http://br.jooble.org/
Siga-me no Twitter
Me leve com você!
Postagens populares
-
1. DANDO CONSELHOS AJUDA MÚTUA. para o tipo não direcional. Para quantas pessoas: Para grupos gra...
-
Com a tecnologia avançando a cada dia, o mundo está em constante mudança, o que era moda a um ano atrás, hoje em dia já está obsoleto. Temo...
-
A maioia das pessoas buscam sucesso profissional e pessoal, mas nem todas conseguem ou desistem no meio do caminho, pois não tem autoestim...
-
Os testes psicológico s ou avaliações especificas estão sendo usado pelas empresas como uma ferramenta à mais no processo de seleção, p...
-
Recentemente fiz um post sobre "Como perder o medo da dinãmica de grupo" , por isso estou trazendo para vocês uma dinâmica q...
PageRank
SOS NATUREZA
Seguidores
Quem sou eu
- Mari Costa
- Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.
"Pessoas bem sucedidas"
Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.
Pesquisar neste Blog
Pages
domingo, 4 de dezembro de 2011
Você é Generalista ou Especialista?
13:53 |
Postado por
Mari Costa |
Editar postagem
Tempos atrás acreditava-se que apenas aqueles que tivessem profundo conhecimento em sua área pudessem alcançar o sucesso profissional. Para ser respeitado e requisitado no mercado, o profissional deveria ter graduação, pós-graduação e cursos de especialização, tudo com o mesmo foco. No entanto, o mundo mudou, as necessidades das empresas mudaram, e aquele profissional que sabia apenas sobre determinado assunto teve que se adaptar e conhecer de tudo um pouco para se enquadrar nas exigências das organizações. E esse executivo, que antes era especialista, acabou se tornando generalista.
Mas como podemos definir esse profissional? Para muitos eles são considerados “crânios”, pois conseguem armazenar uma grande quantidade de informações e se destacam na maioria das atividades que se propõem a fazer. Já na opinião de outros, são profissionais que possuem “ralos” conhecimentos sobre diversos assuntos e ao mesmo tempo não sabem muito sobre algo específico. Mas independente dessas definições, o que notamos atualmente é que o mercado está em transição e já é visível uma tendência generalista nas empresas, que cada vez mais procuram reduzir seus custos e ampliar resultados.
Para Kleber Santiago, sócio da Directa Consultoria Empresarial, o generalista possui uma visão ampla de tudo que acontece a sua volta. É extremamente antenado e possui características fundamentais para um profissional de sucesso.
Fernando Henrique da Silveira Neto, especialista em desenvolvimento gerencial, acredita que os especialistas são extremamente bons naquilo que fazem, no entanto não demonstram flexibilidade. Muitas vezes as empresas necessitam que uma só pessoa resolva mais de um problema, e é nesse momento que o generalista entra em ação. “Hoje nós definimos esse tipo de profissional como generalista, mas eu diria que são pessoas que possuem um conhecimento a mais, que não entende apenas do seu trabalho, mas sim de diversas outras áreas.
Embora o generalista tenha invadido o mercado por completo, o especialista ainda é preterido em diversas situações. Muitas vezes é necessário que se conheça algo por completo e que exista uma atualização constante sobre determinado assunto, já que o mercado gira em uma velocidade extremamente feroz. Nesses casos o executivo que cuida de várias áreas, ou que realiza atividades distintas, não consegue acompanhar e acaba conhecendo apenas o superficial, enquanto o especialista ganha vantagem.
Particularmente eu procuro ser generalista, pois prefiro ter experiencia e vivenciar varias áreas do setor que eu trabalho que é a area de RH, já trabalhei com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, departamento pessoal, comunicação interna, pois quero trilhar o caminho que futuramente possa exercer um cargo de Gestora de RH, tendo essas experiencias, posso me tornar uma profissional completa.E você, prefere ser generalista ou Especialista?
Marcadores:
Carreira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Me leve com você!
Parceiros
>> Sucesso
Conteúdo - Agência de Criação de sites em Recife
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
eCurrículo.net - Seu currículo na internet – http://www.ecurriculo.net
E-book
COMPRAR E-BOOK
Recomended
Marcadores
Comportamento
empregos
profissionais de sucesso
dicas
Carreira
vagas
auto ajuda
Responsabilidade Social
aniversariantes do mês
Dinâmicas
redes sociais
cursos
curriculo
entrevistas de emprego
trainee
empreendedorismo
facho
liderança
profissão
Melhores estágios
entrevistas
Cursos grátis
historia de sucesso
melhores empresas para trabalhar
natal
profissional de sucesso
temporários
Bullying
Inclusão Social
Roupa para entrevista
empresas
feedback
namoro trabalho
promoção
qualidade de vida
vestibular
voluntários
AIEC
Consultorias RH
Criatividade
Datas comemorativas
Marketing pessoal
Planejamento
Resiliencia
Roupa para trabalhar
Workaholic
as diferencas entre recursos humanos e gestao de pessoas
bandtec
fazer o bem
mito
podcast
profissao TI
profissionais
profissionais satisfeitos
simpatias
sustentabilidade
Tradutor
Translator |
13 comentários:
Saudações!
Amiga MARY:
Muito boa a meteria, traz o foco voltado a um problema, tanto de empresas quanto dos profissionais. Bem, para mim que sou um apedeuta, eu acho que o ideal é que a empresa tenha em seus quadros, profissionais especializados nos dois campos profissionais.
Hum, gostarias de saber sobre a minha a área, eu sou um eterno aprendiz!
Parabéns por mais um Post de grande relevância!
Ótimo Post!
Abraços,
LISON.
As empresas preferem o generalista,para as empresas é mais lucrativo e interessante que o profissional desempenhe várias funções,pode subistituir a falta de um especialista ou exercer as duas funções.
Otima postagem.
Eu acho que sou uma generalista, fico o tempo todo captando e tentando aprender mais. Ser especialista não é ruim, mas prefiro aumentar meu horizonte a olhar numa unica direção.
Olá minha amiga Maria!
Creio que sou um misto... procuro sempre me especializar nas áreas que gosto. Porém não me perco nisso. Estou sempre lendo sobre áreas afins e aberto a novas experiências.
Como trabalho em regime de consultorias sempre acabo tendo experiências diferentes e me relacionando com diversas áreas das empresas. O que expande um pouco os horizontes e permite ter visões diferenciadas sobre as mesmas questões.
Creio que as duas características são importantes, mas (particularmente) acho que alguém que queira focar apenas na sua especialidade acaba perdendo a visão do todo e isso pode lhe prejudicar.
Grande abraço, Fê.
Olá Mari,
Um professor meu disse (isto há quase 30 anos atrás) no meu primeiro semestre de faculdade, que o generalista é o cara que mais conhece o negócio, por isto tem que ser muito bom, ser fora do comum e ter capacidades extra que um especialista não tem. Mesmo assim ele disse que para começo de carreira é melhor ser especialista para dar folego para depois conseguir ser mais abrangente. Bom sigo a opinião dele até hoje e não acho que ele deu uma dica errada.
Abraço
Mari, gostaria de ser generalista. Mas num mundo de tanta informação fica difícil gerenciar tudo isso. Mas eu tento ser eclético. Mas existe uma musiquinha que reflete a necessidade da especialização: cada um no seu quadrado! Esses, os que se especializam, têm um lugar garantido onde atuam.
Um abraço...
Mary
Eu sou metade generalista e metade especialista.
assim fico sempre dentro da "onda"
bjs
joana...
Florzinha,eu acredito que ser generalista é muito importante para algumas areas,no entanto outras te cobram uma especialização por que a mesma pode te fornecer um "diferencial" dos demais profissionais,o que com certeza abrirá mais oportunidades no mercado de trabalho.
Bjos
Olá minha linda flor do nordeste!
Amiga, eu gosto de conhecer de tudo um pouco para que a minha visão fique mais ampla e assim eu evite ser limitada em conceitos. Acredito sim, ser fundamental adquirirmos conhecimentos mais profundos e específicos naquilo que gostamos, mas não podemos deixar que apenas eles nos orientem. Se não tivermos uma visão macro das coisas que nos cercam, caímos nas mesmices daqueles que pensam micro!
Grande beijo, amiga querida! Parabéns por esse post maravilhoso!
Jackie
Olá, Mari!
Gostei do post! E quero lhe dizer que é uma coisa que eu reparei nesses últimos anos esse aumento de generalista. É realmente interessante ser generalista, conhecer um pouco de tudo. Mas o especialista também! Espero que ambos sejam de grande utilidade por muito tempo! Por mim seria assim...
Psiu: Eu queria ser generalista!
bjs
Ambos são importantes na empresa, o Especialista em menor número, é a pessoa que estuda o negócio a fundo, e conhece todos as nuances dele.
Já o Generalista é que vê onde estão os relacionamentos deste negócio, tem a visão sistemica.
abçs
Eu sou especialista em fazer macarronada e sou generalista em feijoada abraço.
oi
Postar um comentário