http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

domingo, 15 de julho de 2012

Como Superei meu medo de falar em público?







Quem nunca teve medo, receio, suou frio, passou mal, só de pensar no fato de ter que falar para uma grande quantidade de pessoas. O medo de falar em publico pode ser um desencadeador de stress e isso já aconteceu comigo. Desde criança sofria com esse problema, não gostava muito de me comunicar, era uma criança mais introspectiva, ficava muito na minha, só o fato de falar para mais de duas pessoas me deixava angustiada, então preferia a solução mais fácil que era me isolar. Quando cheguei na adolescência, a coisa foi piorando, principalmente, nas apresentações de trabalho na escola, não fazia a menor questão de ser a escolhida para falar em nome do grupo e quando em alguns trabalhos a professora exigia que todos precisassem falar, era uma tortura, sofria por antecipação.

Mas com o passar do tempo, depois que entrei na faculdade, percebi a importância que tinha de saber falar em publico, às pessoas que tinham esse dom, eram mais comunicativas, populares, tinham atitudes, eram ousadas e eu queria ser como elas, pois ter habilidade de falar em publico é uma das grandes competências para quem quer ser um profissional de sucesso. Então comecei a mudar meu comportamento, procurarei respostas para esse meu medo. A primeira coisa que fiz, foi acreditar no meu potencial, e que era capaz, colocando em prática a superação desse meu medo, como por exemplo, todos os trabalhos da faculdade eu sempre me disponibilizava para fazer as apresentações em nome do grupo e antes do dia da apresentação, eu fazia o teste do espelho, ou seja, apresentava o trabalho na frente do espelho, o único fator negativo, é que o espelho não pode me dar um feedback de como foi minha apresentação, e isso só quem pode me dar é o publico.

Os trabalhos na faculdade me ajudaram muito, mas não estava ainda satisfeita com a minha desenvoltura em falar em público, queria muito mais, pois acreditava que eu era capaz, e com muita determinação e vontade tinha certeza que eu ia superar esse obstáculo. Outro fator que me ajudou muito foi participar de várias dinâmicas, nos processos seletivos, no começo me saia muito mal, é tanto que sempre escutava, "infelizmente você não tem o perfil para a vaga", mas os vários não que eu levei não me desestimulou, ao contrário, me deu força para seguir em frente e não desistir.

Quanto mais eu acreditava em mim, mas eu tinha convicção que eu ia superar esse medo de falar em público, e foi o que aconteceu, a prática e o aprendizado foi muito importante nessa minha superação, principalmente quando as pessoas, me incentivavam e diziam que eu tinha uma excelente comunicação verbal e empatia, conseguia obter a atenção das pessoas com o meu carisma. Hoje em dia eu posso considerar que tenho certa habilidade em falar em público, mas mesmo assim procuro sempre melhorar e aprender as melhores técnicas, pois a vida é um eterno aprendizado.

Mas para quem ainda não perdeu esse medo de falar em público, a próxima pessoa pode ser você, mas minhjas andanças pela net, achei no blog do Cristovao, algumas dicas para quem quiser superar esse medo de falar em público:


Aceite e domine seu medo

Comece aceitando que você fica nervoso toda vez que tem que falar em público; não é nada com que tenha que se sentir perturbado. Agora, enfrente seu medo fazendo um esforço para fazer alguma coisa a respeito. O pior que você pode fazer é evitar completamente falar em público. Isto pode ter um efeito adverso em sua carreira e intensificar o medo. 


Liberte-se da perfeição
Pare de se pressionar para ter um discurso perfeito. Afinal de contas, é apenas uma fala, não uma questão de vida e morte. E se tropeçar um pouco, você não perderá seu emprego. Aceite que erros acontecerão. Quando isso acontecer, tente recuperar a calma rapidamente e seguir em frente. As chances são de que ninguém perceba. 

Conheça seu material
Você se sentirá realmente confiante somente se souber de verdade o assunto. Provavelmente, você já é um especialista no tópico sobre o qual está falando. Portanto, aproveite o fato de ter um conhecimento valioso para compartilhar. Se não estiver familiarizado com o tópico, pesquise e prepare-se até se sentir confiante de que possa tratar de quaisquer questões que possam surgir. Sinta-se animado com o assunto. Se o assunto for chato, insira uma anedota, uma citação ou um elemento de interesse das pessoas. 

Pratique. Pratique. Pratique.
Ninguém é um pianista nato. A pessoa deve aprender como tocar piano e praticar horas incontáveis para fazê-lo com graça e sem esforço em um recital. Da mesma forma, bons oradores não nascem assim, eles se tornam. Portanto, da próxima vez que tiver que palestrar, dê a si mesmo tempo suficiente para preparar, organizar o material, praticar o discurso e fazer os ajustes necessários antes de estar diante do público. Lembre-se de que quanto maior a freqüência com que fizer palestras, melhor você se tornará. 

Preste atenção no seu público
Em vez de colocar o foco em si mesmo e se preocupar com o que os outros pensam a seu respeito, coloque o foco no público. Sorria, faça contato com os olhos. Incentive a interação atraindo-os para a apresentação e fazendo perguntas relevantes. Isso não apenas faz de você um orador mais dinâmico e simpático, mas também ajuda tirar a pressão e os olhos de você. 

Imagine o sucesso
Pare de visualizar um desempenho desastroso. Você apenas ficará mais nervoso e seu cérebro automaticamente associará falar em público a emoções negativas. Em vez disso, substitua essas imagens negativas por imagens de sucesso. Imagine-se em pé confiantemente em frente a uma multidão e fazendo uma grande palestra. Fazer isso mudará associações negativas em positivas e ajudará a programar seu cérebro e seu corpo para o sucesso. 

Sinta-se bem e transmita isso
Se começar sua palestra sentindo-se bem e transmitindo esta sensação, isso o ajudará a ficar mais relaxado e confiante quando estiver diante do público. Tente dormir o suficiente na noite anterior de forma que esteja o mais descansado possível. Não coma demais pouco antes da palestra. Use sua roupa predileta, algo agradável com que você se sinta confortável e confiante. 

11 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ótimo texto ! A primeira vez que falei em público, depois que acabei, senti que o nervoso era tanto que eu não conseguia enxergar as pessoas, mas mesmo assim procurava olhar para todas elas, para não ficar parecendo muito automático. Foi difícil, mas depois de alguns minutos, fluiu bem e agora dá um nervosinho, mas nada que me deixe paralisada !
Grande abraço !

BLOGZOOM disse... [Responder comentário]

Mari, para muitos falar em publico causa até frio na barriga. Especialmente aos tímidos. Alguns acabam se "adaptando". Na escola, quando as professoras solicitam às crianças lerem textos para os amiguinhos, ela vai contribuindo para que os pequenos aprendam a oratória.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mary,exelente matéria,já passei por isso quando cursava direito,suas dicas são muito úteis a todos que tem essas dificuldades de falar em público.
Abraço.

Jucifer disse... [Responder comentário]

olá flor Mary
bah eu como sou muito falante desde
de muito pequena nunca tive problema em enfrentar
o publico na verdade sempre curti, pois desde de meus seis anos eu era declamadora de um CTG, entom palco e pessoas eram meu chão!
mas tenhu um irmão q sofreu muito mas muito mesmo com isso, eu via ele suar frio e achava graça hehe

bjim guria

Jessé disse... [Responder comentário]

Um ótimo artigo, mais cedo ou mais tarde iremos nos apresentar para algum grupo de pessoas e vejo que hoje em dia existem inúmeras técnicas, o que acho interessante.
Mas o que percebo até por experiência própria é que a arte de falar em público é algo muito natural e que se houver alguma técnica a ser utilizada, ela sairá de forma natural, é apenas uma questão de trabalhar com o potencial de confiança da pessoa.

Fiesta disse... [Responder comentário]

Excelente post, Mari; parabéns!
Vc sabe que eu tenho verdadeiro pavor de falar em público?! Acho horrível, fico nervosa, dá branco...O interessante é que, cantar eu canto, mas falar não..HEHHEHE Vá entender!?
Mas o post traz excelentes dicas; obrigada por compartilhar.
BEIJOSSSSSSSSS

Roberto Silva disse... [Responder comentário]

Meu nome é Roberto Silva, sou Escritor e Consultor de empresas. Visitei seu blog, parabéns pelo conteúdo. Tenho interesse em contribuir com conteúdos motivacionais, sendo textos ou mensagens em forma de frases que crio. Posso manter um conteúdo semanal caso você julgue que necessário. Para isso peço apenas que me permita, abaixo do texto, colocar o endereço de meu blog.


Atenciosamente

Ronilda David-Loubah Sofia disse... [Responder comentário]

Bom dia Mari, congratulo-te pela excelência da tua publicação e que principalmente nos dias actuais é de suma importância desenvolver cada vez mais a arte da comunicação.

Caso permita-me indico para aqueles que desejarem aprofundarem-se um pouco mais na temática a leitura da obra "Judô Mental" dos autores: Lance Lager e Amy L. Kraft, é um completo maravilhoso e que vai de encontro com tua filosfia no referente ao mesmo.

Um abraço

darcilane cristina gomes costa disse... [Responder comentário]

bom dia me chamo darcilane cristina,comecei um estagio de tec segurança no trabalho.tenho uma imensa dificuldade de falar em publico,querida sou responsavel pelo dds,nossa,ontem fui administrar,me deu um branco coração quase saiu pela boca,poxa qero apagar a marca ruim que ficou,segunda retornarei,qero mostrar evolucao,resultado..o qiue devo fazer

Anônimo disse... [Responder comentário]

Τhіs post prоviԁes clear ideа in suρport of the new visitors of blοgging,
that gеnuinely how tο dο гunnіng a blοg.


Feel free to visit mу blog pоst; Http://Bandtoady.Com/Blogs/Entry/My-Outfits-Smell-Brand-New-Immediately-Just

Anônimo disse... [Responder comentário]

I want tо tο thanκ you for this fantastic
гead!! I certainly enjoуed еvеry little bit of it.
I have you booκ marκeԁ to look at new stuff you post…

Аlsο ѵisіt mу ωeblog: V2 Cig Review

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic