http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

domingo, 25 de julho de 2010

O Chefe Saiu de Férias

Meus caros amigos leitores, venho compartilhar mais um guest post, escrito pelo renomeado executivo de sucesso e grande lider chamado Gabriel Eigner.Nesse texto ele fala sobre “O CHEFE SAIU DE FÉRIAS”, e ai o que fazer?

Por incrível que possa parecer, chefes também saem de férias. E aí começa uma grande questão se esta ausência não for bem planejada.Quem irá substituí-lo? Quem ficará no seu lugar para resolver questões relevantes ou dúbias?

A escolha deve ser realizada pelo chefe que vai se ausentar. Deve considerar não só a capacidade técnica do seu indicado, como também a liderança que exerce no grupo para ser respeitado e aceito como “chefe interino”.Um bom exercício que pode ser aplicado é o seguinte:

1. O chefe vai sair de férias

2. Seleciona criteriosamente seu substituto interino, realiza avaliações e “bate um papo” sobre o que espera que ele faça durante a sua ausência. Avalia as respostas e decide se deve ou não nomeá-lo como interino.

3. Para que o processo seja validado de forma legítima e evitar riscos de disputas e melindres com as demais pessoas do departamento, uma boa “dica” é solicitar que o indicado converse individualmente com as pessoas que vai liderar, fazendo-os avaliar e validar a capacidade do interino para exercer tal função.

4. Após estas entrevistas, o chefe titular conversa com a sua equipe e ouve os comentários e avaliações, tomando uma decisão segura sobre a indicação do seu substituto interino.

5. Caso haja um índice de rejeição superior a 20,0%, a indicação deve ser repensada, pois há um risco de ser implementada uma crise de liderança tão logo o titular saia de férias.

6. Finalmente conversa com seu indicado reforçando e corrigindo alguns detalhes relevantes para o sucesso desta gestão.

O que o chefe titular não pode temer, é que o indicado poderá “roubar” seu lugar. Se houver esta preocupação, certamente quem não está bem preparado para o cargo é ele, pois um interino não deveria ser mais qualificado do que o titular que o indicou.

Outra questão relevante é apresentar o “chefe interino” para toda a linha hierárquica da empresa, tanto na horizontal como na vertical superior. Os demais gerentes e diretores precisam reconhecer a autoridade deste novo colega.

É importante lembrar que uma comunicação interna e outra externa, são peças relevantes para comunicar ao mercado (clientes, fornecedores, bancos etc) que o “chefe saiu de férias” e que no seu lugar está o Interino XPTO.

Resolva ainda questões relacionadas ao dia a dia das mensagens do seu email profissional e do seu celular corporativo; não há necessidade de alterar qualquer procedimento para um celular pessoal que também é usado a trabalho, a não ser que você queira.

As férias, como todos os demais processos e procedimentos de uma empresa, se organizados e planejados não causam nenhum transtorno.

Gabriel Eigner
http://www.engenhariadevendas.com.br/

6 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá!
Meu chefe já voltou de ferias a mais de 1 mês... Até que não mudou muita coisa, rs!
Belas dicas!
bjs

Jucifer disse... [Responder comentário]

pois é o chefe saindo de ferias
ate concordo q naum a muito transtorno
se houver organização
agora tenta da ferias
pro gerente deixando o chefe no lugar
pra ver a grande melda q vira kkkkkkkkk
guria em 7 anos de gerencia
o maximo q consegui tirar de ferias
foram 10 dias corrido
povim q naum sabe comprir regras e comanda é fogo
belas dicas
o X da questão com toda certeza é planejamento e organização
bjim guria

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Olá minha querida Mari!
Amiga, muito boas as dicas do Gabriel!
Quando penso em chefe saindo de férias, penso em bagunça de departamento, na felicidade geral dos funcionários achando que terão dias de folga e desordem. Porém, uma empresa organizada, onde as férias do chefe são tratadas com antecedência, comunicando os funcionários e deixando as atividades planejadas, tudo deverá correr bem, sem alterar a rotina.
Grande beijo, minha flor de amiga!
Jackie

Tom Almeida disse... [Responder comentário]

Belas dicas amada...muito bom esse seu blog...já estou te seguindo...se puder me seguir também ficarei feliz...abraços...fica com Deus...

Farrastime disse... [Responder comentário]

As dicas são muito boas. Concordo com a Jackie, quando vi o título, pensei logo "Quando penso em chefe saindo de férias, penso em bagunça de departamento, na felicidade geral dos funcionários achando que terão dias de folga e desordem".
Por isso, tem que ter uma organização previa para que não haja problemas.

LISON COSTA disse... [Responder comentário]

Que Post Fantástico!
Amiga MARY:
Realmente o Dr. Gabriel Eigner, é um mestre na área executiva, li atentamente a narrativa e só posso lhe dizer que em muito enriqueceu as noções que eu tenho.
Parabenizo- ardorosamente por sua generosidade em compartilhar mais uma excelente matéria!
Abraços fraternos,
LISON.

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic