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Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

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domingo, 15 de janeiro de 2012

A Importância da Andragogia no Trabalho





A pedagogia baseia-se em certos pressupostos e utilizam certas praticas razoavelmente pertinentes ao aprendiz em foco: a criança ou adolescente. A andragogia tem outras premissas e orientações que não podem ser ignoradas ao se pretender fazer educação ou ensino de adultos.

Segundo M. Knowles (1973), jovens e adultos indicam situações diversas na aprendizagem:

  •  Autoconceito: os jovens mais dependentes do professor. Adultos mais independentes.
  •  Experiência: os adultos trazem maior bagagem.
  • Prontidão: crianças e jovens precisam atingir o amadurecimento. Adultos também desenvolvem maturidade em áreas diferenciadas.
  •  Perspectiva Temporal: crianças e jovens se preparam para um futuro.
  •  Orientação da aprendizagem: as crianças e jovens aprendem muito as disciplinas. Os adultos procuram aprender aquilo que possa contribuir para resolver os problemas que enfrentam no presente.
  •  Podem os adultos aprender bem em qualquer idade?



Os ditos populares, como, "Burro velho não aprende coisas novas!", podem induzir à crença de que o adulto mais velho já não consegue aprender, e por isso, é desperdício investir em seu desenvolvimento. O adulto, apesar de sofrer, certo declínio nas funções orgânicas e intelectuais, o que ocasionam limitações, se mostra tão aptos quanto aos jovens. 

A tecnologia andragógica utiliza motivação e a experiência dos aprendizes adultos como molas principais. As experiências de cada um podem servir de ilustrações e exemplos para facilitar a compreensão e aquisição de conceito/conhecimentos novos e técnicas, pois são significativas, mais reais e concretas que qualquer exemplo ou caso de livro trazido pelo coordenador/facilitador.

"O homem deve ser o sujeito de sua própria educação. Não pode ser o objeto dele." (Paulo Freire, educação e mudança) como sujeito do processo educativo, o homem busca ativamente resposta para seus problemas, de forma consciente, critica e criativa, rejeitando a mera repetição do que está escrito o foi dito por outros.



Malcom Knowles, ele que desenvolveu os conceitos de palestra, workshop e dinâmica de grupos como forma de aprendizado para adultos há mais de 50 anos. Definiu 5 premissas para a Andragogia:

1. Conceito do eu-Mudança de um aprendizado passivo para um aprendizado ativo

2. Experiência- Acumulação crescente de experiência como recurso de aprendizado

3. Vontade de aprender- À vontade em aprender direcionando o desenvolvimento

4. Orientação para o aprendizado-Mudança de aprendizado apenas conceitual para aprendizado prático

5. Motivação para o aprendizado- A motivação para aprender é interna

Cada uma dessas 5 premissas marcam a diferença entre pedagogia e andragogia.Por isso para o adulto, é muito importante alguns pontos em um aprendizado:


• Motivação e interesse em aprender-Saber exatamente para que ele usará os conceitos que está aprendendo

• Conhecimento do desempenho correto a ser atingido-Saber exatamente o desempenho esperado

• Avaliação do resultado ao longo do processo- Saber se ele está no caminho para atingir o desejado, o que precisa ser ajustado

• Conhecimento do progresso na aprendizagem- Saber onde ele está e o quanto ainda falta para atingir o resultado esperado

• Organização adequada do material de ensino- Saber onde localizar informações na “vida real”, quando necessário

Resumindo, Andragogia é dar referências para as pessoas e ajudá-las a conectar estas referências com o que elas têm a volta.


11 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá, Mari!
Adorei o post! E realmente eu, particularmente, não acredito que só porque uma pessoa já é adulta não possa aprender as coisas! Isso é lenda! Eu posso ser jovem, mas tenho uma mente um pouco "lerda", mas um dia a gente chega lá! Acredito nisso...
bjs

Anta Digital disse... [Responder comentário]

Andragogia está mais para doença gastrointestinal do que para isso ai que você explanou!!!!! Creio que você está mangando de nóis!!!!! Semos inguinorantes e não precisamos ficar mais inguinotantes! Já basta o que eu não sei, ainda tenho que não aprender mais!!!

Você sabe o que é Antismo?
leia no meu blog e aprenda

muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito importante saber...

Abraços

Sandra Portugal disse... [Responder comentário]

Nossa, texto profundo!
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Anônimo disse... [Responder comentário]

Maria, gostei do seu post, há algum tempo atrás ministrei aula sobre pedagogia empresarial, e foi um espanto geral falar sobre andragogia e sua importância como sucesso na carreira, mas é de grande importancia....

Margareth Martinez

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá Maria do Carmo, muito bom o texto, porém nem todos tem essa compreensão, alias até acho que esse ensinamento seria eficaz nos berços de hoje de muitas famílias.
Porque muitos Pais estão deixando o dever de desenvolver seus filhos esperando que as escolas e o trabalho os ensine a ser pessoas do bem, o que eu acho uma grande pena. Porque eles chegam em salas de aulas sem vontade alguma do aprendizado e quando existem os treinamentos coorporativos, muitos vão forçados e cobrando um valor para estar ali. Promova treinamentos aos sabados e não procure remunera-los, você terá pouca aceitação.
Porque muitos acham que não precisam do conhecimento,é como nos cursos de graduação os alunos querem provas com consultas, porque não querem ter o trabalho de estudarem antes para poder responder as respostas da prova.
E muitos, só vão mesmo em busca do certificado, e o pior que o tempo passou e o carater do individuo já foi desenvolvido lá tras, onde Pai e Mãe deixou de fazer o seu trabalho, ou dever de casa, ou até mesmo o bom sendo em família.
Abraços.
Oliveira

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá, gostei do post, você tem material sobre andragogia, pois estou escrevendo minha dissertação de mestrado e tenho falado disto. Meu email fer_treinamento@ig.com.br
Abc
Prof. Battestin

Anônimo disse... [Responder comentário]

Gostei. Não inha examinado com essa profundidade

Nei Loja disse... [Responder comentário]

Recomendfo este texto para todos os treinadores - está excelente!

Adão Souza disse... [Responder comentário]

Achei muito interessante. Sou exemplo disso. tenho 52 anos e ainda tenho sede de conhecimento. Ainda tenho muito para aprender. Parabéns pelo artigo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Penso que a educação de adultos e o conceito de andragogia ainda é incipiente no pais. Discuto esse tema na instituição de ensino em que atuo e criei o atendimento psicoandragógico. precisei, por força das mentalidades de coordenação alterar o nome para atendimento psicopedagógico quando queria criar o nucleo de atendimento psicoandragógico porque, segundo os coordenadores, os professores e alunos "não saberiam sequer falar esse nome". após algumas ações de conscientização sobre o tema: aprendizagem, avaliação e metodo de ensino de adultos acabei aceitando manter o titulo psicopedagógico por entender que a resistencia é cultural e exige tempo. Percebo que a reflexão acerca das exigencias metodológicas e psicoemocionais na educação de adultos levaria á quebra de paradigmas na prática do professor de educação superior, tirando-o da zona de conforto prevalente, em que, percebe o aluno como alguem destituido de saberes e práticas que levam a conhecimentos, algumas vezes, maiores que do proprio professor. Sentimentos de ameaça e resistencias impedem a mudança de relação professor-aluno. A necessidade de mudar é grande, mas, o desafio também.
Rosa Maria Corrêa da Costa

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ótimo texto... nos ajuda a compreender o processo de aprendizado.Muito importante para se pensar em treinamentos coorporativos de forma mais eficaz.
Priscilla Floriano.

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