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domingo, 15 de janeiro de 2012
A Importância da Andragogia no Trabalho
12:09 |
Postado por
Mari Costa |
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A pedagogia baseia-se em certos pressupostos e utilizam certas praticas razoavelmente pertinentes ao aprendiz em foco: a criança ou adolescente. A andragogia tem outras premissas e orientações que não podem ser ignoradas ao se pretender fazer educação ou ensino de adultos.
Segundo M. Knowles (1973), jovens e adultos indicam situações diversas na aprendizagem:
- Autoconceito: os jovens mais dependentes do professor. Adultos mais independentes.
- Experiência: os adultos trazem maior bagagem.
- Prontidão: crianças e jovens precisam atingir o amadurecimento. Adultos também desenvolvem maturidade em áreas diferenciadas.
- Perspectiva Temporal: crianças e jovens se preparam para um futuro.
- Orientação da aprendizagem: as crianças e jovens aprendem muito as disciplinas. Os adultos procuram aprender aquilo que possa contribuir para resolver os problemas que enfrentam no presente.
- Podem os adultos aprender bem em qualquer idade?
Os ditos populares, como, "Burro velho não aprende coisas novas!", podem induzir à crença de que o adulto mais velho já não consegue aprender, e por isso, é desperdício investir em seu desenvolvimento. O adulto, apesar de sofrer, certo declínio nas funções orgânicas e intelectuais, o que ocasionam limitações, se mostra tão aptos quanto aos jovens.
A tecnologia andragógica utiliza motivação e a experiência dos aprendizes adultos como molas principais. As experiências de cada um podem servir de ilustrações e exemplos para facilitar a compreensão e aquisição de conceito/conhecimentos novos e técnicas, pois são significativas, mais reais e concretas que qualquer exemplo ou caso de livro trazido pelo coordenador/facilitador.
"O homem deve ser o sujeito de sua própria educação. Não pode ser o objeto dele." (Paulo Freire, educação e mudança) como sujeito do processo educativo, o homem busca ativamente resposta para seus problemas, de forma consciente, critica e criativa, rejeitando a mera repetição do que está escrito o foi dito por outros.
Malcom Knowles, ele que desenvolveu os conceitos de palestra, workshop e dinâmica de grupos como forma de aprendizado para adultos há mais de 50 anos. Definiu 5 premissas para a Andragogia:
1. Conceito do eu-Mudança de um aprendizado passivo para um aprendizado ativo
2. Experiência- Acumulação crescente de experiência como recurso de aprendizado
3. Vontade de aprender- À vontade em aprender direcionando o desenvolvimento
4. Orientação para o aprendizado-Mudança de aprendizado apenas conceitual para aprendizado prático
5. Motivação para o aprendizado- A motivação para aprender é interna
Cada uma dessas 5 premissas marcam a diferença entre pedagogia e andragogia.Por isso para o adulto, é muito importante alguns pontos em um aprendizado:
• Motivação e interesse em aprender-Saber exatamente para que ele usará os conceitos que está aprendendo
• Conhecimento do desempenho correto a ser atingido-Saber exatamente o desempenho esperado
• Avaliação do resultado ao longo do processo- Saber se ele está no caminho para atingir o desejado, o que precisa ser ajustado
• Conhecimento do progresso na aprendizagem- Saber onde ele está e o quanto ainda falta para atingir o resultado esperado
• Organização adequada do material de ensino- Saber onde localizar informações na “vida real”, quando necessário
Resumindo, Andragogia é dar referências para as pessoas e ajudá-las a conectar estas referências com o que elas têm a volta.
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11 comentários:
Olá, Mari!
Adorei o post! E realmente eu, particularmente, não acredito que só porque uma pessoa já é adulta não possa aprender as coisas! Isso é lenda! Eu posso ser jovem, mas tenho uma mente um pouco "lerda", mas um dia a gente chega lá! Acredito nisso...
bjs
Andragogia está mais para doença gastrointestinal do que para isso ai que você explanou!!!!! Creio que você está mangando de nóis!!!!! Semos inguinorantes e não precisamos ficar mais inguinotantes! Já basta o que eu não sei, ainda tenho que não aprender mais!!!
Você sabe o que é Antismo?
leia no meu blog e aprenda
muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito importante saber...
Abraços
Nossa, texto profundo!
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Maria, gostei do seu post, há algum tempo atrás ministrei aula sobre pedagogia empresarial, e foi um espanto geral falar sobre andragogia e sua importância como sucesso na carreira, mas é de grande importancia....
Margareth Martinez
Olá Maria do Carmo, muito bom o texto, porém nem todos tem essa compreensão, alias até acho que esse ensinamento seria eficaz nos berços de hoje de muitas famílias.
Porque muitos Pais estão deixando o dever de desenvolver seus filhos esperando que as escolas e o trabalho os ensine a ser pessoas do bem, o que eu acho uma grande pena. Porque eles chegam em salas de aulas sem vontade alguma do aprendizado e quando existem os treinamentos coorporativos, muitos vão forçados e cobrando um valor para estar ali. Promova treinamentos aos sabados e não procure remunera-los, você terá pouca aceitação.
Porque muitos acham que não precisam do conhecimento,é como nos cursos de graduação os alunos querem provas com consultas, porque não querem ter o trabalho de estudarem antes para poder responder as respostas da prova.
E muitos, só vão mesmo em busca do certificado, e o pior que o tempo passou e o carater do individuo já foi desenvolvido lá tras, onde Pai e Mãe deixou de fazer o seu trabalho, ou dever de casa, ou até mesmo o bom sendo em família.
Abraços.
Oliveira
Olá, gostei do post, você tem material sobre andragogia, pois estou escrevendo minha dissertação de mestrado e tenho falado disto. Meu email fer_treinamento@ig.com.br
Abc
Prof. Battestin
Gostei. Não inha examinado com essa profundidade
Recomendfo este texto para todos os treinadores - está excelente!
Achei muito interessante. Sou exemplo disso. tenho 52 anos e ainda tenho sede de conhecimento. Ainda tenho muito para aprender. Parabéns pelo artigo.
Penso que a educação de adultos e o conceito de andragogia ainda é incipiente no pais. Discuto esse tema na instituição de ensino em que atuo e criei o atendimento psicoandragógico. precisei, por força das mentalidades de coordenação alterar o nome para atendimento psicopedagógico quando queria criar o nucleo de atendimento psicoandragógico porque, segundo os coordenadores, os professores e alunos "não saberiam sequer falar esse nome". após algumas ações de conscientização sobre o tema: aprendizagem, avaliação e metodo de ensino de adultos acabei aceitando manter o titulo psicopedagógico por entender que a resistencia é cultural e exige tempo. Percebo que a reflexão acerca das exigencias metodológicas e psicoemocionais na educação de adultos levaria á quebra de paradigmas na prática do professor de educação superior, tirando-o da zona de conforto prevalente, em que, percebe o aluno como alguem destituido de saberes e práticas que levam a conhecimentos, algumas vezes, maiores que do proprio professor. Sentimentos de ameaça e resistencias impedem a mudança de relação professor-aluno. A necessidade de mudar é grande, mas, o desafio também.
Rosa Maria Corrêa da Costa
Ótimo texto... nos ajuda a compreender o processo de aprendizado.Muito importante para se pensar em treinamentos coorporativos de forma mais eficaz.
Priscilla Floriano.
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