http://br.jooble.org/
Siga-me no Twitter
Me leve com você!
Postagens populares
-
1. DANDO CONSELHOS AJUDA MÚTUA. para o tipo não direcional. Para quantas pessoas: Para grupos gra...
-
Com a tecnologia avançando a cada dia, o mundo está em constante mudança, o que era moda a um ano atrás, hoje em dia já está obsoleto. Temo...
-
A maioia das pessoas buscam sucesso profissional e pessoal, mas nem todas conseguem ou desistem no meio do caminho, pois não tem autoestim...
-
Os testes psicológico s ou avaliações especificas estão sendo usado pelas empresas como uma ferramenta à mais no processo de seleção, p...
-
Recentemente fiz um post sobre "Como perder o medo da dinãmica de grupo" , por isso estou trazendo para vocês uma dinâmica q...
PageRank
SOS NATUREZA
Seguidores
Quem sou eu
- Mari Costa
- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
"Pessoas bem sucedidas"
Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
Pesquisar neste Blog
Pages
domingo, 22 de julho de 2012
Chefe ou Líder? Existem diferenças?
13:14 |
Postado por
Mari Costa |
Editar postagem
A principal diferença de um chefe para um líder, é que o chefe quer brilhar sozinho e o líder quer brilhar junto com a equipe. Chefe é aquele que dispõe de autoridade formal, mediante a investidura de um cargo, cujas atribuições outorgam capacidade para representar a empresa, deliberar e decidir, dentro das limitações de sua competência.Líder é aquele que, mesmo não dispondo de autoridade estatutária é seguido, respeitado e obedecido, que consegue unir o grupo, representá-lo e levá-lo coeso à perseguição e à defesa dos anseios comuns, que possui grande identificação com seus companheiros, com os quais mantém bom relacionamento.
Os principais estudiosos de Liderança começam a identificar nítidas diferenças entre um Chefe e um Líder. Parece oportuno traçarmos um paralelo entre estas duas posição.
Chefiar é fazer com que as pessoas façam o que é "preciso"
Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer o que é preciso.
- Os Chefes empurram- Os líderes puxam
- Os Chefes comandam- Os líderes comunicam
- Os Chefes são mestres- Os líderes são maestros
- Os Chefes são comandantes- Os líderes são treinadores
- Os Chefes são os donos da voz mais alta- Os líderes dos ouvidos mais acurados
- O Chefe administra- O líder inova
- Os Chefes é um cópia- O líder é um original
- O Chefe mantém- O líder desenvolve
- O Chefe focaliza os sistemas e a estrutura- O líder inspira confiança
- O Chefe pergunta "como" e "quando"- O líder pergunta "o quê" e "por quê?"
- O Chefe convive melhor no "status-quo"- O líder desafia, muda
- O Chefe é um bom soldado- O líder é ele mesmo
- O Chefe faz a coisa corretamente- O líder faz a coisa certa
- O Chefe obtém resultados através - ou apesar - das pessoas- O líder desenvolve pessoas e grupo
- O Chefe quer segurança e estabilidade- O líder quer desafios
- O Chefe busca "status" de vida- O líder privilegia qualidade
- Os Chefes são obedientes-Os líderes contestadores
- Os Chefes são fazedores- Os líderes criativos.
- O Chefe veste a camisa da empresa- Os líderes participam dos negócios da empresa
“Os grandes lideres são aqueles que formam outros lideres”, as empresas mudaram a forma de gerenciamento, os cargos de chefe já estão sendo instintos, dando lugar aos gestores, pois ninguém mais chefia e sim gerencia as pessoas.
E você ta mais para chefe ou líder?
Marcadores:
Comportamento,
liderança
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Me leve com você!
Parceiros
>> Sucesso
Conteúdo - Agência de Criação de sites em Recife
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
E-book
COMPRAR E-BOOK
Recomended
Marcadores
Comportamento
empregos
profissionais de sucesso
dicas
Carreira
vagas
auto ajuda
Responsabilidade Social
aniversariantes do mês
Dinâmicas
redes sociais
cursos
curriculo
entrevistas de emprego
trainee
empreendedorismo
facho
liderança
profissão
Melhores estágios
entrevistas
Cursos grátis
historia de sucesso
melhores empresas para trabalhar
natal
profissional de sucesso
temporários
Bullying
Inclusão Social
Roupa para entrevista
empresas
feedback
namoro trabalho
promoção
qualidade de vida
vestibular
voluntários
AIEC
Consultorias RH
Criatividade
Datas comemorativas
Marketing pessoal
Planejamento
Resiliencia
Roupa para trabalhar
Workaholic
as diferencas entre recursos humanos e gestao de pessoas
bandtec
fazer o bem
mito
podcast
profissao TI
profissionais
profissionais satisfeitos
simpatias
sustentabilidade
Tradutor
Translator |
11 comentários:
MARY 1981:
MARIA COSTA ...
Existem, é ÓBVIO que Existem ... !!!!
O LIDER NASCE LIDER .... é coisa NATA ... !!!
E será LIDER SEMPRE ... eternamente ... !!!!
O CHEFE pode ser Chefe Hoje, mas ninguem garante que contuará sendo CHEFE amanhã ...
Ele ESTÁ CHEFE .... Não é CHEFE .... e MUITO MENOS LIDER ... !!!
Aliás, quem tem CHEFE é INDIO ....
QUEM TEM LIDER .... tem tudo para ser um GRANDE SER HUMANO ...
Abraços
LUIZ GUÉNZ (Luiz Gnz)
Alphaville - Barueri - SP - Brasil
Sensacional seu texto serve de lição para muitos e que com certeza deveriam ler o seu post.
Abraços forte
Na verdade, a sociedade ainda é cheia de chefes, líderes mesmo são poucos!
Abraço
Kellen
Olá este seu texto vemesmo a calhar muio bom mesmo me ajudou muito. estamos te seguindo lindo blog!
Oi, Maria Costa!!!
Eu simplesmente amei o seu texto.Infelizmente no mundo em que vivemos, essa sociedade capitalista preferem Chefes ao invés de Líder, pelo simples fato de não querer fugir do óbvio, por medo de errar, tornando assim, nós seres humanos em máquinas processadoras e escravas do sistema, com vidas cada vez mais sem graça e stressada. Porém se a sociedade optasse termos líderes no lugar de chefes, teríamos mais lucros, pois trabalharíamos em busca do bem comum do grupo, de forma espontânea e dinâmica, sem pressão, melhorando assim a qualidade de vida.
O Chefe só é chefe no seu lugar de atuação.
O Líder é Líder em qualquer lugar e circunstância. E mesmo que um líder procure ficar neutro em meio a uma situação, não consegui tal façanha, pois ser líder é sempre incentivar o grupo a lutar pelo bem comum do próprio grupo.
Abraços!!!!Amei!!!!
O Chefe é odiado, o Líder é amado... o líder deve servir primeiro e conquistar para conduzir a sua equipe, contudo as vezes o líder tem que se posicionar como chefe pois a responsabilidade pelo erro recai sobre ele e compromete todo o grupo!
As vezes sinto vontade de abandonar meu trabalho pois, este deve ser de total harmonia e interação.Uma das chefes estraga tudo, é autoritária e humilha os funcionários publicamente. No outro dia já aparece com uma nova cara, um novo perfil, uma nova formação. Têm uma habilidade enorme em viver de quexo para cima diante das outras pessoas. Não consigo conviver com ela e gostaria muito de aprender ignorá-la, apenas cumprir com minhas obrigações. As vezes sinto nojo do seu conportamento.
"...os cargos de chefe já estão sendo INSTINTOS"?!?!?!? Mamãe!!! Daqui a pouco a língua portuguesa vai junto!
...“Com o chefe o resultado é pontual, já o líder o resultado e consistente”
Muito apropriado o artigo, assim muitos podem fazer alto critica e tentar mudar alguns pontos do comportamento. Conheci Chefes legais mas não tinham nada de Lider, não sabem conduzir seus liderados e saber tirar deles o que tem de melhor. Enquanto não há problemas na execução das tarefas, seu trabalho supostamente esta sendo feito e administrado e neste caso pouco importa a empresa que tipo de profissional ele é, o que importa é o Resultado, o que foi planejado e almejado.
Olá Maria Costa!!! parabens pelo belo artigo, excelente material para uma reflexão à mudança de comportamento, devemos tomar como exemplo o maior dos líderes "Jesus Cristo" basta olhar para o que Ele realizou. Qualquer que seja o processo de avaliação, a evidência dos fatos atesta que a organização fundada por Ele é a mais bem sucedida de todos os tempos. Longevidade? Dois mil anos, Riquezas? incalculáveis, Números liderados? impossível avaliar, Lealdade de seus membros? muitos chegam a dar a vida por esta organização, Distribuição? no mundo inteiro, Diversificação? integrada com sucesso em todo tipo de empreendimento. Eis o resultado final: Jesus Cristo reina, supremo, como o maior lider que o mundo já conheceu.
Não queira me entender mal. Não quero dizer que Jesus é um guru para os profissionais da atualidade, cheios de fórmulas, slogans e seminários para uma revolucionária vida de negócios. Em primeiro lugar, Ele é muito mais do que isso.
Devo crer que este seja um bom exemplo a ser observado e imitado, pois o próprio disse: " sejas imitadores de mim"
Postar um comentário