http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

SEO: Mercado Carente de Profissionais




Com a recente democratização da internet no Brasil e seu consequente aumento de usuários fez com que muitas profissões ligadas a esse meio fossem valorizadas. Ler notícias,comprar produtos, conhecer mais sobre serviços, entre outras informações, são itens pesquisados nas chamadas páginas de busca. OGoogle  é o site que domina o cenário do país neste quesito. Dados da consultoria Predicta apontam que 88,9% das buscas realizadas em junho deste ano foram feitas por meio dessa ferramenta.


Neste contexto, surge o SEO, ou Search Engine Optimization. Em terras brasileiras, mais conhecido como otimização de sites, essa manobra faz com que páginas sejam melhor ranqueadas nos resultados das buscas. Os SEOs – como são conhecidos os profissionais atuantes na área - aumentam a relevância dos sites, alterando a estrutura da página, o que garante um trânsito maior de visitantes e melhor posição no que é oferecido na página para quem está navegando. Esse segmento vê um mercado cheio de oportunidades e carente de qualificação.
Na prática, os SEOs atuam com programação e gerenciamento do projeto (site) como um todo. Muitas empresas conseguem distinguir essas duas atividades diferentes, que contempla o dia a dia destes profissionais: conhecer bastante de PHP, DOT.net, HTML e todas as linguagens de programação para poder aplicar no site a efetivação de melhora nos sistemas de busca, e, paralelamente, saber gerenciar, que é entender o conceito de posicionamento e revisar conteúdos (texto). ”O profissional de SEO deve estar envolvido em diversos segmentos, desde o design, redação e usabilidade, até a mensuração do ranqueamento nas ferramentas de busca”, explica 
Domicio Neto, especialista na área. De acordo com ele, o principal foco do profissional de SEO é a conversão e deve existir sempre o foco em alguma meta ou resultado que mensure a eficácia para o cliente (anunciante).

Para quem se interessa pelo assunto, recomenda-se estudar bastante na própria internet. O que mais existe na rede é informação de todos os tipos. Basta pesquisar pelo tema para ter um primeiro contato com técnicas de SEO. “O mais importante é absorver todos os conhecimentos e colocar na prática. Monte um site ou um blog e faça testes em cima dele. Comece a aplicar o conteúdo absorvido nessas plataformas e acompanhe os resultados de buscas. Participar de fóruns na internet e eventos presenciais com foco em otimização também é importante”, indica
Bernhard Schultze, diretor da SEO Marketing, empresa que oferece o serviço.


É muito discutido se o SEO é uma “ciência” exata, e os especialistas e atuantes no ramo afirmam que não. “Tudo é trabalhado com a criatividade, por meio de ideias, e vamos testando ações e espalhando conhecimento. Muitos resultados podem dar certo para o meu negócio, mas para outro profissional, não”, aponta Domicio. Ele alerta que como a maioria das ações é feita por meio de testes e repetições, tem muita gente que fala bobagens na rede. “Deve-se tomar cuidado para não se deixar levar por informações falsas ou dicas de pessoas competentes que tiveram êxito em um caso específico, pois isso não quer dizer que para quem está absorvendo o conteúdo funcionará também”.

Atualmente, a escassez de SEOs e a demanda crescente na área, seguida da importância dada a este profissional, tem estimulado muitos jovens a seguir a nova carreira. Enquanto as pessoas estiverem usando sites de busca como Google para encontrar produtos e serviços, o SEOs serão cada vez mais valorizados. As empresas têm que estar onde os clientes estão, e até surgir uma outra maneira dos usuários procurarem informações na rede, esse atividade terá seu valor. “O mercado de SEO no Brasil é totalmente aberto, com muitos websites disponíveis e necessitando de otimização. Porém, existem pouquíssimas empresas especializadas no ramo”, aponta Domicio. Ele afirma que há um grande espaço para exploração nesse segmento e é um setor em grande ascensão.

Fonte:Jornal Carreira & Sucesso - 402ª Edição
http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=11922

4 comentários:

Ripardo disse... [Responder comentário]

Confesso que sou leigo no assunto

LISON COSTA disse... [Responder comentário]

Saudações!
Amiga MARIA:
Com sinceridade, a sua matéria foi a primeira que li, cuja abordagem e conteúdo é totalmente imparcial, repleto de variáveis brilhantes, todos muito bem explanados pelo mestre, Domicio Neto.
Parabenizo-a por nos presentear mais post de qualidade e conteúdo!
Parabéns pela excelente matéria!
Abraços,
LISON.

Alex Lima disse... [Responder comentário]

Tenho visto muita gente dizendo ser profissional SEO , e fazendo besteira, banalizando a profissão

Thiago Blauth Ferreira disse... [Responder comentário]

Realmente é um grande mercado. Eu sou profissional de SEO além de cerca de um ano ter ampliado meu conhecimento em social media e posso garantir que o mercado é bem maior do que muitos especialistas supunham. Vejo ainda mais um agravante para isso, as empresas estão pedindo nível superior para SEO, sinceramente elas estão atrasadas por que o profissional de SEO pode ter qualquer qualificação anterior, técnico, aprendizagem industrial, o que realmente importa é a habilidade com números e grande criatividade além se possível um know how na área! Lembro-me que quando comecei a me especializar em SEO não tinha nem acabado o ensino médio, e que não existia nenhuma universidade com alguma faculdade de marketing digital ou que fosse pra esse lado, recentemente a UNISINOS criou um curso de Comunicação Digital que eu pretendo concorrer somente daqui a uns dois anos. SEO é pratica e eu como profissional posso garantir que o que conta é resultados, na web muita teoria tende a tornar inúmeras ações engessadas e social media esta ai pra provar isso.


Luz na mente e Paz no coração.

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Google+ Badge

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

Adicione seu Email

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog