http://br.jooble.org/

Siga-me no Twitter

Me leve com você!

Visitantes

Download

Postagens populares

Venha para Facho

PageRank

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO.

SOS NATUREZA

SOS NATUREZA

Seguidores DIHITT

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga, Blogueira, adepta da meditação e alimentação saudavel. Experiência em empresas da área de mineração, bancacaria, varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.

"Pessoas bem sucedidas"

Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa.

Blogger Themes

Pesquisar neste Blog

Pages

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como não perder tempo com as redes sociais




Há alguns anos, quando falávamos sobre redes sociais - ou mais especificamente o Orkut (que era a rede predominante na época) - a maioria das pessoas achava uma perda de tempo, que eram desnecessárias, coisa de adolescente ou apenas para diversão. Em pouco tempo, essa percepção foi totalmente alterada.

Podemos comparar a entrada das redes sociais com a entrada do celular na vida das pessoas. No começo, muita gente jurava que nunca precisaria de um celular e que era o “fim dos tempos” ter que andar com o telefone no bolso. Hoje em dia, a grande maioria dos brasileiros não consegue mais viver sem o seu aparelho.

As redes sociais entraram para ficar na vida das pessoas e das empresas e isso obviamente afetou o nosso tempo de alguma forma. Se usar bem essas ferramentas, você pode aproveitar os benefícios. Agora, se usar mal, vai conseguir mais um “ladrão de tempo” para se perder na sua rotina.

Muitas empresas me questionam se devem ou não liberar o acesso às redes sociais na empresa, e digo que deve ser proibido apenas se sua empresa revista os funcionários e proíbe a entrada de celular. Caso contrário, tem de estar liberado! Rede social é parte da vida e do tempo de todo mundo, ajuda a impulsionar muitos negócios, gera networking, contrata pessoas, busca informações, ajuda a pessoa a relaxar, a se comunicar, etc.

Na minha visão, as empresas e você precisam se preocupar como o uso consciente da ferramenta ou, do contrário, a má utilização pode matar sua produtividade por completo. Se mesmo assim achar que deve bloquear, então use um meio termo: libere nos horários pré e pós-expediente.

Veja algumas dicas sobre como não perder tempo com as redes sociais:

• Participe de redes sociais relevantes – Você não precisa estar em dez redes sociais, selecione as mais relevantes e que tenha o maior número de pessoas conectadas a seus objetivos. Eu participo apenas de quatro redes (atualizo pessoalmente): Twitter, Facebook, LinkedIn e Orkut. O resto não me agrega.

• Desabilite os avisos de recados e mensagens – Configure suas redes para não ficar te avisando, apitando ou enviando e-mails a cada nova mensagem ou scrap que você receber. Se você visualizar todos os avisos, vai perder um tempo que você nem imagina e o que os olhos vêem, a curiosidade não consegue controlar, não é?

• Tenha horários – Assim como no e-mail, nada de ficar com a rede aberta toda hora. Defina horário ou dias para atualizar e olhar suas redes. Costumo olhar minhas redes sempre de noite ou aos domingos. O twitter, quando estou na empresa, vejo três vezes por dia e olhe lá.

• Utilize Softwares – Existem milhares de programas que ajudam você a atualizar suas redes sociais de forma simples e integrada. Recomendo o Tweetdeck, ele integra todas as minhas redes, ou seja, basta escrever uma vez para todas as redes serem atualizadas. O Echofon para Firefox também é excelente. Para celulares, existem diversos, basta dar uma pesquisada para encontrar algum com a sua cara.

• Dica para o twitter – Como o twitter está na moda, a minha dica é: siga poucas pessoas, mas com conteúdo relevante. Se você seguir muita gente não deve estar usando o twitter como fonte de conhecimento e provavelmente ele não deve estar agregando muito valor ao seu dia-a-dia, pois acaba tendo tantas mensagens que dificilmente você vai ver.

Redes Sociais é a invenção mais nerd que deu mais certo no mundo dos “pops”! Impossível viver sem, mas não se perca por causa dela, saiba usá-la com sabedoria e não jogue seu tempo no lixo!

*Christian Barbosa é cientista de computação e o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade. Abriu sua primeira empresa aos 15 anos e foi um dos profissionais mais jovens do mundo a receber o certificado da Microsoft. Fundador da Triad Consulting, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo, Christian dá treinamento e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100, e é autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em reunião e Mais tempo mais dinheiro.

Fonte:Jornal Carreira & Sucesso - 407ª Edição

13 comentários:

SeuLuiz disse... [Responder comentário]

Muito boas suas dicas. É muito fácil o tempo voar se não tivermos cuidados.

Abraços!

Valéria Mello disse... [Responder comentário]

Eu vou apostar no que vc falou. Achei sensato e com boas referencias.

Aline disse... [Responder comentário]

Adorei,Mary!!!idéia mto bem esplanada.....vc como sempre arrasa!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Ola Mary... puxa confesso que faz tempo que não venho aqui, andei um tanto afastado mas, procurando melhorar meu blog, o seu esta a cada dia melhor parabéns! Quanto ao post, realmente muito interessante, sigo algumas coisas sim, estou cadastrado em varias redes sociais, muitas delas pouco visito... na verdade trabalho com agregadores que enviam minha publicações... bjooo

J.R. Fernandez disse... [Responder comentário]

Olá minha amiga!
Com ceteza é importante que as pessoas aprendam a administrar bem o seu tempo e aprender a utilizar os recursos disponíveis para otimizar seis esforços. :-)
Gostei do post.
Abraços, Fernandez.

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Oi minha linda miga!!!
Ah...eu sempre parto da opinião que qualquer tipo de dependência não é saudável!
As pessoas são muito extremistas... é como comer doce e lambuzar-se, né? Equilíbrio e, acima de tudo, lembrar que existe vida real para ser cuidada.
Grande beijo,
Jackie

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi, Mari! Tudo bem?
Adorei as dicas. Eu sou um pouco desorganizada com o tempo que utilizo em cada rede e, com internet no celular, a coisa é ainda pior, porque os alarmes aumentam, sniff!
Vou tentar organizar as tarefaas um pouco mais. Valeu!
Beijos,
Erica

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@SeuLuiz
Oii Luiz

Ah com certeza, tem que nos policiar e saber controlar nosso tempo, porque se não passamos 24horas nas redes sociais, principalmente no dihitt que é viciante.
Bjs e obrigada pelo comentário

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Aline
Oii Aline

Pois é essas idéias são bem úteis, principalmente para a gente que temos blogs e necessitamos das redes sociais para divulgação.
Você como sempre muito gentil comigo.
Bjss

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Fabio Lucio
Oii Fábio

Vi seu comentário e obrigada pelas palavras. Também confesso que estou pouco ausente, mas estou tentando administrar meu tempo, me formo esse anos e está uma loucura, no trabalho e na faculdade.
Fico feliz pelo seu blog, e as vezes precisamos mesmo nos afastar para melhorar e aperfeiçoar nosso blog, você foi bem sensato.

Bjs no coração

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Fernandez
OII Gauchito Fê

Você como ninguem sabe como administrar seu tempo ne, quando precisou se afastar um pouco, você teve discernimento e soube seu limite. E agora voltou para nos divertir com seus posts bem criativos.
Bjs e obrigada sempre pela visita

Mari Costa disse... [Responder comentário]

@Jackie Freitas
Oii miga Jackie

Ahhhhhhh você como sempre com palavras muito bem sensatas e bem equilibrada, pois você se vira nos trintas além de uma excelente mãe de 4 lindos filhos e esposa , ainda consegue manter seu blog maravilhosamente, ter uma ótimo relacionamento nas redes sociais e ainda aproveitar sua vida real que é bem mais importante. Por isso que sou sua fã.

Bjsssssssssss

BiscuitVeraMiniaturas disse... [Responder comentário]

Oi Mari!
Adoro estar na rede e meus blogs são muito importantes para mim. Só que este ano resolvi organizar mais a minha vida e meu tempo, colocando neles novas atividades que esperei alguns anos para poder realizar. Voltei a estudar (não psicologia rs...,mas Letras!), pretendo voltar a publicar meus livros infantis, continuar a escrever e publicar pequenos contos e crônicas.Além disso, já trabalho meio período no computador e enfim,com meus 60 anos sei que tenho de respeitar meu ritmo que é calmo, fazer meu relaxamento e tirar minhas fotos.
Não é pouco amiga,pois ainda quero tempo para amar e ser amada. Peço a Deus que me dê saúde para viver por mais um tempo, minha paixão pela vida. Portanto,acho seu post pertinente e vou seguir suas dicas. Se a gente não cuidar, a vida passará inteiramente diante de nós, na telinha do computador. Há dias, que meu corpo dói, de tanto ficar sentada. Precisamos criar estratégias para priorizar o que é importante e cuidar da saúde também.
Beijos,Vera.

Postar um comentário

Agenda do Recife

REVISTA VOCÊ RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Consultoria de RH

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Me leve com você!

E-book

E-book

COMPRAR E-BOOK

Tradutor

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

Arquivo do blog