http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Quer fazer parte da equipe Google?





De dez entre dez jovens profissionais sonham em um dia poder trabalhar na gigante Google, quem não tem vontade de trabalhar numa das maiores empresas do mundo, ganhando um dos melhores salários e benefícios e ainda trabalhando num ambiente moderno? A cultura do Google é diferente de qualquer outra na América corporativa, pois a empresa coloca os funcionários sempre em primeiro lugar. “O objetivo é tirar tudo o que entra no caminho dos funcionários. Nós oferecemos um pacote padrão de benefícios adicionais, mas, além disso, estão refeitórios de primeira classe, academias de ginástica, serviços de lavanderia, salas de massagem, corte de cabelo, lavagem de carros, lavagem a seco, ônibus – praticamente tudo que um engenheiro que trabalha duro pode querer. Encaremos os fatos: os programadores querem programar, não querem levar a roupa na lavanderia. Assim nós facilitamos tudo para que eles façam as duas coisas.” Eric Schmidt, CEO do Google.


Mas saiba que para entrar no Google não é uma tarefa tão simples assim, o processo seletivo funciona da seguinte forma:



O começo de tudo
No primeiro passo do recrutamento, deve-se colocar todas as informações pedidas, como escolaridade, experiência, cursos e qualquer coisa que faça a Google ter certeza de que o candidato se encaixa no perfil. Caso ele não seja um funcionário em potencial para a vaga, receberá um educado recado avisando que não foi desta vez. O bom é que o currículo vai continuar no banco de dados da empresa e assim que surgir algo com a cara do candidato, eles irão chamá-lo para uma vídeo-conferência. Isso não é conversa mole, a Google realmente procura currículos já cadastrados.
Etapa seguinte: a vídeo-conferência
Se o currículo for selecionado, uma pessoa vai entrar em contato para explicar todo o processo. O recrutador pode perguntar sobre notas mesmo que o candidato tenha se graduado, ou pós-graduado, há 20 anos. A vídeo-conferência é feita por um colaborador da Google que tenha o cargo parecido com o pretendido e normalmente dura 30 minutos. O objetivo da entrevista é descobrir as habilidades técnicas, experiências anteriores e motivação do entrevistado.
A segunda entrevista
A segunda entrevista é feita com quatro a cinco pessoas e, pasmem, cada uma delas tem cerca de 45 minutos de conversa com o entrevistado. O bate-papo inclui o gerente e outros funcionários do departamento da vaga pretendida. Eles vão fundo nas habilidades e conhecimento do candidato, e se a posição for para uma vaga técnica, pedem para que o candidato resolva alguns problemas em tempo real. Já se a vaga for para Marketing ou Relações Públicas, há a possibilidade de ter que escrever textos ou achar soluções para assuntos delicados envolvendo a imprensa. Essa parte pode ser bastante tensa para uma pessoa despreparada, portanto, trate de ficar em forma antes da entrevista. O ideal é se divertir com os testes proporcionados e não perder o rebolado.
Próxima fase: o feedback
Todas as entrevistas geram um feedback com números e rankings. O próprio recrutador faz a avaliação e compara a performance do entrevistado com a dos outros candidatos para a vaga, ou vagas similares. A Google geralmente faz uma busca dos currículos dos pretendentes e funcionários e os compara, além de pedir a opinião dos colaboradores envolvidos no recrutamento. Se há um consenso entre todos, eles passam a pessoa para o comitê de contratação, que irá avaliar se vale a pena fazer uma oferta de trabalho.
Hora da verdade: o comitê de contratação
Existem comitês para todas as vagas mais importantes da empresa. Eles são formados por gerentes seniores, diretores e funcionários bastante experientes, que avaliam todos os potenciais colaboradores, revisam cada parte do formulário de feedback e analisam o currículo e experiências do candidato. Caso todos, eu disse, todos, concordarem em fazer a oferta, o felizardo segue para a próxima fase.
Análise do alto escalão
As pessoas com o mais alto cargo do departamento fazem uma nova análise da oferta. Se a revisão do executivo for favorável, o candidato vai para o  aguardado comitê de remuneração.
Mais um comitê
Como é de se esperar, este comitê é quem determina qual será a remuneração adequada para o novo funcionário. Eles analisam todas as propostas já feitas pela Google, assim como os salários de outras empresas, para poder ter uma ideia do que seria justo.
A última revisão
Pode parecer brincadeira, mas é verdade. O principal executivo do Google analisa todas as ofertas da empresa antes de serem fechadas.
Finalmente, a remuneração!
O recrutador entra em contato com o candidato para lhe fazer a oferta e explicar todos os detalhes. Os benefícios da Google são completos e porque não dizer, generosos. A Google quer que o funcionário seja feliz, motivado e totalmente focado em seu trabalho, isso significa que todas as remunerações são altas e fogem dos padrões.
Mas, porque é assim?
A Google leva muito a sério as contratações, como deu para perceber. Apesar do processo ser um pouco lento e burocrático, Don garante que a empresa se esforça para que, durante o processo de contratação, os candidatos sejam informados de tudo o que está acontecendo.
Para manter essa fórmula mágica de contratações "perfeitas", quase todos os funcionários da Google já recrutaram, entrevistaram ou contrataram, pois isso faz parte de suas responsabilidades. Além de ser parte do trabalho, é medido. Os colaboradores recebem bônus cada vez que indicam um candidato que é aprovado. A maioria faz diversas entrevistas no mês e é obrigada a fazer um feedback por escrito.
Todos são orientados em como fazer entrevistas e como opinar de maneira mais esclarecedora. Fora isso, o sistema mantém o controle de todas as entrevistas, feedbacks e avaliações do candidato, e são analisadas pelo comitê de contratação. Isso mesmo, os feedbacks sobre candidatos geram feedbacks para os funcionários.
Claro que ao longo do tempo eles conseguem identificar quem são as pessoas mais indicadas para fazer as entrevistas, mas tudo isso deixa ainda mais claro como a contratação de novos funcionários é importante para a Google.
Existem muitas vagas abertas na Google e podem permanecer assim por um bom tempo. A empresa prefere deixar espaços do que contratar funcionários que não sejam perfeitos para eles. Os comitês de contratação jamais poderão escolher alguém rapidamente só porque o gerente do departamento está com pressa.
Tudo no Google é diferente, inclusive a definição de metas e objetivos. Lá eles estabelecem metas e medem o progresso a cada trimestre, e mesmo quando não alcançam os objetivos, os resultados ainda assim são impressionantes para o mercado. Para eles, atingir 60% do impossível é melhor do que 100% do normal, e é por isso que conseguir entrar nessa equipe de vencedores é difícil. No final das contas o grande segredo da Google é o seu povo.
Para tirar uma casquinha e saber como é fazer parte dessa equipe, confira o vídeo abaixo e, se rolou interesse, corra pro site da Google e cadastre seu currículo. 


Eu já cadastrei o meu e você? Boa sorte

11 comentários:

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Olá Mari querida!
Ao que parece a Google valoriza os seus profissionais! Já vi muitas empresas assim, normalmente multinacionais, com filosofias modernas, dando prioridade à qualidade de vida. O grau de exigência é elevado, por isso o processo seletivo é rigoroso mesmo.
Muito legal saber!
Grande beijo,
Jackie

Mauro Brondani disse... [Responder comentário]

Essa que eu chamo de seleção,ou melhor uma mega seleção,são várias etapas,muiiito dificel,!!
abçsss!!

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Jackie Freitas
Oii minha Guru

Ah é muito legal né, saber que algumas empresas não pensam só no dinheiro e sim valorizam os funcionários, a ponto de colocar eles em primeiro lugar. Não é a toa que o Google está no topo entre as melhores empresas para trabalhar. E por ele dar todos esses beneficio, consequentemente tem que haver uma exigência grande na hora de fazer o processo seletivo.

Bjs minha miga linda

J.R. Fernandez disse... [Responder comentário]

Olá minha amiga!
Acho muito bacana a Google valorizar a contratação de seus novos colaboradores, tentando identificar ao máximo se o profissional tem o perfil certo para a empresa. Até pq vale lembrar que ela é uma empresa bem legal de se trabalhar se você tiver o perfil Google, porém tem casos de profissionais que não se adaptam (como em toda empresa).
Abraços, Fernandez.

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Jackie Freitas
Oii minha Guru

Ah é muito legal né, saber que algumas empresas não pensam só no dinheiro e sim valorizam os funcionários, a ponto de colocar eles em primeiro lugar. Não é a toa que o Google está no topo entre as melhores empresas para trabalhar. E por ele dar todos esses beneficio, consequentemente tem que haver uma exigência grande na hora de fazer o processo seletivo.

Bjs minha miga linda

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@mundo virtual

Oii amigo

Com certeza, é uma seleção disputadissima e bem acirrada, mas acho que a recompensa vale a pena ein. Eu com certeza queria muito trabalhar no google. Acho que tudo que é mais dificil, é bem melhor

Abraços

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Fernandez
Oii Fe

é bem bacana memso o conceito que a google tem no que se refere aos funcionários, para eles os funcionários estão sempre em primeiro lugar, e a google tenta fazer o maximo possivel para que os funcionários não tenham nenhum tipo de problema, já para eles poderem exercer melhor sua criatividade e inovação, um dos requisitos essenciais para entra na google.

Bjs no coração

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esse é o sonho de todo profissional! Muito legal o texto, boa sorte aos que se inscreverem, um abraço e sucesso!
Walter

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Anônimo

Oii Walter

Obrigada pela visita. E com certeza é um sonho mesmo de qualquer pessoa que quer ter sucesso na sua profissão. Temos que realmente querer trabalhar numa empresa que valorize o funcionário acima de tudo.
bjs

Anônimo disse... [Responder comentário]

É isto ai! Uma empresa que trabalha com idéias e inovação tem que ter um perfil assim. Somente desta forma deixará que a criatividade dos seus colaboradores possa fluir!

Kitmell

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Anônimo
Oiii Kitmell

E é isso mesmo que eles querem, valorizam o funcionário acima de tudo e não deixando que eles tenham nenhum problema sequer, para assim a criatividade fluir naturalmente e sem nenhum empecilho. Não é a toa que eles são o numero 1.

Bjs no coração

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog