http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

domingo, 1 de agosto de 2010

Salários Altos X Salários Baixos:Um dilema na Administração das Empresas

Meus caros amigos leitores, desculpa por andar uns dias afastada do meu blog e das redes sociais, esses dias foram muito corrido e de muito trabalho, graças a Deus, por isso não estava com tempo que eu queria para dedicar a meu blog e meus amigos.Mas estou de volta trazendo mais um guest post do querido e competente executivo Gabriel Eigner, que nos brinda com um texto esplendoroso falando de : SALÁRIOS ALTOS x SALÁRIOS BAIXOS

Na maioria das Empresas existe um conflito de interesses entre os sócios e seus funcionários. Enquanto os primeiros sempre querem “valores mais baixos”, visualizando que a folha de pagamento é uma grande variável na composição dos custos, com absoluta certeza os funcionários normalmente pensam que estão ganhando menos do que mereceriam ganhar.
Então como analisar e procurar entender esta questão?
Não vamos considerar nesta avaliação os tradicionais pontos de vista que são utilizados nos Planos de Cargos de Salários, muitas vezes desenvolvidos por profissionais da área de Recursos Humanos que não enxergam globalmente outras questões relevantes da empresa, a não ser o “equilíbrio das funções e salários” segundo os seus próprios parâmetros.
A moderna administração precisa pensar de que forma irá prover a Empresa com os três tradicionais recursos que precisa:

·         Recursos Financeiros
·         Recursos Físicos / Técnicos
·         Recursos Humanos


  • Os Recursos Financeiros exigem uma gestão competente de obtenção e alocação do capital. Quando a Empresa é tomadora, quer comprar dinheiro da forma mais barata e quando é aplicadora quer vender da forma mais cara.
  • Os Recursos Físicos / Técnicos englobam conhecimentos vastos para decidir a localização das unidades operacionais da Empresa, quais equipamentos e tecnologias devem ser utilizados e adquiridos, determinar indicadores de qualidade, métricas de produtividade e outros diferenciais que sejam competitivos no mercado que atua.
E assim deve ser a gestão dos Recursos Humanos. Os dois recursos anteriores, para serem bem geridos, dependem de bons e capacitados profissionais. E as pessoas que trabalham visualizam não apenas a necessidade de sobrevivência, mas de que forma contribuem para o sucesso da organização. Os bons profissionais percebem que a perpetuidade da Empresa assegura o seu salário e o crescimento dele.


De forma muito mais importante do que a análise tradicional da “Descrição do Cargo”, a moderna administração precisa entender claramente qual é o papel de cada pessoa, de cada recurso humano que trabalha na Empresa. Definir e avaliar o “papel” de cada um extrapola a mera visualização das atividades do funcionário. É a oportunidade que a administração possui para entender a importância de cada profissional, sua real contribuição e todas as questões pessoais e individuais que ele possui conferindo assim um valor para o mesmo, ou seja, o seu salário.
E para decidir quanto ele vale, basta pensar quanto custaria a perda do mesmo não só pela diferença salarial mas principalmente pela dificuldade que o seu substituto terá em assumir integralmente o “papel” do anterior.
Finalizando eu compartilho com o leitor um pensamento que sempre menciono para os meus clientes: “pagando salários melhores, você resolve duas questões básicas: o funcionário não quer ir embora e você sempre pode exigir mais, tendo a certeza que a empresa sempre será mais bem atendida”.
Gabriel Eigner

3 comentários:

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Olá minha amiga querida!
Parabéns por mais esse excelente artigo! Sua parceria com o Gabriel está mesmo um sucesso! O tema abordado é muito pertinente e acho que uma das questões mais discutidas na empresa: vale quanto pesa?
Grande beijo,
Jackie

Jucifer disse... [Responder comentário]

olá guria!!
bah pior q nem se compara
se tu tem um bom salario tu é um tipo de funcionario do tipo q pode se contar sempre
tu vesti a camisa da empresa
agora se tu tiver um salariuzinhuu
tu ja vai trabalha apenas pelo dia mesmo
e nunca vai poder cnta com este funcionario

bjim guria
grande post

Beth Muniz disse... [Responder comentário]

Oi querida,
Este dilema também existe na administração pública federal. Só que com muito mais complexidade, pois são mais de 500 mil servidores ativos, com diversas formações e qualificações.
Há também o engessamento de algumas questões constitucionais, etc, etc e etc.
Mas, creio que que neste caso deveria valer a seguinte máxima: "A cada qual segundo a sua capacidade, e a cada qual segundo a sua necessidade".Quem escreveu isso? Vladimir Lenin!
Exagerei?
Grade abraço.

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog