenta entrar pelo mozilla ou o internet explorer, e depois me diz se conseguiu.
Abraços

Normando Alves disse... [Responder comentário]

A verdadeira sabedoria não está em saber tudo, mas saber compartilhar tudo. Parabéns pela atitude.

Normando ALves

Franciele Cristina disse... [Responder comentário]

Muito bom, entendo que ser resiliente é mudar os hábitos e maneira de pensar diante das situações. E, é com certeza um exercício que requer dedicação, afinal é uma competência a ser desenvolvida, o mercado vai exigir cada vez mais.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito bom e esclarecedor.

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog