http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

sábado, 14 de agosto de 2010

Orientação Profissional:E agora que Profissão Seguir?




A escolha de uma profissão é algo que vem angustiando milhares de jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho, a diversidade de cursos e profissões e a competitividade tem deixado os jovens e adolescentes inseguros e indecisos em relação à escolha profissional.

O processo de escolha  inicia-se na adolescência período de busca  de si  mesmo, busca de identidade, período  de crise e questionamento e muitas vezes o jovem ou adolescente não encontram apoio nem na família, nem na escola, deixando-os em conflito consigo mesmo.A orientação profissional surgiu para auxiliar esses jovens no processo de  maturação, auto-conhecimento, esclarecendo suas dúvidas e orientando-os na escolha de uma profissão.

A profissão é a parte integrante da vida das pessoas em nossa sociedade  a escolha geralmente é feita entre  16 e 18 anos, quando se termina o ensino  médio. Embora a escolha profissional seja de responsabilidade de cada um as conseqüências da decisão têm inúmeras implicações  como: fatores  sociais, a questão do status da profissão, as melhores possibilidades do mercado de trabalho, a remuneração podem ser os verdadeiros determinantes naquele momento da escolha, querer  agradar os pais na profissão esperada, e a falta de informação e esclarecimento da  família e da  escola, muitos acabam escolhendo qualquer uma profissão.

No momento de escolher uma profissão, muitos jovens levam em consideração como está o mercado de trabalho para o profissional da área, a remuneração  se há oferta de emprego ou não. A grande preocupação tem sido em razão das profissões que surgirão daqui para frente, as profissões do futuro.

Para muitas pessoas é melhor deixar a para o inatingível, o inobservável, o invisível a decisão de seu futuro, para outro deixa este escolha por conta da crença, ideologia ou filosofia, se for pela religião se entende como chamado de Deus se for pela psicanálise, se explica como determinada pelo inconsciente se for pelo marxismo, é o modo de produção e as relações econômicas, se for pela astrologia, é a configuração dos planetas no momento do nascimento e suas influencias posteriores. 





5 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá, Mari!
Realmente é complicado nessa hora pensar numa coisa tão importante que tem haver com nosso futuro! Nessa época, exemplo, eu pensava que eu ia me dar bem com a informática e sempre sonhei em fazer Ciência da Computação. Mas quando vi que não me dava bem pra fazer programação, optei por um grande amor antigo que eu tenho que são os idiomas: Tradutor e Intérprete. Não sabia da existência desse curso até então...
bjs

Jucifer disse... [Responder comentário]

olá guria
bah pior q temos q tomar a decisão tão cedo
bem eu como indecisa nata
tive muitos problemas
tinha decidido fazer quimica devorei livros e mais livros
nas portas de armario no banheiro debaixo do travesseiro tinha noções de quimica respirei quimica por 10 meses hehe
pra no fim descobrir q tinha vocação para enfermagem hehehe ou pensava ter né
tive q cuidar de meu avo em uns hospital me encantei pela profissão deixei a quimica de lado
e fui a enfermagem fui e naum fui né
primeiro semestre do cursinhuuu desisti desmaio ao ver sangue
pois bem de quimica, enfermeira me tornei uma grande aquarista kkkkkkkkkkkkk
acho q me achei hehehe
mas acho q o importante naum é so a coisa de quanto vou ganhar com minha profisão
acho q o q vale é fazer o q se gosta e o q se tem o dom :D

bjim guria

Elite Tecnologica disse... [Responder comentário]

Mais uma boa postagem desse blog de tantas outras que estão por vir.

Parabéns Mari...

Abraço Forte da nossa equipe.

Valéria Braz disse... [Responder comentário]

è uma decisão complicada mesmo, porque tem a insegurança do futuro.... mas todos nós de alguma forma em determinado momento sabemos o que queremos fazer... infelizmente nesta hora pesam tantos fatores na escolha que na maioria dos casos há desvio de rota.
Beijo no coração

Beth Muniz disse... [Responder comentário]

Oi Mari,
Mais um execelente artigo. Sim, porque não é um simples post.
Já passei por esta fase. Foi muito difícil.
E continua sendo...
O que não pode é ter pressa na decisão. Mas, se a pressa pintar, o segredo é recomeçar, outra vez...
Valeu e grande beijo.

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog