http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

segunda-feira, 22 de março de 2010

Você Sabe o Que Realmente Faz um Psicologo?


Na verdade ainda a um mito muito grande na questão das atividades de um psicólogo.A maioria das pessoas ainda crêem na idéia de que psicólogo é para gente com problemas mentais, coisa ainda do senso comum.Sendo que estão totalmente enganados, o psicólogo em geral desenvolve um trabalho de investigação do desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, envolvendo os aspectos do comportamento humano, além de prestar assistência à saúde mental em hospitais, escolas, instituições privadas e públicas, etc. O psicólogo precisa ser mais humano, ter empatia,saber ouvir toda problemática do paciente, do funcionário, do atleta, do criminoso, do doente, dependendo da area que ela vai atuar.Os Psicólogos aplicam seus conhecimentos para uma vasta gama de empreendimentos, incluindo a saúde e serviços humanos, gestão, educação, direito, e esportes. Além de uma variedade de definições de trabalho,segundo a Wikipedia os psicólogos geralmente podem se especializar em uma série de áreas diferentes:


A Psicologia Organizacional:Inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).

Psicologia Clínica: É a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas icluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção (prevenção, aconselhamento, psicoterapia, reabilitação, acesso à saúde, avaliação)[1].

Psicologia Hospitalar: É um ramo da Psicologia da Saúde ainda inexistente em vários países mas cada vez mais difundida no Brasil estando incluída no currículo das principais faculdades. Em alguns países o termo Psicologia Hospitalar é considerado inadequado porque pertence à lógica que toma como referência o local para determinar as áreas de atuação, e não prioritariamente às atividades desenvolvidas. Por isso esse termo é pouco citado e pouco usado em publicações científicas de outros países

Psicologia Social: Enquanto área de aplicação distingue-se por tomar como objetos as massas ou multidões associada à prática jurídica de legislar sobre os processos fenômenos coletivos como linchamento, racismo, homofobia, fanatismo, terrorismo ou utilização por profissionais do marketing e propaganda (inclusive política) e associada aos especialistas em dinâmica de grupo e instituições atuando nas empresas, coletividades ou mesmo na clínica (terapia de grupos).

Psicologia Juridica: Também chamada de psicologia forense, é uma vertente de estudo da Psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjectivos.

Psicologia Esportiva: Nesse tipo de trabalho o psicólogo trabalha muito com todos os outros envolvidos na qualidade de rendimento que o atleta possa oferecer, é altamente multidisciplinar envolvendo médicos, fisioterapeutas, técnicos, pesquisadores. Claro que a priori o objetivo é fazer com que o atleta de a melhor resposta possível no campo, piscina ou quadra. Seu corpo e mente em equilíbrio trabalhando em comunhão para alta performance.

7 comentários:

J.R. Fernandez disse... [Responder comentário]

Olá Maria querida!
Achei o post muito interessante.
Creio que como a psicologia atua sobre o comportamento humano isto a torna uma área de difícil compreensão para as pessoas. Pois o comportamento não possui exatidão.
No meu ponto de vista é uma área fascinante e quando se tem profissionais que tem sensibilidade pode-se obter muitos resultados positivos.
Beijos no coração, Fernandez.

Beth Muniz disse... [Responder comentário]

Olá,
Bela informação nos dá o seu post.
Antes de optar por fazer serviço social, fiz um período de piscologia. Depois desisti.
Parabéns e um abraço.

Alexandre Lima disse... [Responder comentário]

Olá querida amiga adorei o artigo.Na minha opinião em toda empresa tinha que ter um psicologo, sem dúvida ia melhorar e muito a produtividade dos funcionários.

Um grande abraço.

Dani disse... [Responder comentário]

Olá Maria.
Gosto muito de psicologia e já sabia que ela tem uma área de atuação bem abrangente.termino minha graduação em Direito este ano e num futuro próximo pretendo cursar Psicologia.
É uma área muito interessante.
Abraços.
Ótimo post.

LISON disse... [Responder comentário]

Que Post Fantástico!
AMIGA MARY

Hoje você esta bastante inspirada. Gostei muito dos esclarecimentos acerca da nobre profissão. Deve ser interessante passar quase que diariamente por experimentos voltados a problemática vivida por seres humanos, e a riqueza tanto de orientações, ensinamentos e aprendizados devem ser infinitas.
Parabéns por mais um excelente artigo!
Abraços fraternos,
LISON

Lilian disse... [Responder comentário]

Olá querida amiga Mary,

Adorei ler a sua postagem.

O texto é muito interessante e bem explicativo.

O nosso amigo Fernandez escreveu muito acertadamente ""que como a psicologia atua sobre o comportamento humano isto a torna uma área de difícil compreensão para as pessoas..... e quando se tem profissionais que tem sensibilidade pode-se obter muitos resultados positivos"" . Esta última observação é fundamental. Há necessidade de se escolher um bom profissional para procurá-lo em caso de uma terapia.

Posso fazer um desabafo, ou melhor, um alerta, com sua permissão? Nada contra psicólogo(a), pois tenho duas sobrinhas e duas primas que são psicólogas e das boas. Eu mesma já fiz terapia e acho muito proveitosa. Só parei porque a Psicóloga me deu alta e disse que não precisava dela. Levei meus filhos quando crianças a fazerem terapia em grupo para verem que cada um tem as suas diferenças e que um pode ser bom numa determinada coisa e não ser bom em outra, mas que todos têm seu valor. Vivo dizendo a eles e nora para fazerem terapia porque até o "astral" melhora, porque ajudam no relacionamento com os filhos(meus netos), emprego, etc.. Mas, a escolha do profissional é muito importante, pois tenho duas amigas que fizeram terapia e ambas, tiveram um resultado negativo para as suas vidas, e ficaram sem amigos, pois falaram que seus psicólogos disseram que tinham que pensar apenas nelas; elas é que eram importantes e as demais pessoas eram apenas pessoas que tiravam suas energias e não as faziam progredir. E olha que eram profissionais diferentes. Hoje, estão precisando novamente de terapia, mas agora ficaram com medo de procurar ajuda, embora eu venha incentivando-as e dizendo que apenas não tiveram sorte com o profissional. É apenas um alerta, pois é muito triste ver pessoas queridas desvirtuadas em seus princípios por um profissional sem boa formação e inexperiente.

Desculpe-me amiga, ocupar seu espaço, mas considero de grande importância o trabalho de um Psicólogo, mas considero também, a necessidade de se alertar pela procurara de um profissional sensível, capacitado e experiente.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nossa! Não sabia que existia tudo isso não! A psicologia mesmo é bem detalhosa... Eu adoro ela!
bjs

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic