http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como perder o medo da dinâmica de grupo




Como perder medo, dessa tão temida dinâmica de grupo? Só das pessoas escutar, tem gente que já começa a suar frio, a tremer, tem pavor mesmo, sente angustia, mas temos que superar, porque para conseguir um bom cargo numa empresa você tem que superar todos os seus medos e conseguir ser aprovado na dinâmica, onde tem várias pessoas, e terá que ser tão bom ou melhor do que seus concorrentes. Hoje em dia já posso dizer que tiro de letra quando participo das dinâmicas de grupo, mas não foi bem assim, algum tempo atrás eu detestava, as vezes cheguei até desistir de participar só pelo pavor de falar em público, mas conseguir ser resiliente, e superei as adversidades. Ah a moda agora no mundo corporativo é ser resiliente, quem não for dança no mercado profissional.

Para um candidato a uma vaga de emprego, a prova de fogo que pode definir a contratação é a entrevista ou a dinâmica de grupo. Em ambos os casos, psicólogos, gestores e selecionadores estão atentos a todo tipo de movimentação do candidato. A linguagem ou os gestos podem revelar traços do perfil exigidos pela vaga almejada. O problema é que nem todos se saem bem nesta hora, não é só ter um bom currículo ou um elevado nível de QI, isso é coisa do passado, as empresas querem pessoas com alto nível de inteligência emocional, que saibam trabalhar com pressão, mantendo seu controle emocional, para isso acontecer o candidato terá que enfrentar seus próprios medos e ter um autoconhecimento.

Pesquisar sobre a empresa, conhecer os tipos de processo seletivo, autoconhecimento, técnicas de respiração e relaxamento. São essas as estratégias que podem auxiliar o candidato a uma vaga de emprego a dominar a ansiedade para se sair bem na entrevista ou dinâmica de grupo. Nunca se deve desrespeitar a opinião do outro numa dinâmica, tem que colocar suas opiniões de forma plausível e saber escutar, ou seja, nunca interromper quando o outro candidato estiver expondo suas ideias, também nem achar que vai enganar (o psicólogo ou gestor) falando de habilidades que a pessoa não tem.


PONTOS IMPORTANTES

Seis itens importantes de uma dinâmica de grupo comportamental:

- participação
- união do grupo
- integração
- liderança participativa
- respeito de limites
- criatividade

Abaixo você encontra dez dicas preciosas, elaboradas por especialistas da área de RH e consultoria de carreira, para que sua atuação em dinâmicas de grupo seja bem lembrada pelos recrutadores.

Agora confira os 10 MANDAMENTOS DE UMA DINÂMICA DE GRUPO

Prepare-se muito bem, Antes do momento da dinâmica, lembre-se de checar alguns pontos, como:

“Na noite anterior, antes de dormir, repasse seu currículo e a forma como você irá se apresentar” – Regina Silva, sócia-diretora do Instituto Gyraser.

“Esteja muito bem informado sobre a empresa. ‘Fuce’ o site, descubra quem são os concorrentes, em que posição está no mercado” – Carla Dalla Zanna, consultora da Marcondes & Consultores Associados.

“Chegue um pouco antes ao local para evitar aumentar sua ansiedade” – Regina Silva

Cuide da sua imagem, Uma boa apresentação começa no vestuário. Siga as dicas do consultor e coach em marketing pessoal Sílvio Celestino:

“Roupa e imagem têm de transmitir credibilidade. Uma boa dica é basear-se no vestuário de apresentadores de telejornal, como da Globo ou GloboNews. Eles possuem um departamento específico que estuda a melhor maneira de se vestir no ambiente de trabalho”;
“As mulheres devem tomar um certo cuidado, pois devem transmitir credibilidade e não sensualidade”;
“É fato que o sapato revela muito sobre a aparência da pessoa, e os recrutadores reparam nisso. Portanto, o calçado deve estar sempre impecável, parecendo novo”.
Seja honesto e protagonista
Ser você mesmo é o principal conselho de todos os especialistas ouvidos pelo Empregos.com.br.

“O mais importante é sempre falar a verdade, fruto da sua própria experiência. Você deve ser responsável por tudo o que acontecer, usar de protagonismo. Se algo não der certo, não se faça de vítima e assuma suas atitudes. Uma frase de que gosto muito, de Allan Katcher, autor de Gerenciando suas Forças, é ‘Seja quem você é e jamais lamente não ser quem você não é’” – Carla Dalla Zanna.

“Seja você mesmo, pois os profissionais que estão recrutando têm um perfil que você não conhece. Se você tentar ser o que não é, terá dois problemas: poderá ser selecionado e cobrado pelo que demonstrou na dinâmica ou poderá perder a posição por não ter o perfil que eles estavam selecionando” – Regina Silva

Seja líder, não ditador, espírito de liderança é algo que todos os recrutadores procuram nos candidatos. Deve-se tomar cuidado, no entanto, para não confundir liderança com autoritarismo.

“Na medida do possível, tente liderar a dinâmica, mostrar-se pró-ativo. Porém, se você e outra pessoa entrarem em alguma disputa pela posição de líder, deixe-a com o cargo. Isso mostra que você deseja que a atividade ande para frente e, ao mesmo tempo, o torna o próprio líder, pois é como se você tivesse delegado a tarefa ao outro”. – Sílvio Celestino

Aja de acordo com o perfil da dinâmica, cada vaga e empresa têm características distintas – você deve estar atento para agir, na dinâmica, de acordo com o cargo almejado.

“Lembre-se de que cada dinâmica tem um perfil diferente. Mesmo que a forma de apresentação seja similar à de outra empresa, o perfil a ser selecionado é diferente” – Regina Silva

“Esteja voltado para o propósito da dinâmica, assuma o personagem que o processo pede. É preciso estar bastante concentrado, saiba ouvir e falar na hora certa” – Silvio Celestino

Bom humor é fundamental, medo e insegurança podem muitas vezes acompanhar o candidato durante o processo. Driblar esses obstáculos com humor pode fazer a diferença nos resultados.

“O bom humor deve estar sempre presente na dinâmica de grupo, até para ajudar a evitar ou minimizar a natural tensão, comum a toda situação competitiva. No entanto, se por um lado a dinâmica deve manter um clima e um contexto necessariamente lúdico, por outro não deve jamais ser conduzida como brincadeira inconseqüente ou como diversão dos facilitadores.” – Floriano Serra


“Após uma dinâmica – e, de resto, após qualquer processo seletivo – não há vencidos e vencedores, ganhadores e perdedores, melhores nem piores. O que todo processo seletivo visa é identificar o candidato que possua um perfil pessoal e profissional mais próximo e adequado ao perfil da vaga que se busca preencher. Um candidato que não ganhe a vaga pode ter o perfil ideal para outra, na mesma ou em outra empresa. Isso deve ficar muito claro para que nenhum candidato saia do processo com sua auto-estima abalada” – Floriano Serra.

12 comentários:

Principe Encantado disse... [Responder comentário]

Muito boa sua matéria, gostei é bem por ai mesmo.
Abraços forte

J.R. Fernandez disse... [Responder comentário]

Olá querida amiga Maria!
Excelente dicas colocaste na tua postagem. Realmente tem pessoas que tem dificuldade, mas isso é natural. O importante é aprender a superá-las e ser honesto na entrevista.
Já contratei muitos profissionais que relataram erros incríveis de projeto, pois (além da franqueza) pudemos observar que ele aprendera com os erros (muitos não reconhecem os erros e nem aprendem com eles).
Parabéns pelo belo post.
Beijo grande, Fernandez.

Rosana Madjarof disse... [Responder comentário]

Mary,

Parabéns pela excelente matéria.

Confesso que sempre fui apaixonada pelas aulas de dinâmica de grupo, e até me saía muito bem nessas interações. Mas até hoje tenho um grande problema em falar em público... Eu travo totalmente... hehehehe

Falar para um grupo de amigos é muito fácil, pelo menos pra mim... Mas quando se trata de uma multidão, nem me chame... rssss

Muito bom.

Bjs.

Rosana.

LISON disse... [Responder comentário]

Que Post Fantástico!
AMIGA MARY
Esse é um mega Post. Todo o conteúdo é indispensável para se tornar um forte candidato e estudar para adquirir o domínio do decálogo são imprescindíveis.
Parabéns pela sua pesquisa para nos proporcionar esclarecimentos de qualidade!
Parabéns por mais um excelente Post!

Contagiou. Mexeu. Valeu.
Abraços,
LISON.

Leila Franca disse... [Responder comentário]

Oi Mary,

Sempre fiquei muito tranquila em entrevistas e à vontade em dinâmicas de grupo. Decido ser eu mesma e agir naturalmente, se meu perfil não for compatível, então prefiro não entrar na empresa já daí deste ponto do que entrar e depois não me sentir bem e querer sair. Por isso, não me sinto ansiosa nesses momentos.

bjs

Victor S. Gomez disse... [Responder comentário]

Boa matéria. Fiz muitas dinâmicas de grupo, mas no ínicio tive uma certa resistência, com o passar do tempo fui me soltando mais. Elas são importantes para um melhor entrosamento entre as pessoas. Abraços

Antonio Regly disse... [Responder comentário]

Mary,

Ainda hoje participo de dinâmicas de grupo e sempre tem um friozinho na barriga. É claro que não é igual há muitos anos atrás, quando mais novo. Graças a Deus fiquei desempregado apenas duas vezes e por pouco tempo. Naquela ocasião, sim, lembro-me de ter arrancado algumas cutículas com os dentes até sangrar.

Quanto mais velh, acho que vamos perdendo o medo, ou ficando mais cara-de-pau e aí vamos levando de forma light.

Excelente matéria!

Abraço do amigo,

Antonio

SEJA UM VENCEDOR disse... [Responder comentário]

Parabéns, Maria!
Excelentes dicas.
O importante é aprender a passar por cima das dificuldades. Ser natural nas dinâmicas de grupo e na entrevista também é bastante recomendável.

Há pessoas que ficam bastante tensas e, para disfarçar a tensão, comportam-se como robôs.

A constante capacitação do profissional é também bastante recomendável.
Visite: http://blogeusouvencedor.blogspot.com.br/2012/04/educacao-distancia-10-motivos-para.html

Leonardo Gomes disse... [Responder comentário]

Parabéns Maria, ótimas contribuições.

A sinceridade e a resiliencia são sim fatores fundamentais em processos de avaliação psicológica.

Um abraço,

Leonardo Gomes

Linkicha - Agregador de links disse... [Responder comentário]

Linkicha - Ótimos links todos os dias para seus momentos de tédio: www.linkicha.com.br

***thata muleka*** disse... [Responder comentário]

bom dia..sera que pode me add no msn..
thais.maria2012@hotmail.com

gostaria de saber como eu faço p divulgar meu blog...

se puder me ajudar ... agradeço..

bjoss me deixe um email... por favor

Unknown disse... [Responder comentário]

nossa eu tenho muito medo e não consigo sair deste medo
Eu fico travado na hora da dinâmica como faço para me livra do meu próprio
medo
Ass Oziel bjo meu email é
oziel-de@hotmail.com

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog